Conselho da Igreja


ID: 2274

A presença feminina no Conselho da Igreja

04/04/2004

Carolina Schulz representa o Sínodo Paranapanema
Elza, Filomena, Leondina e Mirtis são lideranças femininas no Conselho da Igreja
1 | 1
Ampliar

Atualmente, existem cinco mulheres, ambas leigas, integrando como titulares o Conselho da Igreja, importante instância que cuida da execução das metas estabelecidas pelo Concílio, atuando em caráter supletivo a este e, em situações especiais, tomando decisões que seriam de alçada do próprio Concílio. Conheça um pouco mais de cada uma destas mulheres que tem em comum a vontade de contribuir para o desenvolvimento da IECLB e que estarão integrando o Conselho até 2006.

Elza Maria dos Santos Nienow, representa o Sínodo da Amazônia e vem de Porto Velho, RO, onde mora, com muita disposição para integrar o Conselho da Igreja. Professora, ela dá aulas de História e Filosofia para 19 turmas de Ensino Fundamental e Médio, e ainda arranja tempo para contribuir em diversos projetos e divulgar a sua igreja: “Mesmo na sala de aula, sempre encontro brechas, no Dia da Mulher, por exemplo, para falar da IECLB e os trabalhos que desenvolve, o que para mim, é sempre uma grande motivação!” – Afirma a rondoniense. Uma parte interessante desta trajetória de entusiasmo e envolvimento é que Elza era católica até que conheceu um gaúcho que tinha ido para a Rondônia desenvolver um trabalho social, Olavo Nienow, que era luterano e com quem casou, mais tarde, em uma cerimônia ecumênica. Após o nascimento dos filhos, ela optou pela IECLB, fez a profissão de fé e começou a envolver-se no dia-a-dia da igreja, ajudando no que era possível. Elza já foi presidente do presbitério, do sínodo, está na segunda gestão como integrante do Conselho da Igreja e seus quatro filhos, aos poucos, também já estão se envolvendo no trabalho com a igreja.

A capixaba Leondina Schulz Borchardt é só sorrisos quando fala de um de seus grandes amores, a IECLB: “Desde cedo participava da igreja, fui líder do grupo de JE de Colatina, orientadora do Ensino Confirmatório, estava sempre envolvida”. Leondina é contabilista e atende profissionalmente inúmeras paróquia do Sínodo Espírito Santo a Belém. Ela também é vice-presidente sinodal e integra a comissão “Fé e Compromisso” do sínodo, que reúne tesoureiros e profissionais da área de finanças com o objetivo de levar informações para as comunidades, tanto legais quanto da própria IECLB. Fora todos estes compromissos, Leondina ainda têm um casal de filhos que mora em Colatina, no norte do estado, onde há melhores condições de estudo, enquanto que ela reside com o marido em Santa Maria do Jetibá, que fica no sul, fazendo com que ela esteja sempre em movimento: “A correria é grande, mas não há como evitar, é, realmente, uma grande satisfação para mim!”

Mirtis Preuss é outra entusiasta da IECLB, que representa o Sínodo Centro Campanha Sul no Conselho da Igreja, onde também participa da Diretoria, como 2ª secretária. Essas atividades requerem tempo e dedicação, mas ânimo é o que não falta para esta cachoeirense: casada e mãe de três filhos, ela exerce atualmente seu segundo mandato como Presidente da Comunidade, integra e secretaria a diretoria do sínodo e ainda conduz, junto com o marido, uma empresa de produtos para agricultura, fundada por seu pai. Mirtis acredita na criação de novos espaços para o trabalho dentro da Igreja, e já está formatando um projeto social que proporcione educação para mãe e filhos, em horários alternativos.

Carolina Eloisa Schulz é mais uma decidida integrante do Conselho, uma gaúcha que hoje mora em Curitiba, mas já esteve em cidades como Indaituba,SP, e Brasília, DF, desenvolvendo importantes trabalhos com a orientação do Centro de Pastoral e Missão. Arquiteta, e mãe de duas filhas, Carolina tem hoje duas empresas, que procura tocar de acordo com os princípios cristãos: “para mim, não é possível separar vida real e teologia, e o excesso de realidade, é tão nocivo quanto a alienação. Por isso, um dos propósitos de minha vida é justamente o de ajudar nesta ligação” – conta entusiasmada. Para ela, participar do Conselho e representar o Sínodo Paranapanema é um grande lazer, pois está tendo a oportunidade de contribuir para algo em que acredita. 

Filomena Canossa Freyer, a Filó, é luterana por opção, escolha que fez aos 14 anos, e uma profunda admiradora de Martim Lutero: “conheço sua história e admiro sua coragem de reformar”. Psicopedagoga e mãe de dois filhos, ela é diretora de uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental e ainda desenvolve outras atividades como por exemplo, o atendimento à crianças com dificuldades de aprendizagem e o aconselhamento à pais de crianças portadores de deficiências, quando compartilha seu conhecimento técnico e sua própria vivência, enquanto mãe de ppd. Moradora de Seara, SC, e representante do Sínodo Uruguai, Filomena foi a primeira mulher a presidir sua comunidade e acredita que os leigos devem participar mais, não esperar que tudo seja oferecido pronto, mas que procurem se envolver em trabalhos comunitários.


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br