A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

1º Domingo após Pentecostes - Trindade - Dois Irmãos das Missões/RS

Paróquia Martin Luther de Erval Seco

07/06/2020

Abertura do Culto
Templo da IECLB em Dois Irmãos das Missões
Altar da Comunidade de Dois Irmãos das Missões
Altar da Comunidade de Dois Irmãos das Missões
Altar da Comunidade de Dois Irmãos das Missões
Altar da Comunidade de Dois Irmãos das Missões
Altar da Comunidade de Dois Irmãos das Missões
Altar da Comunidade de Dois Irmãos das Missões
Altar da Comunidade de Dois Irmãos das Missões
Altar da Comunidade de Dois Irmãos das Missões
1 | 1
Ampliar

LITURGIA DE ABERTURA

SINO

Acolhida:

Olá querido irmão e querida irmã em Cristo. Aqui estamos na Comunidade em Dois Irmãos das Missões e saudamos vocês neste dia onde lembramos e celebramos a Santíssima Trindade com as palavras das Senhas Diárias que abrem mais uma semana. Palavra que encontramos no livro do profeta Isaías, capítulo 6, versículo 3: Os serafins diziam em voz alta: Santo, santo, santo é o Senhor todo poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!

Saudação Trinitária:

Celebramos este culto em nome e na presença do Trino Deus: Deus Criador; que em Jesus Cristo veio e se fez gente como a gente; e que pelo Espírito Santo nos aquece com seu amor, nos dá força e ânimo para sermos sempre instrumentos do cuidado de Deus neste mundo. Amém.

Hino: Santo, Santo, Santo (LCI 242)

Confissão de Pecados:

Deus, que em Cristo vieste ao nosso encontro e pelo Espírito Santo nos acompanha hoje, mais uma vez estamos na tua presença como tua Comunidade reunida cada qual em sua casa. Ainda não é possível estarmos juntos em nosso templo. Quanta tristeza sentimos em nosso coração por não podermos estar como Comunidade reunida, de mãos dadas em oração e atenta à tua Palavra. Mesmo assim somos imensamente gratos e gratas por podermos celebrar culto no espaço de nossas casas, junto da família. Em todos os tempos e circunstâncias tu nos chamas sempre de novo para perto de Ti. Tu queres nos orientar e cuidar. Sabemos que Tu conheces nosso coração, nossa maneira de ser; também daquilo que está no mais íntimo do nosso ser Tu tens conhecimento da nossa vida e da nossa história. Também sabes das nossas dificuldades em seguir a tua vontade. Mesmo quando não queremos, tropeçamos ou tomamos caminhos contrários aos teus ensinamentos. Isso fazemos, Deus, como pessoas, mas também como família e como comunidade. Aqui estamos na tua presença de coração aberto, arrependidos e arrependidas dos nossos pecados e pedindo-te por misericórdia. Transforma-nos! E neste tempo sombrio e assustador, queremos pedir-te que venhas nos dar forças, ânimo, discernimento e sabedoria para poder vivenciar o teu evangelho dentro e fora de casa a cada novo dia. Que diante de dilemas, problemas, tristezas e divergências a tua vontade prevaleça sobre a nossa. Em Cristo e pelo Espírito Santo, ouve-nos e atende a nossa oração. Amém

Canto: Cristo, ouve-nos. Cristo, atende-nos (Em tua Casa)

Anúncio da Graça:

Na primeira Carta de João, capítulo 2, versículo 10 lemos: “...e o amor de Deus é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados”. Na certeza da presença de Deus, que em Cristo revelou seu amor e por amor morreu na cruz para nos salvar e pelo Espírito Santo fortalece a nossa fé e nos dá coragem para o testemunho cantemos com alegria...

Hino: Glória (João Francisco Esvael - Teólogo e Músico da Igreja Anglicana)

Oração do Dia:

Deus, fonte de amor! Aqui estamos na tua presença. Aquieta o nosso coração. Queremos ter um momento em tua presença. Sentimos falta do encontro na Igreja, mesmo assim te somos imensamente gratos e gratas por essa possibilidade de celebrar a vida que recebemos de tuas mãos. Neste momento nos unimos a tantas outras pessoas que se colocam em oração. Abre o nosso entendimento e o nosso coração para ouvirmos a tua palavra. Palavra que quer nos iluminar e nos fortalecer na fé, na esperança e no amor em tempos tão difíceis e sombrios. Por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo Amém.

Canto: Amém Spiritual (LCI 216)

LITURGIA DA PALAVRA

Leituras Bíblicas: Ouçamos as palavras bíblicas para este domingo:

1a Leitura: 2 Coríntios 13.11-13

Senhor, que a tua Palavra transforme a nossa vida.
Queremos caminhar com retidão na tua luz. (Em tua Casa)

Bem-aventuradas são todas as pessoas que ouvem a palavra de Deus, a guardam em seu coração e a colocam em prática. Aleluia!

Canto: Aleluia (LCI 181)

Leitura do Evangelho:

Anúncio do Evangelho: Ouçamos o que está escrito no Evangelho de Mateus 28.16-20.

Leitura: (...) Palavra do Senhor.

Canto: Louvado, Sejas Cristo (LCI 184)

Prédica:

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão do Santo Espírito sejam conosco. Amém.

Neste domingo celebramos o Domingo da Trindade, ou seja, que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo; um só Deus. A Trindade é sempre lembrada nos cultos. O culto é o momento em que cristãos e cristãs ouvem a Palavra de Deus, cantam, oram e recebem as maravilhas de Deus em Cristo e pelo Espírito Santo. Quase que domingo após domingo costumamos confessar a nossa fé. Essa confissão é normalmente feita através do que chamamos de Credo Apostólico, mas também através de cantos ou outras Confissões de Fé que foram elaboradas para momentos especiais

A confissão de fé é dita em conjunto, em voz alta, sem temor, com alegria e de pé, como forma de manifestar nosso respeito, também, de declarar que estamos prontos a testemunhar esta mesma fé, não só nos cultos, mas em todos os momentos da vida. Também no isolamento social. No respeito, no cuidado. Na atenção por cada pessoa.

Você já percebeu que na confissão de fé nós não falamos nada sobre o que fazemos ou devemos fazer, mas afirmamos aquilo que Deus fez, faz e fará para nós e por nós? Nossa confissão de fé afirma aquilo que é central no cristianismo, ou seja, que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.

Ao confessarmos a nossa fé, estamos nos unindo à Igreja cristã em nossa Comunidade, Paróquia, Sínodo, IECLB e com cristãs e cristãos do mundo inteiro, declarando com firmeza aquilo que cremos e que nos foi dado pelo próprio Deus no Batismo e na sua Palavra.

Como é importante e significativo confessar a nossa fé. É um momento de revelar a nossa crença, que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo e tudo aquilo que Ele faz o faz para toda a humanidade. Já o Antigo Testamento, no livro do profeta Isaías (6.3) podemos ler: Os serafins diziam em voz alta uns para os outros: Santo, Santo, Santo é o Senhor Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro!

O Dia da Trindade que a Igreja cristã celebra no primeiro domingo após Pentecostes certamente lembra a ação do Deus Triúno em nossa vida. Ele é o Criador, o Salvador e aquele que nos impulsiona a viver a fé cristã. Deus Pai nos criou. Deus Filho, que é Jesus, morreu na cruz e ressuscitou por nós, nos dando a salvação. Deus Espírito Santo habita no nosso coração e nos dá a fé e a capacidade de fazer a vontade de Deus e seguir seus ensinamentos.
Jesus está conosco, nos acompanha em todos os caminhos e momentos da vida, nos envia para sua missão aqui na terra para que façamos discípulos e discipulas e batizemos em nome do trino Deus.

Ouvimos o evangelho que nos impulsiona para a missão. É tempo de testemunhar, fazer nossa missão: ensinar, fazer discípulos e discípulas, batizar. Somos encorajados e encorajadas a ver oportunidades de missão e serviço ali onde estivermos!

As primeiras palavras que Jesus profere à comunidade que se formou ao seu redor: Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Pela mesma autoridade que ele recebeu do Pai, ele autoriza aos seus seguidores e seguidoras a ir pelo mundo inteiro a continuar sua missão.

E como se fosse pouca essa autoridade para levar adiante o projeto recebido, Jesus promete estar sempre com os seus: Ele diz: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.

O Ressuscitado é o Emanuel, o Deus conosco que lembramos e celebramos carinhosamente no Natal! E sua presença em nossa história, em nosso mundo está garantida para sempre, porque sua promessa não só chega até nós, senão que se estende até o final dos tempos.

As palavras todos os dias, nos comunicam a certeza de que em cada momento que vivemos, agora mesmo, em nossos lares, em nosso medo, no meio desta pandemia e distanciamento social, o Senhor está conosco! Peçamos ao Espírito Santo que nos abra os olhos para reconhecer, no hoje de nossa vida a presença do Deus – Emanuel, Deus conosco.

Deixemos a Trindade fazer parte da nossa vida, preenchendo cada parte, cada momento da nossa vida. Vamos nos entregar completamente ao Deus que vem a nós como Pai, Filho e Espírito Santo, para assim podermos compreender o que a Palavra tem a nos dizer, e para glorificar a Deus.

Que a luz do Espírito Santo nos ilumine e que a paz de Deus que excede todo o entendimento, guarde nossos corações e mentes em Cristo Jesus. Amém.
Convido para que confessemos a nossa fé com as palavras do hino “Creio, Senhor, que és Deus”. Façamos com alegria e fé... Que este canto contagie o nosso coração e que possamos cantarolar suas palavras com fé e esperança de que Deus está conosco e dias melhores virão...

Confissão de Fé: Creio, Senhor, que és Deus (LCI 192)

Oração Geral da Igreja

Deus de amor e misericórdia, agradecemos por tua Palavra neste dia. Deixa que ela se manifeste nossas vidas nesta nova semana que iniciamos. Fica conosco e conduze-nos para que de nossas palavras e atitudes resulte algo bom para as outras pessoas.

Tempos difíceis estamos enfrentando no mundo e aqui em nosso país. Rogamos que tenhamos autoridades que colocam em primeiro lugar o bem do povo que governam e não seus próprios interesses.

Rogamos que a tua Igreja em todo mundo seja fortalecida para que a ninguém fiquemos devendo nada, senão o amor com que tu nos amaste em Jesus.
Rogamos por nossas famílias, perto e longe de nós, que tu lhes dês proteção e guarida e que a tua bênção se derrame sobre todas as pessoas que nos são queridas.

Rogamos pelas pessoas que estão doentes, nos hospitais e nas casas. Há uma infinidade de situações..., mas também lembramos das que foram infectadas com o novo corona vírus. Fortalece e dê todas as condições para enfrentarem a enfermidade.

Rogamos pelas pessoas que cuidam de quem está doente, familiares, pessoas amigas e profissionais da saúde. Dá-lhes forças renovadas.
Tu conheces os motivos de gratidão e, também, os pedidos de socorro que estão guardados no silêncio de nossas mentes e corações. Nós os colocamos, aos teus cuidados, para que nos ajudes a carregar e enfrentar. Por Jesus, amém.

Pai Nosso (CANTADO) – Ernani Luís

LITURGIA DE DESPEDIDA

A Bênção é desejo e promessa, promessa de Deus e desejo de um mundo de paz e justiça:

Deus, Tu és nossa fortaleza;
A audácia do teu Espírito nos transforme;
A bondade do teu Espírito nos guie
os dons de teu Espírito nos fortaleçam e nos enviem ao mundo.
Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso irmão. Amém.

Em nome de Deus, Criador, Redentor e Consolador. Amém.

Envio: Que a paz e o amor do Trino Deus esteja contigo ali onde estiveres. Amém.

SINO

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br