Prédicas e Meditações



ID: 2931

Pecado - Arrependimento - Salvação - Salmo 119.67 - 2 Coríntios 7.10 - P. Klaus Wirth - 27 de setembro de 2021

Oração em tempos de Coronavírus

27/09/2021

 

Antes de me castigares, eu andava errado, mas agora obedeço à tua palavra (Sl 119.67).

A tristeza que é usada por Deus produz o arrependimento que leva à salvação. (2ª Co 7.10)

Querida irmã, querido irmão em Cristo! Que a Graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o grande Amor de Deus, o Pai, e a Comunhão do Espírito Santo seja com você, com a sua família, também com suas amigas e amigos e com suas irmãs e irmãos lá da sua Comunidade de Fé.

Eu sou o Pastor Klaus, aqui da Paróquia Leste de São Paulo e sou responsável pela Oração do Dia.

Gostaria de meditar junto com você sobre dois versículos bíblicos e sobre uma música que eu gosto muito. O versículo bíblico do Antigo Testamento é o versículo das Senhas Diárias para o dia de hoje. Está registrado lá no Salmo 119, o capítulo mais comprido da Bíblia, no versículo 67 que diz: “Antes de me castigares, eu andava errado, mas agora obedeço à tua palavra”. Sim, às vezes nós, seres humanos, temos a sensação (e é isso mesmo) de que quando a gente faz coisa errada, a gente é castigad@. Sim, nós muitas vezes castigamos as nossas crianças, castigo correto, aquele que educa, aquele que faz perceber o erro e faz a criança refletir sobre o que fez de errado para não acontecer de novo. Deus faz a mesma coisa conosco! Muitas vezes Ele precisa nos castigar de uma ou de outra forma para nos fazer enxergar as coisas erradas que estamos fazendo e mudar o rumo da nossa vida.

Lá da carta que o apóstolo Paulo, a segunda carta que ele escreveu para a Comunidade lá em Corinto, capítulo 7.10 diz: ”A tristeza que é usada por Deus produz o arrependimento que leva à salvação.” É uma verdade que o apóstolo Paulo traz para nós. Sim, muitas vezes a gente faz coisa errada, percebe que está realmente errado, e isso nos leva a uma tristeza muito grande. Aí essa tristeza nos faz refletir sobre aquilo que fizemos de forma errada, e chegamos ao arrependimento. Toda pessoa que reflete profundamente sobre coisas erradas que fez vai chegar ao arrependimento, e esse arrependimento traz salvação, diz o apóstolo Paulo. Johann Schefler tem uma frase muito bonita que está registrada no hino 205 do Hinário o Povo de Deus 1. No verso 4 diz: “Andava errante como um cego, não Te buscando, Te encontrei; minha alma estava sem sossego, da luz da vida me afastei. Porém, agora o consegui pois tudo achei em Ti”.

E aí eu me lembrei de uma música que você conhece e todo mundo evangélico, todas as Igrejas Evangélicas e também na Igreja Católica cantam essa música. Diz o seguinte:

Oh, bem cego eu andei e perdido vaguei, longe, longe do meu Salvador! Mas da glória desceu e seu sangue verteu por salvar a um tão pobre pecador. Foi na cruz, foi na cruz que, a tremer, percebi meu pecado castigado em Jesus. Foi ali, pela fé, onde os olhos abri e hoje, salvo, me alegro em sua luz. Bem ouvia falar dessa graça sem par que nos deu um Salvador em Jesus. Mas eu surdo me fiz, converter-me não quis ao Senhor, que por mim morreu na cruz. Mas um dia senti meu pecado e tremi, vendo as penas da justiça e da lei. Apressado fugi, em Jesus me escondi e refúgio seguro nele achei. Quão feliz é, então, este meu coração, a gozar aquele tão santo amor, que levou meu Jesus a sofrer lá na cruz, por salvar a um tão pobre pecador!

Texto muito bonito de Isaac Watts que viveu entre 1674 e 1748 e também uma outra parte, o estribilho, é de Ralph Erskine Hudson que viveu entre 1843 e 1901.

Desejo convidar você para orar: Nosso querido Deus, nós nos colocamos perante Ti em oração, querendo pedir perdão pelos nossos pecados, pelas nossas falhas, por tudo aquilo que de errado fizemos. E queremos Te pedir que o Teu perdão venha para dentro de nossa vida e traga alento para nossa vida, traga novas forças e novo ânimo para a nossa caminhada. Permita, Senhor, que aquela sensação do pecado que já ficou para trás realmente desapareça da nossa vida e que assim possamos novamente ter alegria para a vida do dia-a-dia. Senhor, sabemos que sempre de novo falhamos, erramos e todos os dias necessitamos do Teu perdão. Então, que esse perdão, Senhor, venha sobre nós diariamente nos confortando e nos trazendo novas forças. É o que Te pedimos em nome de Jesus Cristo que na cruz morreu em favor de todas as pessoas. Amém!

Desejo a você uma abençoada segunda-feira e uma abençoada semana, e amanhã a gente se reencontra com outr@ colega que fará a Oração do Dia e que nós, junt@s, iremos acompanhar.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br