Prédicas e Meditações



ID: 2931

Misericórdia - Oséias 6.6 - P. Rolf Rieck - 30 de setembro de 2021

Oração em tempos de Coronavírus

30/09/2021

 

Encontrei nesses dias uma antropóloga norte-americana que veio ao Brasil trazer uma palestra. Falaria para uma equipe de engenheiros que está desenvolvendo carros autônomos — aqueles sem motorista — para uma montadora japoneza no Brasil. Gostariam saber sobre o comportamento humano diante da não mais necessidade de dirigir um carro no futuro. Na conversa descobri que a nova conhecida já tinha pertencido a uma igreja cristã, no entanto, estava agora participando de um grupo espiritualizado alternativo. Este grupo teria como proposta  unificar todas as crenças. Segundo ela, tem como motivação central o exercício da misericórdia.

O versículo 6 de Oséias 6 indica precisamente para isto: “Misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.” Jesus igualmente recomenda que se busque saber fazer o que o profeta está pedindo, por mandato de Deus (Mateus 9.13), e acrescenta: “…pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento”. Em outra passagem: “— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezam os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Mas vocês deviam fazer estas coisas, sem omitir aquelas!” (Mateus 23.23 NA17). E outra, Paulo citando Êxodo 33: “Pois ele diz a Moisés: ‘Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e terei compaixão de quem eu tiver compaixão’”. (Romanos 9.15 NA17)

Do que o mundo realmente está precisando? O que as pessoas estão buscando para realizar seus anseios? E que está sendo tirado das pessoas, fazendo com que a humanidade esteja decadente? Que procedimentos já estão automatizados entre nós, tirando nossa sensibilidade em relação ao próximo? Como é possível vir ao encontro das necessidades das pessoas?

Misericórdia, no sentido bíblico, é o ato de compaixão e consequente envolvimento com as pessoas e suas necessidades. É palavra importante pois se repete mais de 70 vezes no Novo Testamento e normalmente se refere à misericórdia de Deus em relação à miséria humana. Já no Antigo Testamento esta palavra, que aparece em torno de 400 vezes e no hebraico é um verbo, vem associada à ordem, ao mandamento de que deve haver solidariedade entre as pessoas.

Misericórdia está relacionada ao pacto de exercitar o “amor sem hipocrisia” pelo qual somos  convidados a nos amar “cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-nos em honra uns aos outros”, como ensina o apóstolo Paulo em Romanos 12.

A misericórdia, que é um predicado – ou uma ação verbal –, está em falta no cristianismo atual? O que você acha?

Em tempo: A atenciosa antropóloga afirmou que a palavra “amor” está desgastada fazendo com que caia em desuso como atributo cristão.

Oremos: Senhor, nosso Deus, acende em nós a tua chama, para que nosso coração arda em misericórdia e amor. Que nossa vida seja dedicada à ações de misericórdia e amor também no dia de hoje . Que nós estejamos livres de medos e loucuras pessoais e possamos nos reconhecer como seres humanos, criados por Ti, ó Deus, que estendem as mãos da paz e da reconciliação por todas  as terras e por todos os mares. Abençoa-nos neste dia e guarda-nos no Teu amor. Por Cristo Jesus. Amém!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br