A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

A alegria para viver!

05/06/2020

 

Certa vez, eu ouvi a seguinte frase: “todo Cristão deve ser alegre o tempo todo!” Após ouvir essa frase, eu fiquei indignado. Como assim ser alegre o tempo todo, se eu me entristeço várias vezes na semana? Talvez vocês, caros leitores, devem estar se perguntando é possível ser alegre o tempo inteiro?

As nossas vidas são marcadas por muitos sofrimentos. Atualmente vivenciamos algo jamais previsto: um tempo de pandemia. Com isso, muitas pessoas estão isoladas e preocupadas, outras estão nos hospitais, outras ainda choram o luto de um ente querido. Há ainda quem se desanime, pois perderam o emprego. A vida não está fácil!
Diante disso, podemos voltar a frase inicial: “é possível o ser humano ser alegre o tempo todo?” Para nos auxiliar, compartilho um versículo do livro Apocalipse. Este que por muitas vezes é utilizado para assustar as pessoas. Alguns até têm medo de ler. Mas este livro, na verdade, nos traz esperança para viver.

Em Apocalipse 21.4 diz: “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. Este versículo bíblico mostra o mundo já em reconstrução. Um novo céu e uma nova terra. A partir desse momento, não haverá mais pandemias, dor, desemprego, injustiça, racismo, etc. No centro dessa nova terra estará Deus (Ap 22.3). O mundo parará de girar em torno do ser humano. Será algo inimaginável, o verdadeiro Reino de Deus sendo posto em prática.

Enquanto vivemos nesse mundo, podemos ver fragmentos desse reino, quando: o evangelho é pregado; a solidariedade é colocada em prática; amamos uns aos outros; Porém por vivermos num mundo banhado pelo pecado, não temos a totalidade desse reino perfeito, por isso temos tanto sofrimento. 

Você pode me perguntar novamente: Será que é possível o ser humano ser alegre o tempo todo? Na verdade, é isso que Deus espera de nós. A alegria para viver. O Apóstolo Paulo em Filipenses nos diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4). O cristão deve todos os dias se alegrar no Senhor. Pois quando Jesus Cristo venceu o poder do pecado e da morte, ressuscitou no terceiro dia e nos prometeu uma vida plena, temos motivos para nos alegrar. Essa deve ser a alegria do ser humano. Sabemos que, em última análise, o que nos espera é a morte, mas essa morte, foi vencida por Jesus Cristo. E essa vitória, nos dá a possibilidade de entrarmos no Reino perfeito como descrito em Apocalipse 21 e 22. 

Por este motivo, o cristão deve se alegrar todos os dias. Eu sei que enquanto vivemos nesse mundo pecaminoso, nós vamos chorar, entristecer, desanimar, adoecer, etc. Porém temos a perspectiva da salvação, e que Jesus virá como Rei e Salvador. Assim, podemos nos alegrar todos os dias, pois não há poder algum que pode nos tirar essa alegria.

P. Jean de Borba

Paróquia de Concórdia 


Autor(a): P. Jean de Borba
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Testamento: Novo / Livro: Filipenses / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 4
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57054

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
REDE DE RECURSOS
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br