Prédicas e Meditações



ID: 2931

Esperança

14/12/2021

Olá, sou a Elis Regina e estou realizando meu (PPHM) período prático de habilitação ao ministério na paróquia de Chapecó. E hoje quero convidar vocês que nos assistem a refletir sobre o Tema ESPERANÇA. O tempo do Advento é um tempo de preparação e espera. As escrituras nos ensinam a ESPERAR em DEUS, confiar que suas promessas serão cumpridas. No AT existem dois termos bíblicos muito utilizados para falar de esperança: YAKHAL (יחל) e QAVAH ( קוה ). Ambos significam ESPERAR, mas possuem algumas diferenças.

YAKHAL (יחל ) é utilizado quando se quer passar a ideia de que alguém aguarda ou espera algo com paciência e confiança. Ou seja, a pessoa tem uma expectativa e uma esperança positiva, de um futuro bom, de que Deus é fiel e cumprirá aquilo que disse. Por isso, essa espera confiante está intimamente ligada à fé em Deus que tem o controle de todas as coisas. Como no caso do Salmo 46.5, onde o salmista pergunta a si mesmo o porquê está tão abatido se tem Deus ao lado. Ele diz: “Por que estás abatida, ó minha alma? Porque te perturbas dentro de mim? ESPERA em Deus, pois ainda o Louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu”.

Já o termo QAVAH ( קוה ) também significa esperar ou aguardar. E esse termo deriva da raiz QAV que significa cordão ou corda (geralmente utilizada para medir coisas, pessoas e lugares e em algumas passagens está associada ao prumo do construtor). A corda ou cordão quando são esticados produzem uma tensão. E é justamente essa tensão que está por detrás dessa espera. Pois, neste caso, a espera acontece num ambiente instável, tenso, cheio de tribulação ou provação. Como bem sabemos, o povo de Deus foi chamado para ser santo como o Senhor é Santo, ser luz em meio às trevas, ser bênção para as outras nações. Portanto, eram chamados para serem fiéis a Deus e viverem com integridade e retidão, sendo exemplo para os outros povos. Mas diversas vezes o povo esquecia da sua missão e cedia à tensão e acabavam imitando os outros povos ao invés de serem exemplos para eles. O Profeta Isaías disse (no cap. 5 do seu livro) que Deus plantou uma vinha excelente e ESPERAVA (QAVAH) que ela desse BONS FRUTOS. Mas ela acabou dando uvas azedas e amargas. Por esse motivo o povo de Israel passa por outros momentos de tensão e juízo, e o profeta Isaías diz (no cap. 8.17): “hoje o Senhor está escondendo o Seu rosto de Israel. Então irei ESPERAR (QAVAH) por Ele”. Isaías não fundamenta sua esperança nas circunstâncias ao seu redor, e não faz o que o povo está fazendo. Mas deposita a sua Esperança em Deus, confiando que Ele é fiel para cumprir o que prometeu. Por isso essa Esperança é uma expectativa em meio a tensão de não saber o que virá no futuro, mas ao mesmo tempo, a pessoa consegue olhar para trás e ver que Deus sempre esteve ao seu lado e foi fiel para cumprir o que disse nas escrituras. Por isso, encontra forças em Deus para esperar aquilo que não se pode ver. Isso é uma esperança confiante, isso é fé!

A esperança não é simplesmente um tipo de otimismo. Pois o otimismo escolhe ver os fatos ou circunstâncias de uma maneira mais positiva e agradável. Tenta dar uma maquiada na realidade para ela parecer melhor e mais fácil de encarar. Mas a esperança bíblica NÃO está fundamentada nas circunstâncias, sejam elas boas ou ruins. As pessoas esperançosas da bíblia muitas vezes enfrentaram situações horríveis e tempos muito turbulentos, mas escolheram ESPERAR e CONFIAR no Senhor, mesmo sem evidências de que as coisas melhorariam.

No Novo Testamento, os discípulos e apóstolos de Cristo colocaram a sua esperança no imenso amor de Deus demonstrado por cada um de nós, quando entregou seu único Filho à morte para nos salvar e nos dar vida abundante e eterna. O apóstolo Pedro diz (em sua primeira carta) que devemos louvar a Deus por essa NOVA VIDA que recebemos de Cristo e no (cap 1.3) diz: “Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva”.

É essa Esperança VIVA nos faz olhar para esse mundo e entender o que Jesus quis nos ensinar quando disse: No mundo vocês passarão por aflições mas tenham bom ânimo, eu venci o mundo”. Tenham Esperança de que nada pode nos separar do amor de Deus que está em Jesus Cristo. Ter esperança de que Deus tem preparado um lugar maravilhoso para as pessoas que nEle creem, confiam e esperam.

Que Deus nos ajude a manter nossa Esperança firme nEle, sabendo que Ele é fiel para cumprir o que promete e cuida de nós. Que o bondoso Deus cuide e proteja a cada qual de nós nesse fim de ano e nos dê esperança de dias melhores, amém.
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br