Prédicas e Meditações



ID: 2931

Gratidão... - Sl 103.1-2; 1 Ts 5.18 - P. Eldo Kruger - 18 de dezembro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

18/12/2021

Bom dia. Graça e paz.

O ano de 2021 está terminando. Quero hoje refletir com vocês sobre gratidão. Você é uma pessoa agradecida?

Todas as religiões e até mesmo a ciência reconhecem o valor e o poder extraordinário da gratidão. A gratidão é uma das características e virtudes mais importantes da vida e da fé cristã. No Salmo 103.1-2 está escrito: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor e não te esqueças de nem um só de seus benefícios”. Em 1 Tessalonicenses 5.18 está escrito: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

A gratidão é muito importante. É a memória do coração. É o reconhecimento de que o que eu tenho e sou não é só mérito meu. Não é só fruto do meu esforço.

A gratidão precisa estar sempre presente na nossa alma. Precisa fazer parte da nossa maneira de ser e viver, da nossa maneira de ver e lidar com a vida e tudo o que ela nos proporciona.

Infelizmente nem sempre somos agradecidos, nem sempre reconhecemos e damos valor ao que a vida nos deu. A gratidão não é um caminho natural da alma. A nossa tendência é registrar e guardar mais as coisas ruins e negativas do que as coisas boas. A nossa tendência é murmurar e reclamar. É a insatisfação. E isso, vamos ser honestos, nos torna uma pessoa chata.

Ao meu ver a falta de gratidão é um sinal de pobreza de espírito e de alma. Mais ainda. A pessoa que não é agradecida geralmente é uma pessoa muito perfeccionista e exigente, crítica, negativa e pessimista. É alguém que não reconhece e não dá valor ao outro. É alguém que costuma não ter uma energia boa e por isso não é agradável de se conviver.

Todos os dias nós temos inúmeros motivos para agradecer. Agradecer à pessoas, agradecer quando alguém nos dá algo ou quando faz algo por nós, seja de graça ou mesmo quando pagamos.

Além de agradecer às pessoas, precisamos lembrar de agradecer a Deus, que é origem de todo bem. Agradecer pela vida, pela saúde, por poder respirar, andar, ver, ouvir, se alimentar e sentir o sabor dos alimentos. Agradecer pela providência generosa de Deus cercando a sua vida o tempo todo. Isso não é algo banal. Aliás, nada é banal. Tudo na vida é presente e graça de Deus.

A gratidão não é só uma virtude, é uma energia poderosíssima. Segundo a ciência, a gratidão produz hormônios e neurotransmissores que geram enorme sensação de bem estar e felicidade. Existem estudos que revelam que as pessoas agradecidas desfrutam de muitos benefícios. São mais felizes, saudáveis, criativas, otimistas, bem dispostas, dormem melhor, sofrem menos de doenças cardiovasculares, sofrem menos de ansiedade e de depressão.

A gratidão, quando é algo sincero e verdadeiro, promove equilíbrio e paz, me ajuda a ser uma pessoa mais tranquila, mais positiva e contente, mais focada no bem. A gratidão estimula as pessoas a fazer o bem. Quando agradecemos alguém pelo que fez pra nós, nós reforçamos na pessoa a vontade de fazer o bem. Eu estou certo de que a gratidão promove o amor e fraternidade entre as pessoas.

Gratidão é uma necessidade, é uma questão de inteligência, é atitude de pessoas sábias. Assim sendo, apesar das dificuldades e lutas que enfrentamos neste ano, Deus cuidou de nós e nos abençoou. Pessoas agradecidas são mais felizes. Amém.  

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
João 8.12
REDE DE RECURSOS
+
Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br