Prédicas e Meditações



ID: 2931

Deus dá o alimento?

Senhas diárias

06/05/2021

SENHAS DIÁRIAS - 06.05.2021
Salmo 145.15-16 – Todos os seres vivos olham para ele com esperança, e ele dá alimento a todos no tempo certo. Quando os alimenta, o Senhor Deus é generoso; ele satisfaz a todos os seres vivos.
Lucas 12.22-24 – Não se preocupem com a comida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Pois a vida é mais importante do que a comida, e o corpo é mais importante do que as roupas. Vejam os corvos: não semeiam, não colhem, não têm despensas nem depósitos, mas Deus dá de comer a eles.
Será que vocês não valem muito mais do que os pássaros?
Deus dá de comer para todas e todos! Será? Mas e tanta gente que passa fome e até morre de fome no mundo? Será que Deus dá de comer a todas e todos mesmo? Já ouvi estas e outras indagações e até afirmações de que a Bíblia não está correta ao afirmar que todos recebem o alimento de cada dia. São questionamentos que estão na cabeça de tanta gente. Até na nossa, muitas vezes. Olhamos para a pobreza que há no mundo, especialmente no continente africano e asiático, mas também nas Américas e nos vem à mente algumas perguntas. Dependendo do jeito como respondemos, somos obrigados a concordar com os questionamentos com respeito à ação de Deus para dar alimento a todos os sere vivos existentes na face da terra. Porém, por outro lado, se respondemos que Deus dá o alimento a todos os seres que existem, só que uma parte dos seres humanos pega para si uma quantidade muito maior do que precisa (chegam a morrer por obesidade), por causa da sua capacidade econômica, política, bélica, e se nega a repartir com quem não tem força para exigir seu quinhão, temos que admitir que Deus faz a sua parte. Assim como o salmista afirma, temos que reconhecer que há alimento para todos os seres na face da terra. Só no Brasil houve uma supersafra no último ano. Exportamos muitas toneladas de alimento. Mas aqui mesmo, em nosso país, há pessoas comendo uma refeição por dia, quando conseguem. É porque falta alimento? É porque Deus não dá o alimento necessário? É porque a terra não produz o suficiente? Pesquisas mostram que até 30% da produção de alimentos é desperdiçado na colheita, no transporte e no uso e consumo destes alimentos. Alimento há, para todos, mas também há quem consome até se empanturrar e não deixa que todos tenham o suficiente.
Podemos dizer como Jesus: Não se preocupem com a comida que precisam para viver... Deus dá de comer... É verdade! Não há como negar isso. Também é verdade que não se reparte o que é produzido. Sabemos que a economia mundial tem suas regras de funcionamento e sobrevivência. E não se importa em que muitos passem fome, e até morram por causa dela, apenas para manter suas regras de giro mundial. Tem como resolver a curto prazo? Não! Também sabemos disso. Então, precisamos continuar orando, muito, e fazendo o pouco que está ao nosso alcance, nas atitudes que temos para com àquelas pessoas que estão ao nosso alcance. Valemos muito mais do que os pássaros! Para Deus. Pensemos nisso e sigamos buscando viver na alegre fraternidade de Jesus, o Senhor. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62357

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
REDE DE RECURSOS
+
Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br