Prédicas e Meditações



ID: 2931

Ser Sal e Luz

13/07/2021

A presença de Deus em nossa vida é convite constante para meditar em sua Palavra. Conforme as palavras do Evangelho de Mateus, “Vocês são o sal da terra; vocês são a luz do mundo” (Mt 5.13ss), somos convidados como comunidade cristã à ser instrumentos de Deus no mundo. Dando continuidade à prática salvadora de Jesus para com a humanidade. Jesus atribui esta tarefa para seus seguidores, a ser sal da terra e luz para o mundo, quando encarrega de batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e de ensinar a guardar suas palavras. Ou seja, Deus não derrama sobre nós o Espírito Santo para que nos sintamos privilegiados com isso, mas para fazermos parte da sua missão de amar e de anunciar ao mundo o seu amor. E isso não é tarefa exclusiva de algumas pessoas que se sentem preparadas para isso. Jesus confia isso à sua comunidade, à sua Igreja espalhada pelo mundo em todos os tempos e lugares. Jesus confirma essa vocação em nós. Ele afirma que nós somos o sal da terra, aquele sal que traz verdadeiro sabor ao mundo. Isto, porque se insere na realidade e se dissolve no serviço ao próximo.

A presença de Deus é concreta onde há preocupação com pessoas necessitadas; cuidado com o meio ambiente; onde se percebe a igualdade das pessoas diante de Deus; onde o ser humano é valorizado pelo seu ser e não pelo ter. Nos espaços onde se vive reconciliação; onde se vive a esperança na dificuldade; ali sentimos o sabor e a luz da presença de Deus. Desta forma, como cristãos e cristãs, nós temos uma tarefa muito importante diante do mundo. Deus faz de nós mensageiros e testemunhas do seu amor. Mesmo que por vezes, nos sintamos estagnados no caminho não podemos deixar de falar e de viver aquilo que vimos, ouvimos e experimentamos na comunhão com Deus.

Como comunidade cristã, como igreja de Cristo nós somos uma extensão das bênçãos de Deus no mundo. Não por algum mérito nosso, mas porque o próprio Cristo confirma isso: “Vocês são o sal da terra; vocês são a luz do mundo”. É por isso que diariamente somos animados por Jesus a pedir que Deus semeie em nossos corações os frutos do Seu Espírito e como instrumentos nas mãos de Deus, realizar sua vontade entre nós.

Diácona Cátia Patrícia Berner

CAM – Formação e Diaconia – Sínodo Uruguai
 


Autor(a): Diácona Cátia Patrícia Berner
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 13
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63657
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br