A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

A Atuação e o Poder

Horizontal x Vertical - Reflexões em Tempos de Coronavírus

28/03/2020

 

A ATUAÇÃO E O PODER
    Horizontal x Vertical

 

A sugerida opção pela quarentena, “isolamento vertical”, esconde uma ideologia seletiva, um virus ativado em momentos cruciais, que já sacrificou milhões ao longo da história, para o qual também não há vacina. Espero que esse alerta, da minha parte, não seja motivado apenas pelo fato de ter 60 anos.

O tamanho da crise explicita questões de fundo que, sob enorme pressão e medo, sustentam ou negam a primazia da vida para todos, base do que é digno e belo na convivência humana.

O voluntarismo religioso pode esconder “cepas” pretensiosas, triunfalistas e perversas. Nesse contexto proliferam ações, pronunciamentos, promessas e mensagens ambíguas.

Luteranos sabem que Deus promove a vocação e a inteligência dos cientistas, médicas e médicos, enfermeiras e enfermeiros, bioquímicas e bioquímicos, num enorme esforço articulado através da co-responsabilidade de todos nós.

O seu poder, os milagres, manifestam-se na horizontalidade do Período da Quaresma que, neste ano, vai perpassar e postergar a própria experiência restauradora e vital da Páscoa. 

A humanidade não se sustenta sem a força espiritual refletida e articulada através de uma teologia atual, pertinente e profundamentte leal.

Não são só as máscaras que estão em falta.


Hermann Wille
Pastor na Igreja da Paz - Santo Amaro - São Paulo/SP
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
REDE DE RECURSOS
+
Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br