Prédicas e Meditações



ID: 2931

Bendito aquele que vem! - Lucas 13.35 - Missionário Felipe Milani - 08 de dezembro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

08/12/2021

E eu afirmo a vocês que não me verão mais, até que venham a dizer: “Bendito o que vem em nome do Senhor!” (Jesus de Nazaré - Lucas 13.35)

Olá,
Aproveitando este tempo de celebrações a partir do calendário cristão – Advento e Natal, queria dizer que Se há uma coisa de fato escandalosa e contraditória para nós viventes deste mundo, é esta história de um Ser Superior, Todo Poderoso, a qual chamamos de Deus, se fazer humano. E mais, se fazer humano na fragilidade, na vulnerabilidade, na pobreza.

Por assim Deus se mostrar na história das gentes, O Advento, o Natal são tidos como eventos revolucionários, que apontam para a transformação da realidade, da recuperação de algo que uma vez se esvaneceu: a simplicidade, a inocência, o amor incondicional, o companheirismo, a partilha, a comunhão que não vê cara, nem religião, mas coração. Recupera a dignidade de imagem e semelhança do Deus da justiça, da graça, da vida.

Apesar de vermos por aí grandes forças antagônicas contra essa Utopia, o bendito que vem, jamais será domesticado. Jamais será domesticado pelo capital, pelo glamour, pela moda, por ideologias, por fundamentalismos.

Deixo, por fim, alguns fragmentos do poema intitulado Bendito, de Roberto Zwetsch, que além de poeta e professor de teologia, é pastor da nossa Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Ele escreve o seguinte:

Bendito aquele que vem.
Bendito aquele que vem
e traz consigo esperança.
Bendito aquele que vem
e faz-nos crianças de novo.
(...)
Bendito aquele que vem
anunciando utopias
que sempre escandalizam
os doutos e os fariseus.
Louvado seja o escândalo
do presépio de Belém.
Sinal pobre e vulnerável
e, no entanto, crucialmente
revolucionário.
Deus feito ser humano
Deus – ser humano – criança
envolto em trapos.
(...)
Ah, tu, menino bendito,
ajuda-nos a não domesticar
este santo escândalo.
Ajuda-nos ainda mais
a estender-te as mãos
nas ruas e esquinas da cidade
onde sobrevives dos restos
de uma mesa reservada para poucos.

Bendito aquele que vem.
Para sempre seja bendito
Escândalo e vida nossa!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
1João 3.20
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br