Conselho da Igreja


ID: 2274

O valor de nossa Literatura Luterana para os não Teólogos

21/05/2013

O valor de nossa Literatura Luterana para os não Teólogos

Rodolfo Doerzapff
(Membro do ex Conselho Diretor da IECLB)

Entre os princípios teológicos defendidos pelo próprio Lutero, estava o chamado “sacerdócio geral dos crentes”.

E, afinal de contas, a realidade é que os nossos “obreiros” (Pastores, Diáconos, Catequistas e demais profissionais da nossa IECLB e de suas paróquias), espalhados agora por todo este nosso imenso país, não podem, humanamente falando, fazer tudo na esfera espiritual sozinhos/as em suas respectivas incumbências funcionais. Eles e elas necessitam, e muito, da ajuda prática dos “não teólogos”. Ai entra então, necessariamente, em função o princípio luterano citado. Tanto assim, que a IECLB tem, por exemplo, em seu Conselho, isto é, instância de grande importância na sua direção, tanto pastores quanto “leigos”.

Com outras atividades profissionais devidamente representados, ambos os mesmos direitos nas votações em reuniões e até mesmo nos Concílios. Pois são justamente os “não teólogos” ligados mais intimamente com a IECLB por laços os mais diferentes, como o de ocuparem cargos importantes em nível paroquial, sinodal ou nacional, que tenham ganho muito em conhecimentos gerais e temas espirituais, podem colaborar (e muito) com a administração e caminhos iecebelianos.

Então, não se podem chamar de “leigos” a todos os nossos membros, os não profissionais em nossa Igreja.

Pois, há sim, muitos que também entendem dos detalhes, do trabalho organizacional eclesiástico em âmbito nacional. E são apenas “não teólogos”. Não sendo, por exemplo, “analfabetos bíblicos”, pois têm o nosso livro sagrado na sua mesinha de cabeceira.

Mas, por outro lado, a IECLB tem obreiros que se distinguem como teólogos que por suas obras já publicadas não ficam nada a dever aos colegas de outros países e línguas. Tudo disponível na Editora Sinodal.

Na impossibilidade de citar todos os nomes dos pastores merecedores de constarem aqui e não desejando cometer injustiças, ficam aqui mencionados, apenas como exemplos de alguns também escritores: o que com as Senhas Diárias, ainda é o mundialmente conhecido, o P. Lindolfo Weingaertner; o ex-presidente da Federação Luterana Mundial, P. Gottfried Brakemeier e o prolífico P. Martin Dreher.

Entre tantos nomes de teólogos nacionais merecedores de também serem incluídos temos o P. Arzemiro Hoffmann, que em seu livro A Cidade na Missão de Deus, após um estudo profundo desta questão, a partir da página 131 em diante publica sugestões extremamente práticas de trabalhos missionários para paróquias situadas nas grandes metrópoles brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, etc.

Então, a rigor, a leitura de tais publicações será de grande utilidade para todos os “não teólogos” que exerçam algum cargo eclesial (em qualquer nível de nossa Igreja) , como também a todos os seus membros interessados em se aprofundar nas verdades divinas segundo o que aprendemos de nosso Reformador Martim Lutero.


 


Autor(a): Rodolfo Doerzapff
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Instância Nacional: Conselho da Igreja
Natureza do Texto: Artigo
ID: 21962

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br