Prédicas e Meditações



ID: 2931

Prioridades - Monika Iamonte - Lucas 10.38-42 - 24 de setembro de 2021

Oração em tempos de Coronavírus

24/09/2021

 

Bom dia!
Gostaria de refletir com vcs sobre o tema PRIORIDADE, e convido vc para entrar em uma divertida dinâmica onde vc vai imaginar o seguinte: Dentro de algumas horas, vc vai viajar para uma ilha não habitada e sem nenhum recurso, onde irá morar por alguns anos. Vc vai de navio e não pode levar muita bagagem, por isso faça uma lista de 10 itens que julga necessário para levar à ilha. Um detalhe importante, vc pode levar qq. coisa como por exemplo, animal de estimação, família, remédio, alimento...só não pode passar de 10 itens.

Pronto.... lista feita e agora vc já está em alto mar e surge um problema com o navio onde é necessário eliminar peso e isso obriga o comandante a pedir para a tripulação eliminar 5 itens de sua bagagem e jogar ao mar. Qual será sua escolha? Suas prioridades?

Continuamos a viagem e...aí, aí, aí, uma tempestade se aproxima e é necessário jogar mais 3 itens fora, pois precisa deixar o navio mais leve, evitando assim um naufrágio e para preservar a vida de todos. Vc ficará só com 2 itens da sua lista de 10!

Muito bem, chegamos a ilha todos salvos com aquilo que vc priorizou.

Agora vamos fazer uma relação com o texto de LUCAS 10. 38-42, onde Jesus vai visitar as irmãs Maria e Marta e quando ele chega lá, as duas tem um comportamento muito diferente. Marta senta-se aos pés de Jesus e fica atenta a tudo que Ele fala, ensina, mas Marta, preocupada em ser uma boa anfitrião, quer deixar a casa em ordem, provavelmente preparar quitutes saborosos para servir ao Mestre Jesus.

Só que tem um probleminha, Marta fica indignada ao ver Maria sentada aos pés de Jesus e ela atarefada com tudo por fazer, resolve falar para Jesus chamar a atenção da irmã. E olhe o que Jesus responde nos versículos 41 e 42:

Respondeu o Senhor: Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;
todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada. Lucas 10:41,42

Eu queria falar sobre essa passagem bíblica usando essa biblia e essa vassoura. A bíblia representa a Maria e a vassoura representa a Marta.

Muitas vezes somos Marta e outras Maria, só precisamos ter equilíbrio entre a palavra de Deus e entre a vassoura. Precisamos ter equilibrio com a nossa Marta e também com a nossa Maria. A nossa vassoura representa todas as nossas atividades que fazemos no nosso dia a dia, nosso emprego, nossos trabalhos domésticos, a vassoura representa os nossos filhos, netos, a vassoura representa a Netflix, o celular, facebook , e muito mais.

A Bíblia representa os pés do Senhor, o que a Maria escolheu.

Aqui quando Marta chegou pra Jesus e falou, você não se incomoda em ver eu fazer tudo sozinha e essa minha irmã, folgada ficou aí aos seus pés ? E Jesus falou : Marta voce está preocupada demais mas Maria escolheu a melhor parte que é estar na minha presença, que é estar aos meus pés. Jesus estava falando ali é o seguinte: o Marta está na hora de você soltar um pouquinho essa vassoura e se dedicar um pouquinho a estar aos meus pés.

Sabe qual é o nosso grande problema? Não é a vassoura em si, mas não ter equilíbrio entre a vassoura e a Bíblia, nossos afazeres e tudo que nos cerca e a palavra de Deus, seu aprendizado, tempo de refletir, conversar com Jesus.

Deus quer nos dar muitas coisas, mas não podemos esquecer da prioridade, a vassoura é necessária, mas estar aos pés de Jesus é prioridade. O que Jesus quis dizer naquela hora para a Marta, “solta essa vassoura um pouquinho (soltar a vassoura) porque Maria escolheu a melhor parte”. Jesus não mandou Marta jogar fora a vassoura, (ela está aqui, pegar ela) mas deixar ela de lado um pouquinho e se dedicar a ouvir a palavra de Deus.

Sabemos que temos muitas coisas para fazer, agenda cheia, mas não devemos nos esquecer que a melhor parte, JESUS deve ser a prioridade. As vezes pode acontecer, de certos horários agendados interferirem ou nos deixar pensativos, tudo bem, acontece, mas não pode ser sempre. Agora se for sempre, chegamos à conclusão que a palavra de Deus não é a nossa prioridade. Estar aos pés de Jesus é prioridade, porque Maria escolheu a melhor parte. Vamos nós também escolher a melhor parte?

ORAÇÃO: Senhor Jesus, Tu sabes que temos muitos afazeres e compromissos em nossa rotina diária e muitas vezes temos escolhas difíceis a serem feitas. Ajuda-nos a priorizar aquilo que realmente é importante e soltarmos a vassoura de vez em quando. Ajuda-nos a escolher a melhor parte. Atende nosso pedido Senhor. Amém.


 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
REDE DE RECURSOS
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br