Prédicas e Meditações



ID: 2931

Recordando o nascimento de Martim Lutero - P. Alberi Neumann - 10 de novembro de 2021

Oração em tempos de Coronavírus

10/11/2021

Hoje, dia 10 de novembro, recordamos o nascimento de Martim Lutero no ano de 1483, na Alemanha.

Lutero que, no desejo de seus pais, era para ter sido advogado, acabou sendo mesmo teólogo, professor, pastor, pregador, e reformador da igreja e da sociedade.

Para saber mais, eu recomendo a você assistir, por exemplo, no Portal Luteranos a microssérie Lutero: Muito Além da Religião (https://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao/500-anos/lutero-muito-alem-da-religiao). São 10 episódios lindíssimos! E no YouTube, o filme: Lutero (https://youtu.be/XQZ3Xfm8suI).

Nunca é demais dizer que Lutero foi há séculos, e ainda é hoje, inspiração para gerações em todo o mundo.

Por último, partilho um dos símbolos que condensa bem a confissão de fé de Lutero, criado por Katharina Von Bora, sua esposa, a pedido dele. É a conhecida Rosa de Lutero. Veja só que lindo:

Segundo o Reformador, Primeiro, no centro, deve haver uma cruz preta dentro de um coração para que eu seja lembrado que a fé no Crucificado (Jesus Cristo) nos salva. Pois quem crê de coração será justificado (Rm 10.10). “O justo viverá por fé” (Rm 1.17), pela fé no Crucificado; O coração deve estar no meio de uma rosa branca, para mostrar que a fé dá: alegria, conforto e paz. A rosa deve estar numa área de azul celeste, simbolizando que a alegria em espírito e fé é o começo da futura alegria no céu, que começa agora, mas é obtida em esperança, pois ainda não é revelada. Ao redor dessa área azul está um círculo dourado, simbolizando que a bênção da vida no céu dura para sempre; é sem fim. Tal bênção vai além de toda alegria e bens, assim como o ouro é o melhor metal, o mais valioso e precioso (Roteiro da OASE 2017, pág. 110).

Linda, não é mesmo?! Que a história de Martim Lutero seja sendo inspiração a todos e todas também hoje para reformas constantes na igreja e na sociedade. É dele a frase: Ore como se tudo dependesse de Deus. Trabalhe como se tudo dependesse de você. Amém.


 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos.
Isaías 58.11
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br