Prédicas e Meditações



ID: 2931

Fim de ano e ''treta'' de família - Efésios 4.32 - P. Gerson Acker - 30 de dezembro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

29/12/2021

Saudação: Olá meu irmão. Olá minha irmã. Que a graça e a paz de Jesus Cristo esteja contigo. Amém!

Reflexão: Estamos na última semana de 2021. A gente já reuniu a nossa família no natal. Muita gente está com visita em casa e já está pensando nas festividades da virada de ano. E quando a gente junta a família, ah..., sempre dá problema. Posso estar exagerando. Brincadeiras à parte, é muito bom reunir a família. Mas, geralmente a gente acaba atritando ou criando algum desentendimento, por que as são pessoas são diferentes, por que os jovens pensam de um jeito, os mais idosos, às vezes, são mais conservadores. Esse choque intergeracional, acaba acontecendo dentro das nossas casas nesse tempo e aí dá “treta”...

Para isso, importante lembrar-se da palavra de Efésios 4.32, que tem um bom conselho para esse período: “Sejam bons e atenciosos uns para com os outros e, perdoem uns aos outros, assim como Deus por meio de Cristo perdoou vocês”.

Ser bom e atencioso, talvez, seja uma primeira ferramenta para fazer com que essa união da família realmente aconteça. O que me faz lembrar um trecho do livro “O arroz de palma” do Francisco Azevedo e, ele diz o seguinte:

“Família é prato difícil de preparar, são muitos ingredientes.
Reunir todos é um problema, não é para qualquer um.
Os truques, os segredos, o imprevisível.
Às vezes, dá vontade até de desistir.
Família é um prato que emociona, e a gente chora mesmo. De alegria, de raiva, de tristeza.
O pior é que, ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita.
Bobagem! Tudo ilusão!
Família é afinidade, é a moda da casa.
E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.
Há famílias doces, outras meio amargas, outras apimentadíssimas.
Enfim, a receita de família não se copia, se inventa.
A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia.
Muita coisa se perde na lembrança.
Aproveite ao máximo.
Família é prato que quando se acaba, nunca mais se repete.”

Pense com carinho, cuide bem da sua família!

Oração: Ora comigo? Querido e bondoso Deus, cuida das nossas famílias. Reconhecemos que elas não são perfeitas, mas, são nossa essência, são nossa vida. São as pessoas que mais convivemos. São famílias de laços de sangue e, às vezes, famílias de laços de amizade. Abençoe querido Deus, todas as famílias e de para todos os lares, um abençoado ano de 2022. Por Cristo Jesus. Amém!

Benção: Que Deus mantenha a tua cabeça fria, o coração quente, as mãos abertas e os pés sem pressa e sem preguiça. Que assim te abençoe o Deus que é Pai, Mãe, Filho e Santo Espírito. Amém!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br