Prédicas e Meditações



ID: 2931

Implicações da Reforma Protestante na Educação - P. Gerson Acker - 29 de outubro de 2021

Oração em tempos de Coronavírus

29/10/2021

 

Saudação: Olá meu irmão! Olá minha irmã! Que a graça e a paz de Jesus Cristo esteja contigo. Amém!

Reflexão: Nós estamos indo em direção ao dia da Reforma Protestante e por isso, estou dentro do nosso templo que literalmente está em reforma, para falar sobre as implicações da Reforma Protestante.

Essas implicações não aconteceram apenas no âmbito da religião, mas também se espraiaram para economia, para política e para questões sociais.

Lutero advogou desde muito cedo por uma escola pública, voltada para todas as pessoas, tanto para os meninos, quanto para as meninas. Lutero também desejava que o conhecimento partilhado nas escolas fosse um conhecimento útil, e ele bateu muito na tecla da importância da alfabetização de todas as pessoas.

Quero partilhar três frases de Lutero, justamente, sobre o tema da educação. Lutero diz: “A maior força de uma cidade é ter muitos cidadãos instruídos”. A ideia de que uma população com conhecimento é uma população adiantada, é uma população que se articula melhor e resolve melhor os problemas sociais. Cidadania e empoderamento popular a gente encontra em Lutero!

Uma outra frase de Lutero, dessa vez, voltada para os pais e para as mães. Ele diz assim: “Os pais que não mandarem seus filhos à escola, estão condenados ao inferno”. Lutero é bem taxativo em dizer que se um pai ou uma mãe não insere a educação na vida dos seus filhos, está condenando a si próprio e o seus filhos ao inferno.

E por último, não menos importante, talvez a frase mais importante, quando Lutero diz: “A cada um florim (a moeda da época) investido em armas, cem deveriam ser investidos em educação”. Para Lutero, um governo inteligente arma as pessoas com livros e não com armas.

Uma fé inteligente e consciente investe e advoga por educação. Que a gente não perca a educação, essa mola propulsora da Reforma Protestante. E que a gente possa advogar por ela, assim como Lutero fez!

Oração: Ora comigo? Querido Deus, nós queremos te agradecer por todos os professores e professoras. Suplicamos por escolas públicas com qualidade, para que todas as pessoas tenham acesso a conhecimento e assim possam melhorar a sua vida. Oramos em nome de Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. Amém!

Bênção: Que Deus mantenha a tua cabeça fria, o coração quente, as mãos abertas e os pés sem pressa e sem preguiça. Que assim te abençoe o Deus que é Pai, Mãe, Filho e Santo Espírito. Amém!


 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br