Prédicas e Meditações



ID: 2931

Sepulcros caiados - fariseus - Mateus 23.27-28 - P. Gerson Acker - 26 de novembro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

26/11/2021

Saudação: Olá meu irmão! Olá minha irmã! Que a graça e a paz de Jesus Cristo esteja contigo. Amém!

 

Reflexão: No tempo de Jesus existiam grupos políticos religiosos. Eram grupos que defendiam certas visões teológicas e tinham obviamente um respaldo político. Conhecemos os Fariseus, os Saduceus, os Escribas, os Essênios e os Zelotes. Destes grupos, o que Jesus mais atritou, sem dúvidas nenhuma, foi o grupo dos Fariseus. Os Fariseus eram conhecidos por serem altamente legalistas. Isso não significa que eles eram “legais”, significa que eles levavam a lei, o cumprimento da Torá e todos os seus desdobramentos de uma maneira muito severa. E isso incomodava Jesus profundamente, porque ele percebia que eles cobravam muito dos outros, mas de que eles próprios não tinham condições de cumprir tais preceitos.

No Evangelho de Mateus, capítulo 23, nós encontramos um longo texto em que Jesus vai criticar a ação hipócrita dos Fariseus e dos Escribas ou Mestres da lei.

Leio para nós de Mateus 23.27-28 que diz assim: “Ai de vocês mestres da lei e fariseus hipócritas, pois vocês são como sepulturas caiadas, ou seja, como túmulos pintados de branco que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos mortos de podridão. Por fora, vocês parecem boas pessoas, mas por dentro, estão cheios de mentiras e de pecado”.

Sem dúvida nenhuma é uma palavra muito ácida, muito dura de Jesus Cristo para as pessoas, que assim como os Fariseus, vivem uma vida de hipocrisia.

Meu querido irmão, minha querida irmã é muito fácil apontar a hipocrisia nas outras pessoas, mas a gente precisa aprender a fazer o exercício de autoavaliação e perceber quantas vezes eu exijo coisas das pessoas que eu não cumpro. Quantas vezes eu quero parecer uma pessoa perfeita, quando na verdade, eu estou me comportando como um sepulcro caiado.

Importante é primeiramente se conectar com Deus. Fazer essa limpeza interna. Ter uma postura coerente entre aquilo que você fala e aquilo que você vive; afastando todo e qualquer tipo de hipocrisia que sempre insiste em querer tomar lugar na nossa vida. Que a gente possa fazer e ser diferente dos Fariseus! Fica esse desafio para nossa experiência na vida cristã. Amém!

Oração: Ora comigo? Querido Deus, afasta-nos da tentação de querer apontar o erro dos outros sem perceber as nossas falhas. Afasta-nos de ter uma fé hipócrita. Afasta-nos de qualquer tipo de farisaísmo. Por Cristo Jesus. Amém!

Benção: Que Deus mantenha a tua cabeça fria, o coração quente, as mãos abertas e os pés sem pressa e sem preguiça. Que assim te abençoe o Deus que é Pai, Mãe, Filho e Santo Espírito. Amém!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br