Concílio da Igreja



ID: 2273

XXVIII Concílio da IECLB - 2º dia

Relatório do Conselho da Igreja

18/10/2012

XXVIII Concílio da IECLB . 17-21.10.2012 . Chapecó/SC
XXVIII Concílio da IECLB . 17-21.10.2012 . Chapecó/SC
XXVIII Concílio da IECLB . 17-21.10.2012 . Chapecó/SC
XXVIII Concílio da IECLB . 17-21.10.2012 . Chapecó/SC
XXVIII Concílio da IECLB . 17-21.10.2012 . Chapecó/SC
XXVIII Concílio da IECLB . 17-21.10.2012 . Chapecó/SC
1 | 1
Ampliar

A Paróquia de Chapecó e o Sínodo Uruguai sediam o XXVIII Concílio da IECLB, que acontece nos dias 17 a 21 de outubro, na cidade de Chapecó/SC, sob o tema “Conectad@s com Deus - protagonistas no mundo”, lançado pelo Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje) de 2012, em sintonia com o Tema do Ano da IECLB para 2012, “Comunidade jovem - Igreja viva”.

Entre outras atividades, estava prevista para quinta-feira, 18 de outubro, a apresentação do Relatório do Presidente do Conselho da Igreja, Almiro Wilbert.

O Conselho da Igreja (CI), conforme expresso na Constituição e no Regimento Interno da IECLB, é um órgão deliberativo e de fiscalização, que atua em caráter supletivo ao Concílio, expede normas regulamentares às disposições da Constituição e das suas normas complementares, exerce o controle das atividades administrativas da IECLB e, nos termos da Constituição, decide sobre os conflitos de caráter normativo, mediante consulta ou recurso por parte das instâncias inferiores da Igreja, estabelece o Relatório.

“No desempenho das suas atribuições, o Conselho da Igreja, com a capacidade, dedicação, vontade de crescimento e esperança dos seus membros, representantes dos 18 Sínodos, tem o compromisso estratégico de facilitar e garantir a sintonia de tratamentos e procedimentos administrativos que ajudem a promover o mandato missionário da nossa IECLB, de divulgar, testemunhar e celebrar o Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme a nossa confessionalidade luterana e dentro da opção administrativa e eclesiástica do “ser Igreja do cuidado”, frisou o Presidente do Conselho da Igreja.

A par de todas as demandas de rotina que ocuparam a Diretoria do Conselho da Igreja, Almiro destacou os seguintes grupos de ações: 1) Regulação dos aspectos de Seguridade e Reserva Ministerial, autorizados pelo XXVII Concílio e ad referendum do próximo, e aderente à dimensão do cuidado assumido pela nossa Igreja (Plano de Seguridade Ministerial para Ministros e Ministras da IECLB, Reserva Ministerial e Fundo de Reserva para Emergências), 2) Constituição e/ou Nomeações para Comissões, Grupos-Tarefa e Grupos de Trabalho (Comissão de Designação e Envio, Grupo-tarefa para o tema Acompanhamento a Ministros e Ministras, Comissão do Hinário (Projeto Novo HPD), Grupo de Trabalho para Redefinição de uma Política de Formação Teológica para a IECLB, Conselho do Direito à Terra, Comissão de Diálogo com os Centros de Formação Conveniados com a IECLB, Grupo de Estudo da Subsistência Ministerial, Grupo de Trabalho da Sustentabilidade na IECLB), 3) Reativação da Secretaria de Missão.

“Em nome de todos os integrantes do Conselho da Igreja, que, como fiéis ao Evangelho da Graça, expresso na nossa confessionalidade luterana e membros da IECLB em um país continente, com diversidades culturais, contrastes sociais e econômicos e desmandos de poderes constituídos, que potencializam violências que agridem e degradam a todos, queremos viver o sacerdócio de todos os cristãos na integralidade dos nossos atos e para isto pedimos e confiamos no auxílio de Deus, com a certeza de que, pelo Batismo, recebemos, diretamente de Cristo, a chancela deste sacerdócio: “Somos sacerdotes como ele (o Cristo) é Sacerdote, filhos como ele é Filho, reis como ele é Rei”. Isto lemos em 1Pe 2.9 (“Vós [...] sois [...] sacerdócio real”) e em Ap 1.6 (“nos constituiu reino, sacerdotes”)”, pontuou o Presidente do Conselho da Igreja.

******************

Na quinta-feira, além da apresentação do Presidente do Conselho da Igreja, Almiro Wilbert, a Agenda do Concílio prevê as apresentações dos Relatórios da Secretária Geral, Diácona Ingrit Vogt, e do Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich. Na parte da tarde, haverá uma palestra sobre o tema do Concílio “Conectad@s com Deus - protagonistas no mundo“.

Na sexta, ocorrerão as Câmaras “Cuidado Ministerial”, “Cuidado com as Finanças” e “Cuidado com a Missão”, cujos relatórios serão apresentados no sábado, na Plenária, para votação. Também será nesse dia que as moções vão ser analisadas pelos Conciliares.

No domingo, será lida aprovada a Mensagem Final do XXVIII Concílio, que terá o seu culto de encerramento ministrado pelo Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB, o Pastor Sinodal do Sinodo Brasil Central, P. Carlos Möller.
 

Veja mais Notícias sobre Concílio da IECLB
 


Autor(a): Letícia Montanet - Jornalista
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Concílio
ID: 17200

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br