Prédicas e Meditações



ID: 2931

Novo tempo...

Senhas diárias

28/04/2022

SENHAS DIÁRIAS 28.04.2022
Isaías 2.4 – Deus julgará entre as nações e corrigirá muitos povos. Estes transformarão as suas espadas em lâminas de arados e as suas lanças, em foices.
Atos 10.36 – Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos.
Que bela palavra para este dia! O profeta Isaías aponta para o novo tempo e anuncia a graça de Deus para todas as nações.
Isaías, um profeta que viveu séculos antes de Cristo, anuncia uma realidade de um novo mundo de paz! E ela é imaginada e cantada com uma esperança e um otimismo surpreendentes. Ele desenha um mundo futuro de harmonia quase que “incrível”, isto é, quase não dá para acreditar, mas tão profundamente desejável, que motiva qualquer pessoa de boa vontade a unir-se a todo o esforço coletivo indispensável para conquistar este novo mundo.
Um lugar e um tempo onde a natureza, os animais e os seres humanos, vivem de tal forma que não há lugar para o ódio, à injustiça, para o desamor, e o bem está sobre tudo e todos. Aguardamos um novo mundo assim. Como será não sabemos e nem quando será. Apenas aguardamos. E ao lermos este texto de Isaías, nos dá água na boca por este novo tempo. Deus coloca tudo à nossa disposição e se compromete com algo novo, uma terra sem males. Que maravilha! Tudo isso pode ser criticado como pura poesia, como imaginação baseada na ingenuidade. Mas, é impossível negar que é uma urgente necessidade. Quase não dá para acreditar! Mas precisamos acreditar. Este texto bíblico é impressionante. Ele transborda de esperanças para o mundo todo! Essa nova realidade que o profeta Isaías descreve pode ajudar-nos a imaginar e descrever a nossa própria esperança. Será que conseguimos imaginar, e crer, um mundo novo como Isaías descreve? Em 1º lugar: um mundo sem guerras! Desde as grandes guerras, entre países, até as pequenas guerras, dentro das casas. Que esperança maravilhosa! A eliminação total da guerra. Imaginemos não haver bombas explodindo e matando pessoas mundo à fora! Imaginem não haver ofensas e agressões entre as pessoas. A eliminação total dos conflitos entre grupos, entre vizinhos, entre familiares. Agora, O que mais impressiona é que: Não só não haverá guerras, mas não saberão como fazer guerra! Isso é impressionante! Não saberão porque não vão aprender! Podemos imaginar isso, e crer?! Não saberemos como ofender alguém. Olha! Os adultos não brigarão mais e com isso não ensinarão as crianças a brigar e a fazer guerras, a vingar-se, a matar, a roubar. O profeta diz: “Não aprenderão mais a guerra...” As armas não terão mais serventia porque não saberão mais usá-las. Serão transformadas em instrumentos de trabalho e trabalho para produzir alimentos para que todos tenham o suficiente para matar a fome. Ao invés das pessoas ficarem brigando entre si, irão trabalhar e divertir-se de maneira sadia. Irão promover o bem comum e não os conflitos.
Pedro anuncia que este novo (e quase inimaginável) tempo já foi inaugurado por Jesus, o Cristo. O Evangelho da paz está posto no mundo. Podemos crer e confiar que estre é o caminho que Deus criou para a humanidade. E se Deus criou, ele acontecerá. Jesus é garantia deste novo tempo. Vivamos conforme Jesus nos fala, já antecipando o tempo de paz infinita, e aguardemos o novo que será implantado, de forma definitiva, na momento que estiver determinado pelo Senhor. Faças as pazes e viva em paz. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 66844

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
REDE DE RECURSOS
+
A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br