A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Dia da Ascensão do Senhor - Guarita (Erval Seco/RS)

Paróquia Martin Luther de Erval Seco

21/05/2020

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Linha Guarita - Erval Seco/RS
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Linha Guarita - Erval Seco/RS
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Linha Guarita - Erval Seco/RS
Culto da Ascensão do Senhor na Linha da Guarita - Erval Seco/RS
Culto da Ascensão do Senhor na Linha da Guarita - Erval Seco/RS
Culto da Ascensão do Senhor na Linha da Guarita - Erval Seco/RS
Culto da Ascensão do Senhor na Linha da Guarita - Erval Seco/RS
Culto da Ascensão do Senhor na Linha da Guarita - Erval Seco/RS
Culto da Ascensão do Senhor na Linha da Guarita - Erval Seco/RS
Culto da Ascensão do Senhor na Linha da Guarita - Erval Seco/RS
Culto da Ascensão do Senhor na Linha da Guarita - Erval Seco/RS
Culto da Ascensão do Senhor na Linha da Guarita - Erval Seco/RS
Culto da Ascensão do Senhor na Linha da Guarita - Erval Seco/RS
Culto da Ascensão do Senhor na Linha da Guarita - Erval Seco/RS
Culto da Ascensão do Senhor na Linha da Guarita - Erval Seco/RS
Culto da Ascensão do Senhor na Linha da Guarita - Erval Seco/RS
Culto da Ascensão do Senhor na Linha da Guarita - Erval Seco/RS
1 | 1
Ampliar

Celebração em tempos de Corona vírus

 

LITURGIA DE ABERTURA

Sino

Acolhida:

Celebramos nessa quinta-feira 21 de maio o Dia de Ascensão. Mesmo que não teríamos culto neste dia, é uma celebração ecumênica, uma data lembrada em todas as Igrejas Cristãs. Lembramos com esse Culto a subida de Jesus ao céu, 40 dias após a sua ressurreição. Jesus Cristo diz: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século (Mateus 28.20).

Estamos aqui na Comunidade da Linha Guarita, gravando esse Culto. Saudamos nossas famílias das 13 Comunidades da Paróquia Martin Luther de Erval Seco. Que em cada lar possamos sentir a presença do Cristo ressuscitado.
Cântico de Entrada: 150 LCI: Buscai primeiro o Reino de Deus

Saudação Trinitária:

Neste Culto, queremos pedir a Deus que coloque em nossos corações, a certeza no lugar da dúvida, a esperança no lugar do medo, que Jesus Cristo está junto de nós, protegendo e cuidando-nos. Por isso celebramos este Dia de Ascensão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Confissão de Pecados:

Querido Deus de amor e misericórdia, clamamos pelo teu perdão e pela tua misericórdia para conosco. Muitas vezes queremos exercer o papel de juiz sobre a vida das pessoas que nos cercam. Queremos que elas pensem como nós pensamos. Julgamos de forma errada e excluímos pessoas que pensam diferentes de nós. Perdoa-nos Deus quando não buscamos comunhão contigo e com irmãos e irmãs na fé. Nesses dias de distanciamento social nos sentimos frágeis e inseguros. Temos dificuldades de admitir nossas inseguranças, dúvidas, medos. Clamamos a ti: Deus, vem, neste momento especial e esteja em nossos lares, em nossa família. Assim clamamos pelo teu perdão e pela tua misericórdia. Concede-nos a tua paz. Amém.

Anúncio da Graça:

Ó Senhor, tu és bom e perdoador e tens muito amor por todas as pessoas que oram a ti (Salmo 86.5). Com essas palavras do salmista, lembro que Deus é amoroso e perdoa quem a ele se confessa verdadeiramente. Sendo assim, recebam o perdão dos pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Kyrie:

Feliz é a comunidade que pede perdão a Deus, mas também, feliz é a Comunidade que olha para fora de seus muros e vê o sofrimento em sua volta. Dói ver o desemprego. Dói ver a falta de cuidado com a criação. Dói ver o luto de tantas famílias que perderam seus entes queridos neste tempo de pandemia. Sendo assim, cantemos o hino pelas dores deste mundo, lembrando de todas as pessoas que sofrem em nosso mundo.

Hino: 56 LCI– Pelas dores deste mundo

Oração do Dia:

Deus de amor, nós te agradecemos por este dia. Não podemos estar em Tua casa como tua comunidade reunida, mas estamos em nossas casas te recebendo, te louvando e ouvindo a tua Palavra. Abra nosso coração e mente para que estejamos prontos e prontas para ouvir tua voz e que sejamos tuas testemunhas nos lugares mais distantes da terra e também em nossa família, na comunidade e no lugar em que vivemos. Amém.

Hino: 152 LCI – Pela Palavra de Deus

LITURGIA DA PALAVRA

Leituras Bíblicas:

Leitura do Evangelho:

Recebamos com alegria a leitura do Evangelho, cantando “aleluia”.

Canto: Aleluia o Senhor Ressuscitou!

Anúncio do Evangelho: Ouçamos o que está escrito no Evangelho de Lucas 24.44-53.

Mensagem:

Celebramos hoje o Dia da Ascensão. Após a ressurreição, Jesus se manifestou durante 40 dias a seus discípulos e discípulas. Subiu aos céus para então estar em todo mundo, ao mesmo tempo, para nos amparar em nossos medos e angustias e permanecer em nosso meio.
Ouçamos o texto previsto para este Dia de Ascensão: leitura de Atos 1.1-11

Resumindo brevemente a cena: o Jesus que fora crucificado apresentou-se vivo aos discípulos durante quarenta dias. Neste período deu instruções e falou sobre batismo. No dia da Ascensão, o ressuscitado promete-lhes o Espírito Santo. Pelo poder do Espírito, os discípulos serão testemunhas de Jesus em todos os confins da terra. Após a promessa, Jesus é elevado e já não está mais corporalmente presente. Enquanto os discípulos olham para as alturas, dois homens lhes dizem que este Jesus voltará do modo como foi visto partir.

Quando subiu ao céu, ele não deixou o mundo. Ele disse: E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. (Mateus 28.20) Ele está aqui, está contigo em tua casa. Só que agora não podemos vê-lo. Ele ocultou sua presença visível na terra, mas no fim dos tempos, ele voltará visível e todas as pessoas o verão. Lemos: Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles e disseram: — Homens da Galileia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir.

Pouco antes é dito, no versículo 8: Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, receberão poder e serão minhas testemunhas. Veja: estamos diante de uma enorme tarefa. Se esta tarefa dependesse apenas de nós, com certeza perderíamos o ânimo. Mas temos a promessa e a presença do Espírito Santo. A presença do Espírito nos liberta da necessidade de depender das nossas próprias forças e capacidades. Como comunidade cristã, vivemos sob o Espírito, que orienta e nos dá forças. O Espírito nos capacita e no anima para o testemunho.

Ascensão é uma despedida com certeza de reencontro. Aquele que foi elevado, um dia voltará. A perspectiva do retorno de Cristo não deve ser acompanhada de medo ou de ameaça, nem a ameaça de que essa pandemia é o fim dos tempos, tampouco de especulações sobre a forma e quando será sua volta. Especulações são inúteis e desnecessárias. Quem rege os acontecimentos é Deus, e de forma soberana. Esta já foi a resposta de Jesus aos discípulos. O tempo não é indeterminado, mas determinado por Deus. Somente a ele cabe saber a respeito.

Não precisamos saber quando será o reencontro e nem precisamos ficar olhando para as alturas, como fizeram os discípulos. Olhando apenas para o alto, facilmente esquecemos nossa missão aqui na terra. Por isso os dois homens vestidos de branco chamam os discípulos à realidade. Por que estão olhando para as alturas? Não esqueçam a tarefa que receberam! Esta tarefa deve ser cumprida aqui embaixo. O reencontro futuro certamente será maravilhoso. Mas o tempo presente é também uma dádiva de Deus e acontece com as pessoas que amamos. Cuidando delas, cuidando de nós, não nos expondo neste tempo da pandemia é também uma maneira como servimos ao nosso criador.

A Ascensão é certeza que Cristo permanece conosco, através do Espírito. Ele está comigo, está contigo, irmão e irmã. Ele nos dá força para enfrentar esses tempos sombrios. Assim, confessemos com as palavras do Apóstolo Paulo como ele escreveu na Carta aos Romanos: Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém! Amém.

Hino: 582 LCI – Há sinais de paz e de graça.

Oração Geral da Igreja:

Querido Deus, tu sabes como somos pessoas fracas, como necessitamos de tua presença. Subiste ao céu, mas sabemos que continuas ao nosso lado através do teu Santo Espírito. Precisamos da tua força em nossas vidas. Tu nos colocas a esperança de tempos melhores. Esperança que já podemos sentir a partir do amor vivido e testemunhado por Jesus Cristo. Estamos agora, como famílias, diante de ti. Colocamos as nossas vidas em tuas mãos e te pedimos que nos dês força e amparo em nossas inúmeras fraquezas.

É neste momento também que queremos lembrar tantas pessoas que ainda não conheceram a tua mensagem de amor e vida trazidos por teu Filho Jesus Cristo. De pessoas que vivem à margem da vida e que estão afastadas de ti. De pessoas que estão doentes... De pessoas que sofrem com a perda de um ente querido... De pessoas que vivem de perto a realidade de violência. De pessoas que por conta da pandemia estão depressivas ou não conseguem vislumbrar ao novo, mesmo em meio ao caos. Usa-nos, Deus, para que possamos, a partir do nosso testemunho, melhorar este mundo criado por ti.

Que cada pessoa em seus lares possa ser uma testemunha verdadeira da tua Palavra em seu dia-a-dia. Que as palavras ouvidas neste culto possam nos acompanhar ao longo dos dias que virão. Ensina-nos sempre, Deus, a sermos testemunhas vivas da tua mensagem e fortaleça a nossa fé. Por Jesus Cristo, que nos ensinou a orar:

Pai Nosso

LITURGIA DE DESPEDIDA

Bênção:

O Senhor te abençoe.
Ele encha teus pés com dança e teus braços com poder;
teus olhos com sorrisos; teus ouvidos com música
e tuas narinas com aromas.
Ele encha tua boca com júbilo e teu coração com alegria.
Ele te dê forças para que seja testemunha e um reflexo de esperança.
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Hino: 352 LCI - O dia passou

Sino
 


Autor(a): P. João Willig e Pa. Sonja H. Jauregui
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai / Paróquia: Erval Seco (RS)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Ascensão

Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 56753
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br