Prédicas e Meditações



ID: 2931

PALAVRA DO PASTOR - AGOSTO DE 2022

28/07/2022

Jesus diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
(João 14.23)

No evangelho de João 14.23 – 27, no qual o nosso versículo está inserido, Jesus responde à uma pergunta feita por Judas. Judas pergunta: “Porque razão o Senhor se manifestará a nós e não ao mundo?” Dá a entender que Judas, ao fazer esta pergunta, estava esperando uma resposta reveladora dos mistérios ainda não expostos por Jesus. A resposta de Jesus para Judas aponta para duas direções: para a Palavra e para o Espírito Santo.

Primeiramente Jesus convida a guardar as suas palavras. Conforme João 14.15 e 21 guardar as palavras de Jesus significa seguir e obedecer aos seus mandamentos. Significa ter os mandamentos como referência para o dia a dia da vida. Significa guardá-los no coração e na mente permitindo que guiem e orientem as palavras que são balbuciadas por nossos lábios e nossas atitudes, atos e gestos.

Neste sentido, palavra e amor andam de mãos dadas. A resposta de Jesus para Judas estabelece o amor que cuida como uma pré-condição para guardar as suas palavras, isto é, os seus mandamentos. Guardar as palavras de Jesus, seus mandamentos, sempre tem a ver com amá-lo. E como amamos Jesus? Cuidando das pessoas e da criação. O amor a Jesus implica diretamente no amor que cuida de toda a criação que nos foi confiada por Deus.

Porém, esse processo nem sempre é fácil. Diante das maldades nem sempre é fácil guardar a palavra,  os mandamentos, e amar. Não é fácil não deixar o ódio e a vingança aflorar e causar violência, feridas e até a morte. É aí que precisamos de ajuda para reencontrar o caminho da vida.

É por isso que Jesus diz num segundo momento em João 14.26: “Mas o consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse”. Quando esquecemos como abraçar as palavras de Jesus, os seus mandamentos, o Espírito Santo está aí para nos lembrar e nos chamar de volta aos caminhos de amor do nosso Senhor. O Espírito Santo é o nosso orientador e consolador. Ele é que fala para nós quando não temos palavras. Ele é que nos inspira com novas ideias quando estamos sem criatividade. Ele é que nos convence da paz de Cristo.

Quando o Espírito Santo habita nossos corações e mentes a palavra de Deus, os seus mandamentos, tem morada em nossos corações e mentes. Quando deixamos o Espírito Santo agir em nossas mentes e corações não é o ódio e a vingança que afloram, mas sim o amor e a paz. Amém.

Pr. Ernani
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 67642

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
REDE DE RECURSOS
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br