Prédicas e Meditações



ID: 2931

Tudo tem o seu tempo! - Eclesiastes 3.1 - P. Marcos Ebeling - 16 de outubro de 2021

Oração em tempos de Coronavírus

16/10/2021

 

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1)

Este versículo certamente conhecemos e, imagino, já aplicamos diversas vezes para situações da vida.

É uma invocação à fé paciente, perseverante e à fé que é esperança, pois amanhã tudo pode ser diferente.

Mas especialmente é um convite para que os processos de Deus, da vida e da natureza sejam respeitados, pois nem tudo pode acontecer na velocidade da nossa ansiedade.

Quanto tempo uma laranja precisa para amadurecer e oferecer um suco saboroso? Colhê-la antes do tempo ou adicionar produtos artificiais não darão ao suco o mesmo sabor.

Quanto tempo leva uma pessoa para aprender a ler e escrever? E depois interpretar o que leu e escreveu? Quanto tempo para aprender a dirigir o carro ou a moto? Quanto tempo precisamos para formar uma liderança na igreja? Quanto tempo os namorados e namoradas precisam para bem conhecer-se e manter um relacionamento compreensivo, saudável, edificante?

Quanto tempo é necessário para alguém conhecer a fé cristã luterana, saber aplicar o discernimento em relação a outros credos e testemunhá-la de forma inspiradora às outras pessoas? Muitos anos, certamente.

Nesta manhã oro com você por fé que é paciência – fé paciência que sabe esperar o tempo ruim passar, a criança crescer, a liderança amadurecer, a laranja oferecer um suco bom;

Oro com você por fé perseverante – fé perseverante que não desiste da pessoa, da natureza, do testemunho justo quando algo por inexperiência, imprudência ou falta de habilidade não deu certo. A fé perseverante sabe dar uma 2ª, 3ª e 4ª oportunidade.

Oro com você por fé que é esperança – esperança que não desiste dos filhos e filhas de Deus; esperança que é fé viva por apontar para o novo, para a superação da dificuldade do momento; esperança que sabe que Deus tem outro projeto e propósito para a vida que não a dor agora experimentada. Esta é uma fé ativa e viva que se sabe conduzida por Deus.

Oremos: Amado Deus. Cremos que todas as coisas cooperam para o bem e que em tuas mãos tudo tem um propósito. Dá-nos a fé paciente e perseverante em um amanhã melhor. Dá-nos a fé que é paciência histórica para dia após dia orar, clamar e testemunhar pelos mesmos assuntos que não conseguimos transformar e que precisam do teu cuidado misericordioso. Por isso oramos pela dor do corpo que não passa, pela doença que não cura, pelas pessoas que sempre usam de palavras duras para falar da tua igreja, pelas pessoas que não conseguem controlar a ansiedade, superar a solidão, o luto, a ausência de amigos e amigas, a ausência da paz, da justiça e do amor que é vida. Senhor, não pedimos para que todos os problemas sejam eliminados, mas que nos dês a fé paciente, perseverante e cheia de esperança para sermos, como tua igreja, uma luz inspiradora. Por Jesus Cristo, amém.

Deus abençoe tua vida com fé paciente, perseverante e cheia de esperança. Amém.



 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br