Prédicas e Meditações



ID: 2931

Ser cristão é mais simples do que se imagina

Senhas diárias

03/07/2020

SENHAS DIÁRIAS - 03.07.2020
O salmista confessa sua certeza de que Javé, o Senhor, é o Criador Todo Poderoso e clama por sabedoria para submeter-se ao Senhor. Ele sabe que os mandamentos de Deus são para cuidar de sua vida e de todo o povo. Sua vontade pessoal conflita com a vontade de Deus, o que sabemos muito bem. Sua vontade quer viver apenas para o que lhe agrada, mas a palavra de Deus o desafia a viver em amor com as outras pessoas. Isso significa não querer sempre ter razão ou fazer sua vontade vencer. Por isso clama para Deus o ajude a viver segundo os mandamentos e a vontade do Senhor. Nas leis de Deus está o verdadeiro sentido da vida e o caminho para a fraternidade e a paz entre as pessoas. Ele busca por isso, pois sabe que por si só sempre vai querer ter a primazia e ser o mais importante de todos.
João nos ensina muito sobre isso. Nesta passagem de sua 1.ª carta, ele nos remete para a simplicidade da vida que Deus quer para todas as pessoas: crer em Jesus como Senhor e Salvador e amar uns aos outros como o próprio Cristo ensinou e mostrou. Na palavra de Jesus está tudo que precisamos saber e fazer para viver segundo o bem de Deus. A fé em Jesus se transforma automaticamente em amor ao próximo. Se não acontecer amor ao próximo, não há fé em Jesus. E amor ao próximo não é apenas palavras bonitas. Amor ao próximo é envolvimento com quem está em necessidade ou dificuldades. O bem viver continua sendo muito bem explicado na Palavra de Deus: amor a Deus e amor ao próximo. Há quem diga que podemos amar ao próximo, e fazer o bem a ele, sem amar a Deus, mas não há como amar a Deus sem amar ao próximo. E João é singelo em sua mensagem: Crê no Senhor Jesus, e na sua mensagem, e ama ao próximo. Isto é o fundamento da fé cristã. Isto é o que Deus procura nos seres humanos. Creio que teimamos em dizer que amamos a Deus, mas colocamos poréns quando é para amar ao próximo. Isso não se encaixa! Parece que a vida cristã é muito menos complicada do que a maneira que se teima em viver. Pensemos nisso. O Senhor é conosco.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57568

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
REDE DE RECURSOS
+
Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br