Concílio da Igreja



ID: 2273

XXVIII Concílio da IECLB - Culto Matinal - 18-10-2012 - Prédica Pastora Silvia Genz

Concílio 2012 - Chapecó - SC

18/10/2012

Textos: Joel 2.28-29 e João 14.16 e 17 e 25 -26

Que a graça e a paz do Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a Comunhão do Espírito Santo seja com todos vocês irmãos e irmãs. Amém!

Bom momento de nos colocarmos em disposição da vida e recepção do Espírito Santo e sermos Igreja viva! Viva que se fundamenta no Cristo vivo! Promessa de Deus. Ação de Deus.

Lemos no profeta Joel a palavra de Deus que diz: “depois disso derramarei o Espírito Santo sobre todas as pessoas”. Os filhos e as filhas profetizarão, velhos irão sonhar, jovens terão visões. Pessoas serão envolvidas com os propósitos divinos. Pessoas chamadas, tocadas para proclamar e viver a vontade de Deus no mundo. Os projetos de Deus serão comunicados e a gente poderá sonhar com eles.

Os jovens e as jovens, com sua alegria e agilidade, atuarão no projeto de Deus.

Todos os filhos e todas as filhas. Ninguém ficará órfão. A participação de cada um e cada uma com os seus dons. As pessoas idosas sonharão com a sua sabedoria, com experiência para percebê-los e vivê-los. Eles se realizarão, no seu tempo. Será?

A ação do Espirito Santo rompe obstáculos, muros e barreiras que homens e mulheres construíram, os quais escravizam, excluem.

Ah! Hoje poderíamos falar sobre tantas situações concretas de dores e sofrimentos que gente sente. Sobre estes, Deus derramará o Espirito Santo. Estes que o mundo não pode ver, que o mundo não quer ver.

Onde estamos nós, homens, mulheres, jovens, crianças, idosos, lideranças, irmãos, irmãs da ecumene, da IECLB? O que fazer?

Jesus diz: o Auxiliador, o Espirito Santo, que o pai vai nos enviar ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.

Bom tempo para aprender, para lembrar do que Jesus disse. Uma palavra de Jesus que me acompanha diz assim: “estarei com vocês até o fim”.

Bem, Igreja viva formada de gente, a IECLB. Qual é a nossa tarefa? Qual é a nossa postura?

Será que, como Igreja, e na igreja, alguns têm a verdade ou todos e todas estamos aguardando aprendendo e ensinando?

Vamos ficar em postura de aprendizagem. Será que, na IECLB, temos que saber tudo? Será que ainda tem ainda algo o que profetizar? Sonhar? Temos ainda visões ou só temos conclusões e busca de culpas e acertos?

O Espírito Santo, o maior bem, nos tira da nossa autoridade individual, tira o poder do eu sei/eu posso e nos congrega a vivência comunitária como corpo.

Quando me disponho a receber/me desnudo do Eu poderoso e estou disposto a entregar o meu corpo, a minha vida para ser dirigida pelo Espirito Santo, por Deus. Para realizar tarefas “com” e “na” ação de Deus. Bom tempo para avaliação e decisões.

Usa-nos, ó Deus, neste tempo de Concílio para avaliarmos o que planejarmos e a colocarmos as mãos no trabalho.

Filhos e filhas de Deus, irmãos e irmãs em Cristo, Comunidades, Paróquias e Sínodos da IECLB. Cada um e cada uma, todos nós somos protagonistas na missão de Deus.

A Comunidade local, pessoas queridas, conhecidas, batalhadoras, vocês têm a oportunidade de ter a presença de lideranças de toda a IECLB. O corpo unido pelo Espírito Santo em busca, em aprendizado e disposto para ação na missão de Deus nossa paixão.


Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Instância Nacional: Concílio
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 17207

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Dêem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.
Salmo 118.1
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br