IECLB e Coordenadoria Ecumênica de Serviços - CESE



ID: 2708

É chegada a Primavera: CESE lança Campanha Ecumênica por Justiça Ambiental

A Campanha Primavera para a Vida, em sua 12ª edição, tem o tema “Justiça Ambiental na perspectiva de Direitos”, e segue até dezembro.

30/08/2012

Com a chegada da Primavera, a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) renova o seu compromisso como serviço das igrejas de apoio à luta por direitos no Brasil.

Através da Primavera para a Vida, a CESE quer chamar atenção dos cristãos e sensibilizá-los sobre a realidade cada vez mais presente da ameaça das mudanças climáticas para o planeta e para as pessoas, principalmente as mais vulneráveis. Durante toda a primavera, serão realizados cultos ecumênicos e discussões sobre a temática. A CESE irá subsidiar as igrejas com material para esta reflexão.

O segundo objetivo da PPV é a mobilização de recursos junto às bases das igrejas que compõem à instituição. Igrejas de Salvador, Erechim, São Paulo, Belém, Vitória, entre outras, têm se unido a projetos sociais apoiados pela CESE para organizar refeições, vendas de artesanatos, debates e outras atividades para angariar contribuições. Eliana Rolemberg, Diretora Executiva da CESE, explica como essas igrejas podem participar.

“Neste ano vamos reforçar uma grande Rede de amigos da CESE. As comunidades podem se organizar para reunir doações mensais. Por menor que seja cada doação, se juntamos com as de muitas pessoas nessa grande rede, teremos recursos para fazer com que as sementes germinem e se multipliquem!”

A Prª. Rosane Pletsch, da IECLB, lembra da importância do trabalho da organização para a sua igreja. “Nossa igreja reconhece a relevância do trabalho da CESE. Embora estejamos no sul do país, desde a sua fundação, nos alimentamos pela missão, pela metodologia e pelos temas da CESE. Ela cumpre um papel social que a igreja não consegue realizar, apoiando movimentos sociais e pequenos projetos. A causa é realmente assumida pela equipe”, afirma.

Um desses projetos apoiados foi a Rede Ecumênica de Juventude (REJU):

“Gostaria de destacar a importância do apoio da CESE para os movimentos sociais e para juventude, inclusive para ao nascimento da própria REJU. Ela tem contribuído bastante na luta por direitos e no fortalecimento das bases de nossos movimentos, chegando às pessoas mais à margem da sociedade”, afirma Quitéria Silva, da REJU - Alagoas.

_____________


A CESE

Fundada em 1973 por igrejas cristãs empenhadas no fortalecimento das lutas dos movimentos sociais por uma sociedade mais justa e democrática, a CESE já apoiou mais de 10 mil iniciativas, beneficiando a vida de mais de 9,5 milhões de pessoas em todo o país. Atualmente, é composta pelas seguintes igrejas: Igreja Católica Apostólica Romana – CNBB, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB), Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPUB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) e Aliança de Batistas do Brasil.

Sobre a CESE

Por 39 anos, a organização vem trabalhando não só no apoio a projetos, mas também na articulação e diálogo entres diversos públicos, de diversas regiões do país, de diversos cleros e, principalmente, de diversas lutas. Essa é, na verdade, sua principal característica: a CESE é hoje umas das organizações mais plurais do país; trabalha no apoio às jovens mulheres indígenas da região norte ao mesmo tempo em que apoia as crianças e adolescentes cristãs de Brasília e o movimento negro do recôncavo baiano. São iniciativas nas áreas de direitos humanos, meio ambiente, fortalecimento institucional, desenvolvimento econômico, educação, saúde popular, articulação ecumênica, comunicação e cultura.

Não é por menos que em quase quatro décadas de trabalho já apoiou mais de 10 mil iniciativas populares na luta por transformação social, ajudou a mudar a vida de mais 9,5 milhões de brasileiros e brasileiras que diariamente vivem as consequências da extrema desigualdade que ainda é muito presente no Brasil.




 

As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br