Prédicas e Meditações



ID: 2931

Meditação da semana

Você tem tempo?

06/05/2021

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3.1-14)

É outono no hemisfério sul. Onde moro ainda tenho o privilégio de ouvir o canto dos pássaros. Hoje, ao acordar, só algumas poucas aves anunciavam o amanhecer, não havia o canto dos sabiás. Bem diferente é na primavera, quando somos acordados com uma variedade de cantos de pássaros, para quem ainda pode ouvi-los. Se na primavera temos o canto dos pássaros, no outono, por sua vez, temos o amadurecimento de frutas, como a laranja, por exemplo.

Essa diferença entre outono e primavera me fez perceber que a própria natureza mostra que tudo tem seu tempo. O assunto mais comentado atualmente não é sobre estações do ano, mas sobre o tempo da pandemia. Eclesiastes não fala em tempo de pandemia especificamente, mas fala, entre outros, em tempo de curar. Quais sentimentos e atitudes foram despertados nesse tempo, no qual percebemos, de maneira próxima, a nossa fragilidade? Para muitos, é tempo de solidariedade, de compaixão, de amor ao próximo. Para outros, infelizmente, é tempo de espalhar desconfianças e falsas notícias.

Perceber o específico de cada tempo exige paciência. Procuramos atropelar o tempo, tudo precisa ser rápido, produzir, consumir, economizar... Palavras como “queremos”, “precisamos”, “é urgente”, “vai rápido”, “é para ontem”, “te apressa”... começam a determinar nossa vida. Percebemos que tais palavras perderam o sentido no tempo atual. Este nos limita em tudo, para preservar a vida. Com a nossa correria muitas vezes nem percebemos os mistérios da vida e nem a presença de Deus. Nem sempre percebemos a importância das pessoas que estão próximas de nós, não convivemos bem com a natureza, não valorizamos nossa comunidade.

É sábio perceber que tudo tem seu tempo. O texto bíblico nos convida à reflexão para encontrar mais tempo para as coisas essenciais da vida. Tudo neste mundo tem seu tempo, cada coisa tem sua ocasião. (Eclesiastes 3.1).

Oremos: Senhor, que és eterno e te tornaste nosso irmão e assumiste a nossa limitação e fragilidade para nos resgatar para a tua eternidade, dá-nos a tua sabedoria. Permita que valorizemos, mesmo em tempos de sofrimento, as tuas dádivas derramadas em abundância no tempo oportuno para aprendermos o valor de tudo que nos dás, a partir da tua Santa Palavra. Por Jesus Cristo. Amém.

P. Me. Oscar Miguel Lehman
Gramado

 


Autor(a): Oscar Miguel Lehman
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62384

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
REDE DE RECURSOS
+
Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter.
Provérbios 1.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br