Luteranos em Contexto



ID: 2650

Mulheres da Reforma - Lançamento dos Cartões

29/07/2015


Preparando o ambiente...

Recomenda-se que os cartões postais não sejam simplesmente entregues durante o culto ou outra atividade na comunidade. Organize uma ação em uma data (em outubro, no mês da Reforma, seria uma boa oportunidade) e um local especiais (no salão comunitário, na escola, etc) para fazer o lançamento.

A ideia é recuperar espaços, normalmente considerados “lugares de mulheres”, como espaços de “fazer teologia”. Lembre-se de que Catarina e Lutero conversavam e ensinavam na sala de jantar da sua casa. Por isso, organize o ambiente de forma que se sinta no ar o cheiro de pão ou bolo saindo do forno, ou de doce sendo preparado na cozinha...

Prepare, juntamente com o grupo de mulheres (OASE ou FRML) um delicioso café para ser oferecido. Decida o cardápio com as mulheres ou o Presbitério o que será oferecido.
Decida se vai entregar a cada pessoa um cartão ou o conjunto com os seis deles (a sugestão é que seja entregue o conjunto).

Prepare a quantidade de conjuntos segundo as pessoas que participarão. Recomenda-se ter uma quantidade de conjuntos adicionais (melhor é que sobre do que falte).

Se possível, faça um cartão de convite para enviar. O convite pode ser estendido além das Comunidades Luteranas, a Reforma é cidadã do mundo, aproveite!

Certifique-se de que você dispõe de todos os utencílios de cozinha necessários (toalhas de mesa, potes, pratos, colheres, xícaras, etc.).

Solicite a seis mulheres para que asumam a apresentação de cada uma das mulheres que estão nos cartões. Peça para que a apresentação seja feita com propiedade, com segurança, de preferencia, que o texto, a curta biografia, seja decorado. Uma sugestão é que as mulheres assumam as identidades das mulheres da Reforma. Falem como se fossem essas mulheres. Sejam criativas!!!!

O dia do evento

Garanta que a sua equipe de logistica esteja no local com antecipação. Tudo deve estar perfeitamente preparado. Mesas, decoração e tudo necessario.

Receba as pessoas como se as recebesse em sua casa.

Faça uma breve meditação.
Um dos objetivos é dar visibilidade às mulheres. De forma breve, relate como as mulheres sempre estiveram presentes na história. Mencione algumas mulheres da Bíblia; a primeira aviadora, a primeira médica, a primeira mulher no Ministério com Ordenação. Aquilo que você considera relevante para o grupopúblico com o qual está trabalhando.

Apresente três das seis mulheres da Reforma.

Intercale a apresentação com um canto

Apresente as outras três mulheres da Reforma.

Sirva o café.

Entregue os cartões

Agradeça a presença de cada uma das pessoas

Encerre com uma oração final.

Mais informação e material sobre a participação de mulheres na Reforma você encontra em:
- http://luteranos.com.br/conteudo_organizacao/confessionalidade-luteranos-em-contexto/estacao-presenca-das-mulheres
- http://redemulheresluteranas.blogspot.com.br/

Proposta elaborada por Elizabeth Arciniegas de Lara – Colômbia
Rede de Mulheres e Justiça de Gênero das Igrejas Luteranas da América Latina e Caribe membro da FLM.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br