Bíblia



ID: 2769

Precisamos aprender urgentemente a escutar! Você faria um curso de 'escutatória'? (Tiago 1.19)

Estudo Bíblico

01/07/2019

Precisamos aprender urgentemente a escutar!
Você faria um curso de ‘escutatória’?

Quando lemos esta Palavra Bíblica, podemos nos perguntar se Tiago sabia bem o que estava falando! Sim, pois seria muito mais fácil dizer ‘esteja pronto para falar e demore para ouvir’. Afinal, estamos sempre prontos e prontas para falar. Desde criança, somos motivados e desafiados para a ‘arte do bem falar’. Poucas vezes (ou quase nunca), somos desafiados para a ‘arte do bem ouvir/escutar’. Assim, a advertência de Tiago é muito desafiadora! É difícil escutar, é difícil refletir e é difícil não ficar com raiva de alguém que nos provocou.

Vamos refletir em partes... Tiago diz:

Esteja pronto para ouvir: esta ação requer ouvidos atentos e totalmente dispostos para a outra pessoa. Quantas vezes estamos ouvindo alguém e já lembramos de uma história que nós vivemos? Interrompemos a pessoa que fala com a nossa história e ela nem finaliza aquilo que começou. Já contamos como a nossa situação foi bem pior, como resolvemos, que isso já vai passar, não é nada... Não damos a devida importância para a angústia, o momento que a outra pessoa está vivendo.

Ouvir com atenção é exercitar empatia. É se colocar no lugar da outra pessoa, sem ficar fazendo comparações, julgamentos. Estar pronto para ouvir é exercício cristão. Um jogador precisa treinar o seu corpo diariamente para realizar uma boa atuação no seu esporte. A pessoa cristã precisa treinar o seu ouvido diariamente para exercer aquilo que diz crer.

O renomado Escritor mineiro Rubem Alves (1933-2014) fez um texto excelente e provocativo, intitulado A escutarória, em que ele diz: ‘Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil…’.

Precisamos urgentemente aprender a escutar. Não só com os ouvidos, mas com o coração e com o corpo – exato, com o corpo, pois, muitas vezes, escutamos com os ouvidos, mas o corpo mostra claramente que não estamos dando a devida importância para a pessoa que fala. Precisamos treinar os nossos ouvidos, o nosso corpo e o nosso coração para ouvir a outra pessoa, sem preconceito ou julgamento.

Demorar para falar: demorar para falar significa dedicar tempo para refletir. Hoje, tudo é instantâneo. Se enviarmos uma mensagem para alguém via aplicativo, saberemos se esta pessoa visualizou ou não. Se ela ‘demorar’ um minuto para responder, já entraremos ‘em cólicas’!

Dia desses, escutei em uma rádio que precisamos passar por três etapas importantes na comunicação: receber uma mensagem/notícia, refletir sobre essa mensagem/notícia e, só depois disso, responder. O problema é que anulamos a segunda etapa – refletir. Recebemos a notícia e já respondemos / julgamos / condenamos. Não dedicamos tempo para a reflexão. Tiago alertou muito sabiamente: demore para falar, reflita antes de responder, avalie, analise. Demore para falar e, quando o fizer, que seja com amor, sabedoria, compreensão.

Demore para ficar com raiva: Tiago alerta para o cuidado com as emoções. É importante saber identificar qual emoção estou vivendo e como lido com ela. Nas ultimas eleições no nosso país, vimos muitas famílias e até mesmo Comunidades se dividindo por causa de determinados posicionamentos ‘raivosos’, demonstrados em palavras duras e nada cristãs. Atitudes assim só causam divisão. Política é assunto sério, que deve ser dialogado olho no olho e não nas Redes Sociais, pois lá existe divisão, desamor... falta o ‘humano’. A raiva não é um bom sentimento para nos acompanhar na hora de falar, escrever. A raiva precisa ser acalmada!

Eu gostaria de participar de um curso de ‘escutatória’, para aprender a ouvir a outra pessoa, a mim mesma, para aprender a ouvir a voz de Deus. No texto de Rubem Alves, ele também disse: ‘Para mim, Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio’.

Então, depois dessa reflexão, você faria um ‘Curso de Escutatória’?

Pa. Bianca Daiane Ücker Weber
Pastoral Escolar na Escola Sinodal de Curitiba/PR


Dinâmica

Para esse momento, sugiro o preparo de três estações: 1. Silêncio com a Palavra, 2. Oração do Coração e 3. Mudança de Atitude.
Monte cada uma delas com uma vela, uma cruz e uma planta. Além disso, na primeira estação, acrescente uma Bíblia. Na segunda, pedras e flores. Na terceira, pequenos pedaços de papel e caneta.

Durante o tempo em que as pessoas estiverem percorrendo as estações, deixar tocar músicas instrumentais ou de Taizé (Youtube).

Saudação

Que a graça e a paz do nosso Deus estejam com cada um e cada uma de nós!

Canto

Ouve nossa oração e atende a nossa súplica (2x).

Reflexão

Abordar o texto escrito.

Vivência

Neste momento, queremos refletir individualmente sobre como esta palavra nos impacta, em silêncio e sem pressa.

1. Silêncio com a Palavra

Nesta estação, deixe visível o versículo de Tiago 1.19 (Cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva). O que esta Palavra diz para a sua vida? Reflita sobre ela. Silencie diante de Deus.

2. Oração do Coração

Nesta estação, faça a sua oração. Entregue para Deus as suas preocupações, aflições. Pegue uma pedra para representar o seu ‘peso’. Ore e, em seguida, deposite a pedra diante da cruz, entregando a Deus todas as suas aflições. A vida também é feita de alegria! Pense nas coisas que enchem o teu coração de paz e alegria!

Pegue uma flor e pense nas coisas que têm florescido na sua vida! Ore e agradeça a Deus, depositando esta flor diante da cruz, em gratidão.

3. Mudança de atitude

Nesta estação, reflita sobre a sua forma de ouvir as pessoas. Você escuta mesmo, com o coração? É preciso treinar o ouvido? Como isto é possível? Escreva o que você precisa mudar. Como fará esta mudança?

Oração final

Faça um circulo, reúna os motivos de oração e finalize com o Pai Nosso.

Benção

Vão na paz de Deus e sirvam a Ele com os ouvidos bem atentos. Amém.


Fonte: Jorev Julho 2019
 


Autor(a): Bianca Daiane Ücker Weber
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Bíblia
Área: Missão / Nível: Missão - Formação / Subnível: Missão - Formação - Educação Cristã
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 53183

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
Salmo 24.1
REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br