Conselho da Igreja


ID: 2274

Reunião do Conselho da Igreja

25 e 26 de novembro de 2011

25/11/2011

Conselho de Igreja - novembro 2011
Conselho de Igreja - novembro 2011
Conselho de Igreja - novembro de 2011
Conselho de Igreja - novembro de 2011
Conselho de Igreja - novembro de 2011
Conselho de Igreja - novembro 2011
Conselho de Igreja - novembro de 2011
Conselho de Igreja - novembro de 2011
Conselho de Igreja - novembro de 2011
Grupo de Trabalho - Formação
Grupo de Trabalho - Catequista Débora Conrad e Almiro Wilbert
Apresentação do novo Portal Luteranos
Luterprev
Campanha Vai e Vem
Comissão Hinário
1 | 1
Ampliar

A última reunião do ano do Conselho da Igreja (CI) com a participação da Presidência e da Secretaria Geral da IECLB, realizada nos dias 25 e 26 de novembro, na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS, iniciou com a apresentação do relatório da Presidência Cuidar bem do bem da IECLB.

O Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, destacou que o texto bíblico de Lucas 23.13-35 inspira a caminhada conjunta à frente da Presidência “Nele, Jesus nos dá parâmetros decisivos para a caminhada da Igreja com vistas à sua missão. O jeito de Jesus sempre me fascinou! Destaco a capacidade ímpar de Jesus para construir relações de confiança a partir do diálogo, de muita conversa! O reconhecimento da sua autoridade foi fruto de uma atitude diferenciada, marcada pelo amor”. A partir da passagem bíblica, o Presidente ressaltou a importância do diálogo para a missão na Igreja “Dialogar é uma arte! Tem a ver com fazer afirmações verdadeiras, perguntas corretas, avaliações com critério, ponderações sinceras, esclarecimentos precisos, questionamentos respeitosos – e saber escutar! Levar o irmão, a irmã a sério, escutar, procurar entender, perguntar de novo, considerar a fala do outro, respeitar e amar é que farão a diferença na missão de nossa Igreja! O nosso jeito de conversar sobre as questões fundamentais da Igreja decidirá sobre a efetividade do que fazemos, as possibilidades que teremos e a nossa viabilidade”. Antes de fazer um retrospecto e mencionar algumas ações do seu primeiro ano de gestão, o P. Nestor afirmou que “o desafio de cuidar bem do bem da IECLB nos conduz a elaborar e a exercitar uma nova ética no contexto da IECLB. Para tanto, há uma condição fundamental: a vontade de cooperar que possui cada membro, Ministro, Ministra, liderança, movimento e instituição”. Três programas reúnem prioridades da gestão 2011-2014: Acompanhamento e avaliação ministerial e Formação teológica continuada, Programa de qualificação funcional e Programa de acompanhamento de estudantes.

Na sequência, a Secretária Geral da Igreja, Diácona Ingrit Vogt, apresentou o relatório da Secretária Geral, que incluiu a apresentação da equipe, estrutura física, papel administrativo-executivo e desempenho da Secretaria Geral nas áreas de Formação, Habilitação ao Ministério, Ministério com Ordenação, Ação Comunitária, além de Finanças e Patrimônio.

Os Conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer o novo Portal Luteranos, lançado no dia 30 de outubro, em culto, na Igreja da Paz, em Belo Horizonte/MG, com a presença do Pastor Nestor Friedrich, do Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste, P. Guilherme Lieven, do Pastor da Comunidade em Belo Horizonte, P. Geraldo Graf, além do P. Dr. Rolf Schünemann, Coordenador Eclesiástico do Portal Luteranos. Originalmente criado pela Comunidade em Belo Horizonte, posteriormente repassado ao Sínodo Sudeste e lançado como Portal nacional da Igreja, em 2006, no XXV Concílio, realizado em Panambi/RS, o Portal Luteranos tem como objetivo contribuir para a unidade da nossa Igreja por meio da visibilidade das atividades das Comunidades, Paróquias, Sínodos, instâncias nacionais, setores de trabalho, grupos, organizações, movimentos, revelando a história, a riqueza, a amplitude e a diversidade da IECLB no país. O Coordenador do Portal e a Assessora do Pastor Presidente, Cerise Pahl, explicaram que o Portal é uma construção conjunta de todos os integrantes da IECLB e nunca será uma obra terminada, pois existe para refletir e impulsionar a caminhada da Igreja, que é dinâmica. Os espaços estão sendo ocupados gradativamente. Nesta primeira fase, preparatória para o lançamento, os esforços foram empregados na transferência de conteúdos do antigo para o novo Portal, com prioridade para os Sínodos, as Paróquias, as Comunidades e os Setores de ação que, em breve, passarão a fazer eles próprios a inserção dos seus conteúdos.

A Secretária de Formação, Catequista Débora Raquel Klesener Conrad, relatou os encaminhamentos resultantes da primeira reunião do Grupo de Trabalho – Redefinição de uma política de formação para a IECLB. O GT, formado pelos Conselheiros Almiro Wilbert e Ema Marta Dunk Cintra, e como suplente, Ademar Gaedke, teve a sua primeira reunião nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e foi subsidiado com vários dados sobre as Bolsas de auxílio e gratuidade, o Exame de Admissão, o perfil descrito nas vagas publicadas, a projeção de aposentadorias, a síntese das memórias da Comissão de Formação e Pesquisa Teológicas, o Convênio com os Centros de Formação e o documento ‘Perfil da Formação Teológica de um Obreiro na IECLB’. Após a análise e a reflexão sobre estas informações, o GT sistematizou as suas conclusões enfatizando três verbos: suprir, qualificar e otimizar – Suprir a demanda (quantitativa e qualitativa) de Ministros para a IECLB – Qualificar os vocacionados – Otimizar os recursos (humanos, físicos e financeiros) aplicados e todo o processo de formação.

A Catequista Dra. Haidi Drebes, Secretária da Habilitação ao Ministério, listou os nomes dos Candidatos aprovados no Exame Pró-Ministério para a autorização da expedição do Certificado de Habilitação por parte do Conselho da Igreja, conforme determina o Regulamento do Ingresso no Ministério com Ordenação na IECLB. Os 26 Candidatos ao Ministério estão aptos e, neste momento, se dispõem a servir em uma das Comunidades ou Paróquias da IECLB.

Um novo hinário para a IECLB: o P. Claudio Kupka, Pastor na Paróquia Matriz, em Porto Alegre/RS, participou ao CI uma síntese das reuniões, ocorridas em setembro e novembro deste ano, da Comissão Hinário da IECLB, que deverá elaborar a proposta de um novo hinário para a Igreja. A Comissão é formada por Cladis Steuernagel, Cleonir Zimmermann, Delmar Dickel, Marcel Steuernagel, Oziel Campos de Oliveira Júnior, Soraya Eberle, Werner Ewald e Claudio Kupka, Coordenador, que esclareceu que a Comissão ainda não está coletando nem selecionando repertório neste momento, mas buscando critérios que possam nortear o trabalho a partir de uma concepção mais ampla “O objetivo é procurar reafirmar a identidade musical luterana e reorientá-la para a atualidade”.

O Secretário da Ação Comunitária, Pastor Dr. Mauro Batista de Souza, apresentou os resultados da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, que, este ano, na sua quarta edição, arrecadou R$ 726.105,96 (contabilizados até 21 de novembro, data final para o repasse), superando os valores dos anos anteriores. “A Campanha Vai e Vem é o gesto concreto de uma Igreja missionária, que busca estar presente nos mais variados lugares para levar a Palavra de Deus”, comemorou o Secretário, que lembrou os Conselheiros que, em 2011, foi realizado um encontro nacional, na sede da IECLB, em Porto Alegre, com os Coordenadores Sinodais da Campanha, que tinham a tarefa de serem os multiplicadores da ação, e que os Sínodos estiveram livre para escolher a melhor data para conduzir a Campanha, dentro da época habitualmente preestabelecida, sempre iniciada em Pentecostes. Para 2012, quando a Campanha Vai e Vem será conduzida pela Secretaria de Missão, coordenada pelo P. Mauro Alberto Schwalm, foi prometido maior fortalecimento para as doações online (via Portal Luteranos) e reafirmada a importância do novo Portal Luteranos como instrumento de missão. Após a apresentação dos relatórios da Campanha 2011, foi o momento de aprovar os projetos a serem apoiados com as ofertas arrecadadas. Serão dez projetos, sendo quatro novos, além do Fundo Solidário a Paróquias e Comunidades.

Na reunião, também foi votada a proposta de orçamento para 2012 e foram discutidos os temas implementação de reserva ministerial, regulamentação do Fundo de Reserva para Emergências e critérios para o Fundo de Solidariedade dos Sínodos. A entrada de Ministros e Ministras na inatividade bem como retornos e desligamentos fizeram parte da agenda. Os Conselheiros foram informados, ainda, sobre o andamento da participação dos Sínodos no apoio que a IECLB vai prestar à reforma do templo em Wittenberg, na Alemanha, com vista ao jubileu dos 500 anos da Reforma.

Ao final do encontro, o Presidente do Conselho da Igreja, Otávio Schüler, mencionou o Tema do Ano da IECLB para 2011 Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso, e pediu que, na noite de Natal, não pensemos naquilo que não temos, como bens materiais, mas no que precisamos: paz interior e vida abundante, para nós e para o próximo, “e cada vez mais disposição para trabalhar em 2012!”. O Pastor Presidente, encerrando os trabalhos, lembrou que aquele era o último dia do calendário eclesiástico e mencionou Apocalipse 22.13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim, além das Senhas Diárias: Joel 2.23 Alegrai-vos e regozijai-vos no Senhor, vosso Deus e Filipenses 4.4-5 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor, e falou sobre a importância de confiarmos na presença de Deus na nossa vida “Alegrai-vos sempre no Senhor, a alegria que é fruto da esperança, da confiança e da segurança que vêm de Deus. Amanhã, entraremos no tempo de Advento. Vamos do Cristo Rei para o Cristo humilde, da manjedoura, e que, na sua simplicidade, vem para encher de amor e fé a nossa vida”.

O hino 459 Oração da Igreja e a oração do Pai Nosso finalizaram o encontro.
 


Autor(a): Letícia Montanet - Jornalista
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Conselho da Igreja
ID: 11803

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br