Prédicas e Meditações



ID: 2931

Vamos à Casa do Senhor

09/11/2021

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor. Pararam os nossos pés junto às tuas portas ó Jerusalém! Salmo 122.1-2

Irmãos e irmãs, o convite deste salmo é para mim e para vocês adentrarmos à Igreja, aonde Deus nos espera como seus filhos, suas filhas, seu povo. Na Igreja renderemos honra, glória e louvor ao seu santo nome. Por isso vamos à casa do Senhor!
Quando Albert Einstein fora perguntado se cria em Deus, ele disse: eu creio no Deus de Spinosa. Ora, o Deus de Baruch Spinoza é o próprio coração humano, e o coração humano entregue à si mesmo às suas próprias forças não encontra salvação, se perde de si mesmo e em si mesmo, nas aventuras que cria nesse mundo, procurando algum sentido para a existência. Porém, para nós cristãos e cristãs o sentido de nossa vida está em Deus. Nós cremos no Deus-Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e a esse Deus nós encontramos na Igreja, pois esse é o lugar que ele escolheu para ali fazer habitar o seu santo nome.
E mesmo assim alguns ainda dizem: “eu não preciso da Igreja, eu e Deus lá em casa estamos muito bem”. Porém, a Igreja tem um lugar especial na vida de todas as pessoas que o buscam sinceramente. Ele espera a todos/as para que possa colocar nas suas vidas o sinal de salvação, a partir do batismo, pois no Batismo Deus se compromete com a nossa vida. Não estamos sós, em todo o tempo, seja bom ou mau. Assim, Deus te espera na sua casa para que possas usufruir plenamente de todas as suas bênçãos.
E o convite é especial, é Jesus que nos convida: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mt 11.28). É na Igreja que encontramos alívio para todas as nossas dores e penas, para nossas angústias existenciais. Mas também, encontramos forças para a luta do dia-a-dia, para os desafios que temos que enfrentar e superar. Porque na Igreja Deus nos espera, nela Jesus quer receber de ti tudo o que pesa, quer trazer alivio ao fardo dos pecados e nos trazer o perdão. Sabemos que somos apenas criaturas frágeis e precisamos do Criador, que não nos deixa à mercê do nosso próprio coração. Aos pés da cruz, do Senhor Jesus, são carregadas nossas culpas e medos e nos é presenteada a reconciliação.
Na Igreja somos chamados/as a sermos sal e luz. A partir da Igreja nós também lançamos luzes diante da sociedade, luz que vem de Jesus. Luz para um mundo que vive na obscuridade e não reconhece mais as pessoas como iguais e dignas de serem amadas. Um mundo que torna as pessoas diferentes para poder julgá-las, um mundo que não leva mais em conta a misericórdia. Somos chamados/as a ser sal e luz colocando nossos dons a serviço, vivendo o batismo. Que os nossos pés, nossos braços e nossos corações estejam dispostos a ir ao encontro do próximo, e ali então colocar um sinal da bênção que recebemos na Igreja.
Como filhos e filhas de Deus somos herdeiros/as do Reino, vivemos sob a graça. Esse reino é o mundo novo que todos ansiamos e buscamos. Conforme apocalipse 21.5: “Eis que faço novas todas as coisas”. Nesse mundo novo que Jesus tem preparado para nós, há uma nova vida repleta da presença divina, já podemos sentir os sinais na comunhão entre irmãos/ãs. Cristo, que tanto nos ama, nos quer para junto de si, também na Sua casa - a Igreja, onde fomos chamados e chamadas para servir.
Busquemos essa luz na casa do Senhor, na leitura de sua palavra e, a partir disto, iluminemos essa sociedade tão carente de paz, de amor, de entendimento e de reconciliação. Sejamos um símbolo da salvação que só Jesus Cristo, o Senhor da Igreja, pode nos dar.
 


Autor(a): Pastor Marcos Cesar Sander
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 122 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 65123
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br