Prédicas e Meditações



ID: 2931

Preparar o caminho! - Lucas 3.4 e 6 - P. Ernani Ropke - 07 de dezembro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

07/12/2021

Desejo que Deus te abençoe com belas realizações nesse dia!

Advento é tempo para refletir a chegada, a presença e os propósitos de Deus. O profeta Isaías diz no evangelho de Lucas 3.4 e 6: Voz que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. E toda a humanidade verá a salvação de Deus.

A pregação de João Batista, inspirada nas palavras do profeta Isaías, convida a preparar o caminho do Senhor. Como você está preparando o caminho do Senhor? O que significa, afinal, preparar o caminho do Senhor?

Primeiro: Preparar o caminho do Senhor é olhar para a própria vida. Ainda tenho tempo para Deus? Ainda tenho tempo para orar e ouvir a Palavra de Deus? Ainda tenho tempo para a comunhão com a família e irmãos e irmãs na fé? Como é difícil parar e silenciar neste mundo tão agitado, corrido e estressante e deixar a voz de Deus falar ao coração! Como é difícil ter tempo para contemplar, abraçar e ouvir! Tempo para deixar Deus faxinar tudo o que sobrecarrega e não deixa viver em paz! O deserto evoca silêncio, um tempo para reflexão, para revisão da própria vida. Preparar o caminho do Senhor é, primeiramente, voltar-se para dentro de si mesmo e abrir-se para o amor de Deus que vem a nós no Natal.

Segundo: Preparar o caminho é também se perguntar: O que é que devemos fazer? O convite que João Batista faz é para ser solidário, justo e não agir falsamente. Três atitudes extremamente necessárias na nossa sociedade nos dias de hoje. Por quê? Porque temos muitas pessoas necessitadas, muita extorsão, muita corrupção e muita falsidade. Quando deixamos o amor do Menino Jesus preparar nossos corações e mentes afloram sim a solidariedade, a justiça e a verdade. Aflora em nós o desejo de ajudar quem está necessitado, de visitar e animar quem está desanimado, de pagar justamente por um trabalho prestado, de lidar honestamente com os recursos a nós confiados, de propagar informações que protegem e cuidam da vida.

A travessia pelo deserto da vida é ameaçadora e sem perspectiva quando não olhamos para aquele que João Batista anuncia: O Menino Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida no deserto da vida, nas pandemias da vida. No olhar e preparo para a sua chegada acontece transformação em nossa vida e nas veredas de nossas famílias, comunidades, país e planeta. No olhar e preparo para a sua chegada seremos voz que clama nos desertos da vida por solidariedade, justiça e verdade. Amém.

Oração: Senhor, tu te colocas a caminho por intermédio do teu Filho para nos preparar a tua salvação. Em Jesus derramas sobre nós o teu amor, a tua paz, a tua justiça, a tua misericórdia e o teu perdão. Inspira-nos com o teu Santo Espírito para que nesse tempo de Advento possamos preparar e construir caminhos de solidariedade, justiça e verdade junto as pessoas que andam necessitadas e sedentas nos desertos da vida. Amém.

Bênção:

O Senhor nos abençoe e proteja.
O Senhor resplandeça a sua face sobre nós que nos inspire a preparar a sua solidariedade.
O Senhor resplandeça a sua face sobre nós que nos faça apaixonados e sensíveis as pessoas que vivem nos desertos da vida. Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém pode louvar a Deus a não ser que o ame.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br