A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

7º Domingo após Pentecostes - Erval Seco/RS

Paróquia Martin Luther de Erval Seco

19/07/2020

Convite 7domPent
Altar Igreja Erval Seco
Altar Igreja Erval Seco
Altar Igreja Erval Seco
Altar Igreja Erval Seco
Altar Igreja Erval Seco
Altar Igreja Erval Seco
1 | 1
Ampliar

SINO

LITURGIA DE ABERTURA

Acolhida

Desde nossa Comunidade de Erval Seco, quero saudar cada pessoa que celebra conosco este 7º Domingo após Pentecostes: Saúdo com a Palavra Bíblica que é lema para essa semana: “Deus diz: a palavra que sair da minha boca não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para a qual designei” Isaías 55.11.

Deus quer de nós que a sua Palavra nos ajude a fazer da nossa casa, do nosso trabalho, um lugar melhor, sem diferenças, sem separar o joio do trigo, pois foi para isso que Deus nos designou.

Que possamos, em nossos lares, celebrar o amor de Deus, que nos acolhe como filhos e filhas e quer fortalecer nossa caminhada. 

Saudação Trinitária

Reunimo-nos como família cristã em nome do Trino Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Invoquemos a presença do Trino Deus entre nós cantando:

Hino: Que a graça do Senhor Jesus (LC 2)

Confissão de Pecados

Misericordioso Deus! Confessamos que temos pecado. Confessamos que muitas vezes não conseguimos realizar o bem que gostaríamos. Sendo assim, magoamos pessoas, ferimos tua Criação e ignoramos a Tua vontade em nossas vidas. Tentamos fugir da tua presença. Tentamos esconder o nosso pecado de ti. Tem compaixão e perdoa os nossos pecados! Através de teu Santo Espírito, dá-nos uma nova oportunidade de te servir e trilhar os teus caminhos. Oramos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém!

Anúncio do Perdão de Deus

“Pois pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados.” Efésios 1.7. Nessa certeza eu vos anuncio a remissão dos pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Glória in Excelsis

Cantem louvor a Deus, o SENHOR, vocês, o seu povo fiel! Lembrem do que o Santo Deus tem feito e lhe deem graças. (Salmo 30. 4). 

Deus perdoa o nosso pecado e ouve o nosso clamor. Por isso podemos render Glórias a Deus e ao seu Santo Nome cantando:

Hino: Vaso Novo (LC 33)

Oração do Dia

Oremos: Amoroso Deus, apesar de nossas falhas Tu nos ama e apesar de sermos quem somos Tu nos possibilitas viver em comunhão uns com os outros e, também, contigo. Te pedimos, esteja conosco Senhor, acalenta nosso coração, abre nossos ouvidos e faz-nos entender teu querer para nossas vidas. Amém

LITURGIA DA PALAVRA

Pregação

Lâmpada para os nossos pés é a tua palavra, é luz que ilumina os nossos caminhos. Salmo 119.105

Ouçamos a leitura do Evangelho previsto para a pregação de hoje, conforme Mateus 13.24-30, 36-43: 

Gente querida: Muitas expressões bíblicas fazem parte do nosso dia-a-dia, Lançar as redes, lançar a semente, Jesus é o caminho, a verdade e a vida, ser sal da terra e luz do mundo, torre de babel, olho por olho, dente por dente. O texto da prédica de hoje também tem algo muito conhecido: “o joio no meio do trigo”. E Jesus, com essa parábola nos diz que não arranquemos o joio do meio do trigo. Deixe os dois crescerem juntos. O mundo é assim. Ninguém é perfeito. Ninguém tem 100% da razão. Todos/todas nos equivocamos. Erramos. Machucamos. Mas claro, cuidemos muito. Cuidemos de nossos atos, do nosso jeito de ser e viver. O que fazemos, e mesmo deixamos de fazer, tem suas consequências. 

Lembro de uma historinha que me marcou muito. Diz assim: Um burro estava amarrado a uma árvore. Um demônio veio e o soltou. O burro entrou na horta de camponeses vizinhos e começou a comer tudo. A mulher do dono da horta, quando viu aquilo, pegou o rifle e matou o burro.

O dono do burro viu o burro morto, ficou enraivecido e também pegou seu rifle e atirou contra a mulher.

Ao voltar para casa, o camponês encontrou a mulher morta e matou o dono do burro.

Os filhos do dono do burro, ao ver o pai morto, queimaram a fazenda do camponês. O camponês, em represália, os matou.

Aí perguntaram ao demônio o que ele havia feito e ele respondeu:

– “Não fiz nada, só soltei o burro”.

Viu só? O diabo faz coisas simples ...porque sabe que o resto é a nossa maldade que faz.

Por isso vamos pensar antes de fazer algo de vingativo, espalhar mentiras, injúria e cuidar para o nosso coração ter mais CONSCIÊNCIA sobre os fatos ... porque para o Demônio basta só soltar o burro!

A Parábola do joio e do trigo nos convida a não nos precipitarmos. Não é tarefa nossa julgar rapidamente as outras pessoas. Muito menos condenar aos que não cumprem com o “meu ideal” que eu creio ser tão perfeito. Não é tarefa minha arrancar a erva daninha. Por outro lado, somos convidados e convidadas a seguir um caminho de humildade, de mudanças, de saber que somos diferentes uns dos outros. Assim, tenhamos entre nós sempre relação de respeito, sem desqualificar a ninguém; sem pretender arrancar, ignorar, destruir, machucar, pois isso Deus espera de nós. 

Creio irmãs e irmãos, que essa Parábola, tão distante da nossa lógica e de nosso comportamento, precisa ser interpretada como uma lição de uma cultura de paz e entendimento. Por pequeno que seja um gesto, uma palavra, uma mudança, pode transformar-se numa ação que mostre, entre nós, no nosso lar, na nossa comunidade, sinais do Reino de Deus. 

Finalizo com uma pequena história, também ela de autoria desconhecida e que quer nos ajudar nessa reflexão: Conta-se que um antigo rei chinês que pretendia conquistar um país inimigo e destruir seus habitantes, que mais tarde foi visto com seus inimigos comendo e se divertindo. Não querias destruir teus inimigos?, lhe perguntaram. Respondeu ele: Eu os destruí. Transformei-os em meus amigos!.

Pense nisso e tenha um dia e uma semana abençoada!

Hino: O Joio e o Trigo (Grupo Anima)

Oração Geral da Igreja

Oremos: Deus de amor! Nosso coração se alegra por ouvir novamente a tua palavra. Obrigado por tua Palavra que nos desafia a ouvirmos a tua voz em meio a tantas vozes que querem nos iludir. Que essa Palavra seja realmente transformadora, poderosa e eficaz em nosso viver. Que não queiramos separar o joio do trigo, que não queiramos julgar nosso irmão, nossa irmã, nos sentindo superiores. Intercedemos por nossa Igreja, por ministros e ministras e pelas lideranças. Permita que tenham um ouvido aberto e atento para a tua Palavra. Dessa forma, poderão proclamar a tua Palavra e realizar a tua vontade junto as pessoas que necessitam dela. Intercedemos por todas as pessoas que sofrem por doença e pelas famílias enlutadas. Sabemos e lembramos que tu estás sempre presente entre nós, na vida de cada pessoa especialmente neste tempo em que estamos vivendo, de angústia e medo por causa desta pandemia. Por isso intercedemos a Ti pois, são tantas as pessoas que sofrem por doenças, depressão, solidão, negação do perdão. Nós intercedemos por todas elas. Em especial, nós pedimos que olhes por todos os teus filhos e filhas que estão na linha de frente no combate e nos tratamentos nesta pandemia. Lembramos de cada pedido de oração feito nessa semana, e entregamos tudo em tuas mãos quando oramos conforme teu Filho Jesus Cristo nos ensinou:

Pai Nosso

LITURGIA DE ENCERRAMENTO

Bênção

Que o Senhor nosso Deus nos acompanhe e nos guarde,
que Ele nos ensine a viver o seu Evangelho no dia a dia
e que na semana diante de nós, sejamos testemunhas vivas do seu amor.
Assim nos abençoe o Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Envio

Vamos na paz do Senhor e sirvamos a Ele com alegria! E lembremos que o amor não é só palavra, mas atenção, carinho, ajuda.

Hino: Nem só palavra é o amor (LC 568) 

SINO

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br