Prédicas e Meditações



ID: 2931

Vigiar! - Mateus 24.42 - P. Ernani Röpke - 12 de novembro de 2021

Oração em tempos de Coronavírus

12/11/2021

Desejo que Deus lhe abençoe com belas realizações nesse dia.

No domingo de Advento, no dia 28 de novembro, a igreja inaugura um novo ano. Um novo tempo de espera. Por isso, até o romper do Advento os textos bíblicos indicados para reflexão apontam para o fim. Jesus disse aos seus discípulos em Mateus 24.42: “Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor”.

Falar em vigiar causa uma certa apreensão e até medo. Significa cuidar para não ser surpreendido. É estar atento. Vigiamos, pois achamos que algo externo vai nos colocar em perigo. O que Jesus, afinal, nos quer transmitir com o seu convite para vigiar?

Jesus ao convidar para vigiar não quer causar apreensão e medo. O seu convite para vigiar nos convida a uma reflexão interna. Ele nos convida a olhar para as nossas vidas. A vinda do Senhor é para dentro da minha vida. Como está a minha vida? Tenho paz interior? Consigo ver o que está errado na minha vida ou só consigo apontar os erros nas outras pessoas? Consigo também reconhecer o mal que existe em mim ou só na outra pessoa? Vigiamos as nossas próprias imperfeições ou apenas as imperfeições alheias? Ainda percebemos o mal que nos tenta ou nos aliamos a ele?

O convite de Jesus é para que possamos vigiar no seu amor, na sua paz, na sua justiça, na sua misericórdia e no seu perdão. É um vigiar que quer contribuir na diminuição da violência, da injustiça, da discriminação e do preconceito. É um vigiar que quer estender a mão a pessoa que está fragilizada, enferma e necessitada.

Deus veio em Jesus Cristo ao nosso encontro não para nos amedrontar, mas para nos fazer vigilantes no seu amor e testemunhas da sua salvação. Vamos juntos e juntas vigiar no amor do Cristo, pois é isso que renova a alegria e a esperança da vida e nos faz estar preparados para a sua chegada. Amém.

Oração: Senhor, ajuda-nos a vigiar na tua Palavra. Ela nos fala da tua verdade. Ela nos faz vigiar no amor, na paz, na misericórdia, na justiça e no perdão do teu Filho. Ela nos lembra que és um Deus fiel, um Deus que orienta e consola a nossa vida com o Espírito Santo. Amém.

Bênção: Que o Espírito Santo de Deus nos abençoe. Que ele nos conceda a força para vigiar no seu amor. Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br