Prédicas e Meditações



ID: 2931

Formação humana - P. Eldo Krüger - 26 de outubro de 2021

Oração em tempos de Coronavírus

26/10/2021

 

O ser humano não nasce pronto. É um Ser em permanente processo de formação. Conforme foi estabelecido pela UNESCO, todo processo de formação e desenvolvimento humano deve considerar quatro saberes: “saber ser, saber fazer, saber aprender e saber conviver”.

Esses saberes, que na verdade se entrecruzam, não são válidos apenas para um período da vida, como quando estamos estudando na escola ou na Faculdade. O aprendizado desses saberes vale durante toda a existência aqui na terra. Como a vida é dinâmica e vai mudando com o passar do tempo, nós precisamos sempre estar abertos para aprender o Saber da Vida. Isso é fundamental para a construção e a realização do nosso ser.

O saber é essencial para o crescimento e a manutenção integral do Ser humano. Mas o saber não se restringe somente a razão e ao intelecto, a assimilação e entendimento de conhecimentos conceituais teóricos. O saber também tem a ver com experiência, vivência e prática. O aprendizado do saber envolve a pessoa toda, tem a ver com a vida que pulsa no corpo, na alma e no espírito da pessoa.

Saber ser. Esta é uma lição importantíssima. É condição para alguém ser feliz, condição para alguém prosperar e ter ima vida bem sucedida. A maior realização e satisfação da vida não estão no ter, mas no Ser. o sentido e a felicidade da vida está nas essencialidades, isto é, está valores nos morais e espirituais que o afirmam e promovem como “pessoa criada a imagem e semelhança de Deus”, está na pureza e firmeza do caráter e na integridade moral e espiritual. É isto que desenvolve a dignidade e o sentido da vida humana.

Saber fazer. Deus criou o homem com a capacidade de criar e fazer coisas. Isto significa que toda pessoa carrega consigo um grande potencial criador, tem dons e habilidades que precisam ser descobertas, estimuladas, desenvolvidas e colocadas em ação como instrumento de serviço em favor da vida. Cada pessoa precisa investir na sua capacidade de fazer, buscar aperfeiçoá-la e melhorá-la. Isso não é só uma exigência do mundo globalizado de hoje, mas é uma necessidade de vida. Na medida em que sabemos criar e fazer (bem) coisas, experimentamos alegria e realização.

Saber aprender. Toda pessoa deve ser humilde, interessada e aberta para aprender. O aprender sempre, e sempre mais. Aprender nunca é demais. Precisamos estar sempre adquirindo e refletindo conhecimentos, procurar conhecer e saber mais do que sabemos.

Aprender é condição para o nosso crescimento, autonomia e responsabilidade para com a vida que temos. O exercício do aprender é fundamental, nos capacita a administrarmos e orientarmos nossa vida com inteligência e sabedoria, desenvolve nosso senso crítico e nossa visão de mundo.

Saber conviver. O ser humano é um ser social que necessita relacionar-se e conviver com outras pessoas. Isso é fundamental para o crescimento. Mas convivência exige aprendizado e capacitação. As pessoas são diferentes umas das outras. São pecadoras, têm fraquezas e limitações, cometem erros e provocam sofrimentos. Isso faz com a proximidade e interação humana nem sempre sejam fáceis. Saber conviver bem, com paz e harmonia, é um desafio diário. Exige de todos um coração repleto de bondade e amor, compreensão e misericórdia, respeito e aceitação, tolerância e capacidade de perdoar.

“Saber ser, saber fazer, saber aprender e saber conviver”. Todos esses saberes são necessários para a formação e o desenvolvimento integral do ser humano. Um conselho: alimentemos e pautemos a nossa vida não só com o saber dos homens, mas principalmente com o Saber (revelação) que provém de Deus, saber este que encontramos registrado na Bíblia Sagrada. Pense nisto!


 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br