A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Domingo de Ramos - Erval Seco/RS

Paróquia Martin Luther de Erval Seco

05/04/2020

Igreja ESeco (1)
Igreja ESeco (2)
Casa Pastoral (1)
Casa Pastoral (2)
Secretaria Paroquial (1)
Secretaria Paroquial (2)
Aline Cardoso
Claci e Delci
Cleci e Arri
EC Braian
EC Gustavo
EC Nathan
Edith M Wegner
Elzira e Nelson
Leda
Leodomira
Nesita
Olanda
Rosana e Gilmar
Rose Jost
Rutiele e Volnei
Farahildes
Vera Becker
Igreja Vista Gaúcha
Igreja Vista Gaúcha
Almira
Angela
Deca
Geni
Hedi
Jessica
Lisiane Wasem
Marilei
Marines Wasem
Marsane
Mayla
Nadia
Neli Wasem
Rosilei
Silvane
Venilda Cezar
Vitor e Catia
Igreja Arco Íris
Clades W
Cleci
Clélia
Fernanda
Filha Norma
Filho Norma
Loreci Werner
Lori Wegner
Marlene Wommer
Norma
Semilda
Sonia e Renato 1
Sonia e Renato 2
Tati Bossler
Artemio e família
Camila Dieckow
Edi Lamb
Eleni 2
Eleni 3
Eleni
Fatima
Filha Noraci 2
Filha Noraci
Lenir 1
Lenir 2
Marilene
Noraci
Palmyra
Sibila 1
Sibila 2
Ana Paula
Arceli
Luciano
Chico
Erlene
Franciele M
Lidoni
Marlene
Marli
Mirian
Portela
Sandra Djulia
Tatiane B
Igreja Dois Irmãos das Missões
Igreja Dois Irmãos das Missões
Família Schneider
Maria
Marlei
Neldo
Família Wagner
Ilerdi e André
Vanda
Venilda
Voni Michels
Eliziane Pflüger
Helga
Matilde
Silvia
Loiva C
Loiva
Mari Luci
Sandra
Silvania Graebin
Marlenee
Daiane e Negrão
Daiane e Mauro
Elaine
Loreni e Alfredo
Marcos
Otilo
Marli F
Igreja Rodeio Bonito
Igreja Rodeio Bonito
Ana e Gilson
Elci 1
Elci 2
Evone 1
Evone 2
Gertrude
Iloni
Vanilde
Vera
1 | 1
Ampliar

DOMINGO DE RAMOS – 2020

ACOLHIDA:

No Domingo de Ramos o povo de Deus deveria estar reunido, alegre e feliz, pois o Senhor Jesus entra na cidade, na vila, no bairro, na casa, na família e na vida de cada homem e cada mulher, de cada criança e de cada pessoa idosa.

Está escrito em Colossenses 2.6-7: Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E deem sempre graças a Deus. Celebramos este momento em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oremos:
Deus de Amor e Misericórdia, cada família ou pessoa está neste dia em sua casa. Não podemos estar juntos em nossa Igreja. Mesmo assim, reconhecemos as tuas maravilhas e te somos gratos e gratas pelo teu cuidado e pela tua presença onde estamos. Seja conosco novamente neste Domingo de Ramos, vivenciado neste ano de forma diferente. Acompanhe-nos com a tua sabedoria e com o teu amor. Que este singelo momento nos ajude nestes tempos sombrios e fortaleça a nossa fé e a nossa certeza de que tudo está em tuas mãos. Por Cristo, oramos. Amém.
Ouçamos a Palavra Bíblica que nos conta a respeito da entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho. Ouçamos conforme o testemunho do Evangelho de Mateus 21.1-11:

(...)

HINO: Mantos e Palmas (417 LCI)

Queridos membros de nossas comunidades...

- Que lembranças o texto nos traz?
- Alguém já estendeu ramos ou uma capa para alguém passar?
- O que significa gritar: Hosana a Deus?

Quanto tempo dura um ramo que foi cortado e colocado em um arranjo? Dura muito pouco tempo, talvez alguns dias... Sem a seiva da vida ele murcha, seca e fica com aspecto triste. Em pouco tempo não teremos mais aquele arranjo que foi preparado com tanto carinho. Ou seja, minutos, horas ou dias não farão diferença no formato daquele que havia sido um belo ramo.

Muitos que gritaram e estenderam ramos e mantos para Jesus, em alguns dias estavam em praça pública gritando: “crucifica-o”. Toda adoração e aplausos desapareceram, convertendo-se em raiva ou indiferença. Mesmo assim Jesus continuou a sua caminhada. Ele conhecia as pessoas que carregavam seus ramos e que estavam à beira do caminho. Sabia que alguns depois desejariam a sua morte. Apesar disso Ele não abandonou o seu povo. Ele não negou aqueles e aquelas que o abandonaram e o maltrataram. Ainda na cruz Ele intercede por essas pessoas e as chama para junto de si. 

A caminhada de Jesus, apesar de cercado por uma multidão, foi solitária. Não porque ele quis, mas por causa da fragilidade e do medo que o ser humano carrega em seu interior. Jesus nos convida, neste domingo de ramos, a não permanecermos sozinhos. Apesar de não podermos estar juntos na Igreja, Jesus nos desafia a nos unir em oração. Mesmo distantes fisicamente, somos desafiados e desafiadas a nos unir em seu amor. 

Recebemos o convite para fazer um arranjo com ramos verdes e coloca-lo na porta de nossas casas. Um singelo gesto para marcar a nossa união como membros da mesma Igreja cristã. No mesmo gesto dos tempos de Jesus em colocar ramos no chão, colocamos ramos em nossas portas para mostrar que Jesus por ali há de passar e é sempre bem-vindo. As pessoas que receberam a Jesus com mantos e ramos tinham em seu coração a esperança de um mundo melhor, onde o amor e o cuidado uns com os outros fosse realidade para todas as pessoas. Que o nosso coração também esteja repleto da esperança que Cristo nos traz, esperança de um mundo de paz e justiça. Amém.

Oremos:

Deus de Amor e Bondade, nós te louvamos e bendizemos por nos envolver amorosamente em teus abraços. Reconhecemos diante de ti a nossa fragilidade, nosso medo por tudo que estamos vivendo. Mas, cremos que a tua promessa nos preenche de esperança e de alegria pela vida. Tu és a nossa proteção e amparo, mesmo em tempos de isolamento social. Ensina-nos a viver como tua comunidade, que muito em breve novamente poderá acolher, cuidar, proteger e amparar. Precisamos aprender a viver como o teu querer. Ensina-nos a viver como tua Igreja em qualquer lugar em que estejamos, seja na reunião da Comunidade, junto à família em nossa casa, junto às pessoas que nos cercam, testemunhando que somos ramos ligados a ti. Colocamos as nossas vidas em tuas mãos quando ouvimos as palavras da oração ensinadas pelo teu Filho Jesus,..

HINO: Pai Nosso

Bênção

O Senhor te guardará de todo perigo:
Ele te guardará de todo mal;
Ele guardará a tua vida.
Ele te guardará quando você for e quando você voltar,
agora e sempre. Amém.
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
REDE DE RECURSOS
+
Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br