A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

2º Domingo da Páscoa - Erval Seco/RS

Paróquia Martin Luther de Erval Seco

19/04/2020

Altar Igreja Erval Seco
Altar Igreja Erval Seco
Altar Igreja Erval Seco
Altar Igreja Erval Seco
Altar Igreja Erval Seco
Igreja em Erval Seco
1 | 1
Ampliar

Culto em Tempo de Corona-Vírus

LITURGIA DE ABERTURA

SINO

Hino: Eis o dia do Senhor (Coleção Miriã)

Acolhida:

O apóstolo Paulo escreveu: “Se Cristo não tivesse ressuscitado, nada teríamos para anunciar, e nada teríamos para crer. Mas a verdade é que Cristo ressuscitou” (1 Co 15.20).

Nesta manhã, se estivessemos na Igreja, íamos nos abraçar e nos cumprimentar com a saudação pascoal ortodoxa: Cristo Ressuscitou! Se você tiver alguém ao teu lado, de um abraço ou um aperto de mão e diga: Cristo Ressuscitou!

Cântico de Entrada: Cristo Ressuscitou (CEBI – Cantar a Vida)

Saudação Trinitária: Celebramos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Confissão de Pecados:

Querido Deus de amor e misericórdia, nós confessamos que somos pessoas pecadoras que necessitam da tua graça e do teu amor. Nesses dias de distanciamento social nos sentimos frágeis e a insegurança toma conta do nosso coração. Temos dificuldades de admitir os nossos medos e muitas vezes não sabemos o que pensar e como enfrentar essa situação de ter que estar mais em casa e se cuidar. Temos também dificuldades de enxergar a fragilidade de outras pessoas e achamos que já poderíamos voltar à vida normal. Trancamos, assim, as portas de nossas vidas e do nosso coração, achando que assim estaremos seguros. Clamamos a ti: Deus, por meio de Jesus Cristo, vem, coloca-te no meio de nossas vidas e na vida de nossa família. Perdoa-nos, reconcilia-nos contigo e entre nós. Concede-nos a tua paz e o teu perdão. Perdão, Senhor, perdão.

Canto: Perdão, Senhor, Perdão (Coleção Miriã)

Anúncio da Graça: Disse Pedro: “O próprio Jesus levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos para a justiça”. Por termos essa preciosa possibilidade, Deus seja louvado.

Canto: Louvemos todos juntos o nome do Senhor..


Oração do Dia:

Querido Deus, Faze-nos olhar para além do túmulo vazio. Que nossos ouvidos e o nosso coração percebam o que nossos olhos não podem mais ver e nossas mãos não podem mais tocar. Ajuda-nos a vencer a nossa pouca fé, as nossas dúvidas e incertezas. Queremos nos alegrar com a tua Palavra. Palavra esta que nos dá esperança e nos enche de coragem e amor. Vem, e ilumina o nosso pensar e agir. Por Cristo Jesus, amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Leitura do Evangelho:

Recebemos com alegria a leitura do Evangelho, cantando “aleluia”.

Canto: ALELUIA! Jesus Ressuscitou! (Coleção Miriã)

Anúncio do Evangelho: Ouçamos o que está escrito no Evangelho de João 20.19-25.

Leitura: (...) Palavra do Senhor.

Bem aventuradas são todas as pessoas que ouvem a Palavra de Deus, a guardam em seu coração e a vivem em seu dia-a-dia. Aleluia!

Canto: ALELUIA! (Coleção Miriã)

MENSAGEM:

Páscoa! Nova vida. Tempo em que a Palavra do Evangelho nos lembra do Cristo que quer aquietar os nossos corações com a sua Paz e quer abrir as tantas portas que estão fechadas para a vida verdadeira. Aquietemos na presença do Cristo vivo!

A Palavra Bíblica prevista para a pregação deste 2º domingo da Páscoa quer mostrar para as pessoas como elas devem viver e em quem elas devem se agarrar, principalmente em situações de sofrimento e tribulação. É um hino com os elementos básicos da fé cristã e esperança cristã. É um texto próprio para esse nosso tempo de distanciamento social, quando sentimos falta da família, de abraço, de compartilhar conversas, chimarrão, de estar junto de tantas pessoas que nos fazem falta.

Ouçamos o texto previsto para este 2º domingo da Páscoa: leitura de 1 Pedro 1.3-9

Aparentemente não vivemos uma perseguição aberta e declarada como estavam vivendo as comunidades cristãs do tempo do Novo Testamento. Contudo, a situação difícil que nosso mundo está enfrentando, a fragilidade de pessoas mais velhas, aquelas pessoas que são mais vulneráveis ao corona-vírus, nos levam a crer que existe uma dura e cruel angústia na vida de muitas pessoas.

Estamos vivendo o Tempo Pascal e somos chamados e chamadas a testemunhar, mesmo em meio à dor, que tempo de Páscoa é tempo de alegria.

É tempo de exaltação a Deus.

É tempo de louvor a Deus.

A verdadeira fé que Deus nos dá se transforma em louvor, glória e honra pela revelação de Jesus Cristo. Em Jesus Cristo sentimos a presença do Reino de Deus. Reino este presente ali onde estamos: em nossas famílias e em nossas comunidades. Esta certeza nos ajuda a nos sentir animados e fortalecidos pelo Abraço de Deus. Esta é a grande maravilha que Deus nos dá. Ele nos dá vida nova, em Cristo, pela sua ressurreição. Este fato nos torna agradecido e agradecida e faz com que nós, em meio a tudo que vivemos, possamos exaltar a Deus.

Mesmo que esse ano a Páscoa foi bem diferente, nos alegramos porque não fomos esquecidos por Deus. Podemos dizer que Cristo Ressuscitou. Ele vive. Entretanto, não há como não lembrar e dizer: vivemos uma estiagem que nos deixa preocupados. Temos que estar em isolamento, e isso nos angustia...

Mesmo para tempos confusos e difíceis a Palavra de Deus quer nos encorajar e animar. E hoje somos convidados e convidadas a acolher em nossos corações o ensinamento de Pedro em sua primeira carta, onde ele afirma que pela ressurreição de Jesus nascemos de novo para uma esperança viva. Essa experiência, porém, não nos livra das aflições e dificuldades do momento presente, mas quer nos fortalecer a fé e nos encorajar para enfrentar a vida com tudo o que ela apresentar.

Dois mil anos se passaram e as provações estão espalhadas pelos quatro cantos do mundo. É impossível enumerá-las. O tempo passa, as provações continuam e muitas vezes até aumentam. O mundo está cada vez mais impregnado de aflição, de medo e de violência. Como manter a esperança viva em meio a tais circunstâncias? Como renascer?

É justamente aí que Deus vem em nosso favor. Sua Palavra nos diz: “Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle, e Ele virá em tua ajuda” (Salmo 37.5). Que nossos caminhos estejam guardados pelo amor de Deus. Que cada passo, que cada palavra, que cada gesto nosso esteja impregnado do Deus da Vida, que em Jesus Cristo veio ao nosso encontro e pelo Espírito Santo nos ilumina e fortalece. Amém.

Hino: Cuidados por Deus (ADL)

CONFISSÃO DE FÉ

Confessemos a nossa fé através das palavras do Credo Apostólico:

Oração Geral da Igreja:

Querido Deus, nós te agradecemos de todo coração pela tua presença através de seu Filho Jesus Cristo. Na tentação, no sofrimento, em nossa angústia de estarmos afastados e afastadas de pessoas que amamos, tu te colocas ao nosso lado e te solidarizas conosco. Esta certeza nos anima a viver e é nosso compromisso para servir as pessoas que sofrem e estão carentes. Ajuda-nos, também a ver as dificuldades dos irmãos e das irmãs. Lava a nossa mente, o nosso coração e os nossos olhos para enxergarmos o sofrimento silencioso das pessoas humildes e de tantas outras pessoas que no confronto com a dor, a culpa, divergências, omissões e egoísmo estão abaladas. Deixa-nos praticar o serviço cristão como resposta obediente da fé no Cristo morto e ressuscitado que nos trouxe o perdão dos pecados. Fortalece nossa confiança em ti para que não nos desviemos da tua Palavra. Anima-nos na esperança que há em ti como Senhor e Salvador do mundo. Sustenta as nossas mãos para que possam ajudar e ofertar. Une nossas mãos em oração de intercessão em favor dos profissionais de saúde: lembramos das médicas e dos médicos, enfermeiras e enfermeiros, motoristas de ambulâncias e demais pessoas que não hesitam em levar saúde a todos e todas nós. Colocamos diante de Ti as pessoas enfermas. Também as famílias enlutadas e que choram a morte de um ente querido. Renova, dia após dia, a confiança de que tu és a nossa esperança na vida e na morte... Colocamos em tua presença cada pessoa em sua realidade e situação. Nos assustamos quando começamos a pensar quantas diferentes situações existem neste nosso país e mundo. Gente que já vivia em situação vulnerabilidade, e que agora tem sua situação piorada. Pessoas frágeis que já necessitavam do amparo e cuidado e que agora estão assustadas com o que pode acontecer... Colocamos cada pessoa, as que conhecemos e as que não conhecemos; cada uma delas em tuas mãos e aos teus cuidados. Ajuda-nos. Ampara-nos quando agora nos unimos na oração que nos ensinaste através de teu Filho Jesus Cristo...

Pai Nosso:

LITURGIA DE DESPEDIDA

Bênção:

Que Deus dê a todos e todas nós a bênção de sua graça, para que sigamos os seus caminhos em verdadeiro amor e em fidelidade fraterna:
O Senhor nos abençoe e nos guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós,
E tenha misericórdia de nós;
O Senhor sobre nós levante o seu rosto
E nos dê a paz.

Envio:
Porque professamos nossa fé no Cristo Ressuscitado, podemos estar em nossos lares em paz, e o Espírito de Deus será nossa companhia e ânimo...

Hino: Bênção (ADL)

SINO
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu.
Romanos 5.5
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br