Prédicas e Meditações



ID: 2931

Meditação da semana

Testemunhas de Deus

16/06/2022

Jesus Cristo diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. João 14.23

A Palavra de Deus é ensinada desde muito cedo às pessoas que vivem no âmbito da Igreja de Confissão Luterana. Martim Lutero já orientava as famílias a ensinarem suas crianças e, por isso, surgiu o Catecismo Menor. Hoje é prática comum que o primeiro contato com esse livro que contém os mandamentos de Deus, o Pai Nosso, o Credo Apostólico e os Sacramentos, seja apenas no Ensino Confirmatório. Mas para quem participa ativamente da comunidade cristã, sabe que o acesso à Palavra de Deus acontece desde a participação no Culto Infantil e perpassa todos os demais grupos de encontro e comunhão existentes na Igreja. E o culto é, sem dúvida, o primeiro e principal espaço comunitário, onde se ouve, onde se reflete e onde a Comunidade é orientada na palavra de Deus.

Jesus diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra... Como temos guardado a palavra de Deus? Percebemos que a Palavra de Deus está em nós? Lembro-me de outra passagem bíblica, de Mateus 12.34c, onde diz: Pois a boca fala do que o coração está cheio. Guardar a Palavra de Deus nos faz falar do que Ele espera de nós e agir de acordo com os seus ensinamentos. A pessoa cristã dessa forma faz a diferença no meio em que vive, seja na família, no trabalho, na sociedade e em sua comunidade.

Em sua fala, Jesus afirma que Ele e Deus farão morada em nós. Isso é algo muito especial, porque nos dá a certeza de um Deus que sempre nos acompanha; se faz presente nas diferentes situações da vida. Ele está ali quando nos alegramos, mas também é Deus presente nos momentos de dificuldade; somos amparados e acompanhados em seu amor.

Por esse cuidado e amparo, pela presença benevolente de Deus em nossa vida, somos pessoas agradecidas. E demonstramos essa nossa gratidão ao guardar em nosso coração a sua Palavra e ao testemunhar a nossa fé a cada dia com nosso jeito de ser, falar e agir.

Oração: Rendemos graças a Ti, Senhor Deus. A tua Palavra a nós anunciada e ensinada é orientação para a nossa caminhada. Dá-nos sabedoria para guardar no coração os teus ensinamentos e vivermos no dia a dia as tuas orientações. E que em tua Igreja continue acontecendo a pregação da tua Palavra, para que toque o coração das pessoas e seja luz para sua caminhada. Em nome de Cristo, nosso Senhor. Amém

P. Jair Nativo Quinot
Paróquia Evangélica em Estância Velha/RS
 


Autor(a): Jair Nativo Quinot
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 14 / Versículo Inicial: 23
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 67332

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br