Prédicas e Meditações



ID: 2931

Orar pelos testemunhos da comunidade - 1 Tessalonicenses 1.3 - P. Marcos Jair Ebeling - 13 de janeiro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

12/01/2022

Irmão e irmã, a paz de Jesus Cristo.

Você e eu oramos a Deus todos os dias. Quero refletir com você sobre o conteúdo da oração que fazemos. Normalmente apresentamos agradecimentos e pedidos. Agradecemos pelo que alegrou o coração e pedimos por aquilo que angustia.

É justo e necessário colocar assim a vida diante de Deus.

Na primeira carta aos tessalonicenses, capítulo 1, versículos 3, o apóstolo Paulo fala da oração que faz em favor da comunidade: “Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 1.3)

Além dos pedidos pessoais, Paulo ora pelo testemunho da coletividade, pelo testemunho da comunidade. Ele ora pelo trabalho que é fruto da fé, pelo esforço que as pessoas fazem quando são motivadas pelo amor e pela perseverança que tem sua origem na esperança em Jesus Cristo.

Todos precisamos trabalhar. Mas nem todo trabalho é resultado da fé, do amor e da esperança em Cristo. É uma clara diferenciação em relação a trabalhos que visam ganhar dinheiro ou projeção social.

O pastor e professor Vitor Westhelle nos ajuda a definir a diferença na motivação entre um trabalho e outro. Ele cita como referência a ação das mulheres em Lucas 24 quando, no domingo da Páscoa bem cedo, vão ao túmulo de Jesus com perfumes para cuidar do corpo.

Qual a motivação delas para cuidar de um corpo já morto e sepultado? Sua resposta é: tão somente a gratidão por tudo que experimentaram na vida ao lado de Jesus pois um corpo desfalecido não pode mais oferecer retorno nenhum. E mais: por agirem motivadas pela gratidão tornam-se as primeiras testemunhas da ressurreição.

Certamente Paulo ora por este trabalho também.

Pare e reflita por um minuto: quais testemunhos sua comunidade rende que são movidos pela gratidão e não geram retorno nenhum?

No sábado participei de um jantar comunitário. A generosidade das pessoas fez sobrar muitos alimentos. Então alguém perguntou: o que vamos fazer com as sobras? Alguém sugeriu que cada família

levasse um pouco; outra pessoa sugeriu guardar o que fosse possível para o próximo evento; uma terceira disse: vamos fazer marmitas e doar para quem precisa. Assim foi feito. Fiz parte da equipe que foi entregar os alimentos. O que recebemos em troca foi um “muito obrigado”, um “ora pra nós” e um pedido de ajuda para sair do mundo das drogas.

Paulo certamente olaria por está ação resultado da fé.

Oremos:

Amado Deus. Agradecemos por fazeres nascer e crescer no coração de teus filhos gestos de amor desmedido.

Obrigado por cada grupo de visitação que existe em nossas comunidades.

Obrigado por cada grupo de diaconia e pelas pessoas que fazem doações.

Obrigado por cada grupo de OASE, casais, jovens, crianças que desenvolve sua tarefa cristã com amor e gratidão.

Obrigado por cada liderança perseverante que permanece fiel mesmo sendo o grupo pequeno e por vezes desanimado.

Obrigado por cada testemunho solidário que irrompe para dentro da sociedade e transforma a vida das pessoas neste tempo de chuvas intensas.

Obrigado, Senhor, por nos dares ainda hoje pessoas que rendem testemunhos movidas pela gratidão a exemplo das mulheres que foram ao túmulo de Jesus. São as pessoas hoje vão à casa do vizinho, ao hospital, encontram as depressivas, enlutadas, desanimadas e carregam um alimento, um remédio ou uma palavra de ânimo.

Por Jesus Cristo, amém.

Deus seja com vocês no novo ano.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa.
2Coríntios 5.17
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br