Luteranos em Contexto



ID: 2650

Meditação: Ser Luterano é “fazer” Teologia!

Quando as pessoas honestas chamam o SENHOR, ele as ouve e as livra de todas as suas aflições. Salmo 34.17

03/09/2015

Os pastores e as pastoras luteranas normalmente vestem no culto uma roupa preta que se chama “Talar”. Você conhece o significado desta roupa?

Ela tem sua origem no tempo da Reforma protestante no século 16, e tem a ver com um conceito básico da nossa tradição: “O Sacerdócio Geral de todos os crentes”.

Significa que a função do pastorado luterano não é ser um intermediário entre as pessoas e Deus. Pastor é gente igual a todo mundo.

O principal desafio da fé é igual para todas as pessoas, incluindo para quem foi ordenado pastor ou pastora.

Este desafio podemos chamar de “fazer teologia”. Significa confiar no Deus amoroso que está plenamente a nosso favor. Significa deixar para trás rancor, amargura, e viver a partir de uma postura de gratidão.

Significa ter fé como a pessoa que compôs o Salmo 34 citado acima, mesmo que a primeira vista as coisas parecem ser bem diferentes.

Ele tem uma convicção profunda que Deus ao final ficará com a razão, e que ele jamais abandona os seus. Você tem fé igual a este salmista?

Ter esta fé, lutar para aprofundá-la cada vez mais, compartilhá-la na comunidade, isto é fazer teologia, é exercer o “O Sacerdócio Geral de todos os crentes”.

É a essência de ser cristão e de viver igreja. Ninguém precisa de roupa especial para isto.

O talar tem uma origem diferente: Ele era a roupa comum dos professores universitários do tempo de Lutero. Era a roupa de quem “estudou teologia.”

Lutero ia trabalhar de talar como professor na universidade, e quando ia na igreja pregar ficava com esta mesma roupa, porque era o estudo que o distinguia dos demais na comunidade.

Quem usa o talar no culto compromete-se de anunciar o evangelho para todas as pessoas a luz do seu estudo, na presença do Espírito Santo.

Isto para que todos possam avançar no seu “fazer teologia”, isto é, confiar cada vez mais no Deus amigo, próximo, que quer e faz tudo de bom para nós.

E de viver cada vez mais conforme esta fé.

Guilherme Nordmann
 


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santos (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Luteranos em Contexto
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 34 / Versículo Inicial: 17 / Versículo Final: 17
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 34751

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
REDE DE RECURSOS
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br