A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Domingo de Pentecostes - Linha XV de Novembro - Erval Seco/RS

Paróquia Martin Luther de Erval Seco

31/05/2020

Convite Culto Pentecostes-mai2020
Igreja da Comunidade da Linha XV de Novembro - Erval Seco/RS
Culto de Pentecostes na Comunidade da Linha XV de Novembro - Erval Seco/RS
Culto de Pentecostes na Comunidade da Linha XV de Novembro - Erval Seco/RS
Culto de Pentecostes na Comunidade da Linha XV de Novembro - Erval Seco/RS
Culto de Pentecostes na Comunidade da Linha XV de Novembro - Erval Seco/RS
Culto de Pentecostes na Comunidade da Linha XV de Novembro - Erval Seco/RS
1 | 1
Ampliar

Celebração em Tempos de Coronavírus

LITURGIA DE ABERTURA

 

Sino

Acolhida:

Como é bom celebrar culto, mesmo que ainda de forma virtual! Ainda mais hoje, um domingo muito especial, por que celebramos o aniversário da Igreja Cristã. É Pentecostes. Dia em que os discípulos e as discípulas receberam o Espírito Santo. Dia em a Igreja Cristã começa a surgir de forma concreta. Dia em que os discípulos e as discípulas de Jesus perdem seu medo e através do Espírito de Deus se enchem de coragem e saem a pregar a Boa Nova e a construir as primeiras comunidades cristãs. Também neste dia estaríamos celebrando Kerb na Comunidade de Erval Seco. Mesmo não podendo celebrar de forma presencial, estamos em festa e com o coração grato pela bonita história construída pelo povo luterano nesta cidade.

Assim, com gratidão e esperança saudamos da Comunidade da Linha XV de Novembro - Município de Erval Seco - as nossas 13 Comunidades e quem mais nos acompanhar neste momento de Culto, com as palavras das Senhas Diárias para esta nova semana, palavras que encontramos no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 1, versículo 8: Jesus Cristo diz: Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.

Hino: Vento que anima e faz viver (466 LCI)

Saudação Trinitária: Celebramos este culto em nome de Deus, que nos ama; em nome de Jesus Cristo, que veio para nos salvar; e em nome do Espírito Santo, que nos chama para vivermos em comunhão e nos impulsiona a viver a radicalidade do Evangelho. Amém.

Confissão de Pecados:

Oremos: Deus de Amor, em Cristo e pelo Espírito Santo, aqui estamos em tua presença com nossas fraquezas, nossos medos, nosso pecado. Aqui estamos para confessar, diante de ti, o que somos. Por vezes temos medo de admitir, até para nós mesmos, o que vai pela profundeza de nosso pensamento e coração. Deus, tu sabes como somos e ainda assim tu nos amas. Pedimos-te perdão, pois faltamos com o amor para com quem faz parte da nossa vida, da nossa história. Nem sempre temos a coragem suficiente para testemunhar a nossa fé abertamente em nosso meio, no dia-a-dia. Deixamos de observar os teus mandamentos na lida diária. Nestes tempos em que vivenciamos a realidade de uma pandemia, falta-nos muitas vezes a paciência, o respeito, a solidariedade, enfim o amor que recebemos e aprendemos de Jesus Cristo. Escuta esta nossa oração e também aquela que carregamos em nosso coração. Escuta quando cantamos e suplicamos...

Canto: Perdão, Senhor, Perdão

Absolvição:

Está escrito nas Escrituras Sagradas: Feliz aquela pessoa cujos pecados Deus perdoa e cujas culpas ele apaga. Após a nossa confissão e a proclamação da Palavra de Deus, anuncio a todas as pessoas que se arrependem sinceramente de seus pecados, que creem verdadeiramente em Jesus Cristo, e que têm a firme intenção de melhorar a sua vida, a graça de Deus e a remissão de pecados: em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Na certeza de que Deus se faz presente, nos perdoa, nos fortalece e nos contagia com o agir do Espírito Santo damos glórias a Deus:

Canto: Ontem, hoje e para sempre (73 LCI)

Oração do Dia:

Deus de Amor e Misericórdia, tu que enviaste o Espírito Santo aos discípulos e as discípulas, dando-lhes coragem para levar a mensagem de Cristo a todos os lugares, iluminando vidas, criando a primeira comunidade cristã, nós te pedimos:

Dá que ao lermos as Sagradas Escrituras entendamos esta tua Palavra viva; que ela nos conduza a ti e que nos prepare e fortaleça para servirmos em amor no lugar em que vivemos. Hoje é Pentecostes, por isso, hoje de forma especial, envia o teu Santo Espírito a nós e a todas as pessoas cristãs do mundo inteiro, para que nos guie à verdade e sejamos renovados e transformadas pelo teu poder. Em nome de Jesus Cristo que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina, de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Leitura do Evangelho: João 20.19-23

Bem-aventuradas são as pessoas que ouvem a Palavra de Deus e a praticam! Aleluia!

Canto: Aleluia (187 LCI)

Prédica:

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Santo Espírito sejam conosco. Amém.

Estimada Comunidade, prezado amigo e prezada amiga!

Pentecostes é uma data marcante e importante na vida dos cristãos e cristãs, a partir dela comemoramos mais um aniversário da Igreja de Jesus Cristo que está presente nos 4 cantos do mundo. Estaríamos neste dia celebrando o KERB em Erval Seco, celebrando também mais um aniversário do nosso templo. Neste ano comemoramos 50 anos da nossa Igreja. Nosso historiador Sr. Nelson Luersen disponibilizou fotos e um texto sobre nossa Igreja que serão compartilhados nesta semana. Mas, também queremos, neste Culto registrar a lembrança de tantas pessoas que participaram da vida Comunitária nestes 50 anos. Diretorias que levaram adiante o ser comunidade. A Diretoria atual que se empenha para que tudo possa funcionar da melhor maneira possível. Expressamos neste Culto de Pentecostes a gratidão a Ministras e Ministros que aqui atuaram e deixaram a sua marca na construção da vida comunitária.

O texto que ouvimos do Evangelho de João mostra que Jesus se faz presente na comunidade. As portas fechadas não podem impedir que ele esteja no meio das pessoas que nele acreditam. Até hoje é assim! Estamos neste distanciamento social, mas ali na tua casa, nada nem ninguém pode impedir que Jesus esteja contigo... conosco. Jesus está no meio de nós. E para nós hoje, a primeira palavra de Jesus é e será sempre: A paz esteja com vocês! Aos discípulos Ele mostrou os sinais da paixão nas mãos e no lado. O ressuscitado é o crucificado! O Jesus que está conosco na comunidade, em nossos lares, em nossas casas, é o Cristo ressuscitado que nos deixa uma missão, a mesma que ele recebeu do Pai. E ele repete: A paz esteja com vocês! Esta dupla repetição acentua a importância da paz. Construir a paz faz parte da missão. Paz significa muito mais do que só ausência de guerra. Significa construir uma convivência humana harmoniosa, em que as pessoas possam ser elas mesmas, tendo todas o necessário para viver, conviver felizes e em paz. Esta foi a missão de Jesus, e é também a nossa missão aqui em Erval Seco e em cada uma de nossas Comunidades e famílias.

Aqui se percebe a enorme responsabilidade da comunidade. O texto deixa claro que uma comunidade sem perdão e sem reconciliação não pode ser comunidade cristã. Sem paz entre seus membros não há como seguir a missão que o Filho de Deus nos deixou.

Também em nossa vida houve um Pentecostes. No dia do nosso batismo, recebemos o Espírito Santo. Assim como aconteceu com os discípulos e as discípulas podemos ter certeza de que Jesus se coloca no nosso meio. Neste tempo difícil que enfrentamos Jesus está no meio de nós. Aqueles homens e aquelas mulheres, seguidores e seguidoras de Jesus, ficaram contentes por ver o seu Senhor e recuperaram a confiança. Dele, recebem a ajuda, para enfrentar o medo e a insegurança. Jesus, naquele pentecostes, diz aos discípulos: “Como o Pai me enviou, assim também envio vocês”. Animados e animadas pelo sopro do Espírito do Ressuscitado, são enviados a testemunhar ao mundo, em gestos e palavras, a vida que Deus deseja oferecer a toda a humanidade.

Portanto, nesta data tão especial de nosso calendário litúrgico, abramos as portas e janelas de nosso coração para que o Espírito Santo de Deus nos fortaleça em nossa caminhada de fé. Certamente cada um e cada uma de nós pode se deixar guiar por esta força, cada um e cada uma de nós pode fazer mais por sua comunidade, por sua família, por seus amigos, por suas amigas e, também, por você. Neste tempo de pentecostes, sintamos Jesus dizendo: Que a paz esteja com vocês em seus lares, em suas famílias, neste distanciamento social e recebam o Espírito Santo. Na comunidade, na família, em nosso agir o Ressuscitado se manifesta, fazendo-nos perder o medo e a insegurança. Somente uma comunidade que tem o Ressuscitado como centro, pode viver plenamente reconciliada, em paz e animada pelo Espírito.

Trazendo isso para nosso contexto deste tempo que vivemos e da nossa comunidade que festeja o 50º KERB queremos reconhecer que nossos templos, nossas comunidades, nossa fé e tudo o que temos é dádiva de Deus. Se de fato cremos que Deus nos abençoa então não podemos agredir, desonrar; não pode haver desentendimentos entre nós, pois aí desrespeitaremos o mandamento que defende a vida, de amar o próximo como a si mesmo. Como membros de uma comunidade cristã, nossa gratidão precisa passar pela vivência autêntica de uma vida comunitária. Vida comunitária que tem a ver como lidamos com os assuntos da comunidade, inclusive, nossa oferta para a obra de Deus. Em Pentecostes, a cada ano, iniciamos a Campanha de Ofertas para a missão Vai e Vem. É um convite para um olhar para além dos muros da nossa Comunidade. Convite que a nossa Igreja quer trazer para nós neste dia. Ouçamos a mensagem e o desafio que a presidência da IECLB nos traz neste dia e que Deus nos capacite com sabedoria e discernimento diante da tarefa que Ele nos dá. Amém!

** VÍDEO ENVIADO PELA PRESIDÊNCIA DA IECLB

Oração Geral da Igreja:

Deus da Paz, que em Jesus Cristo vieste ao mundo e revelaste tua paixão por nós! Tu que nos reuniste em comunidade e nos convidaste a ser parte de tua família. Neste dia de Pentecostes nos achegamos a Ti como filhos e filhas, carentes de um abraço, de um consolo, de um carinho, carentes do teu perdão e da tua paz. Nos achegamos a ti com corações que pulsam a vida mesmo em meio a um mundo tão sofrido, pois tu mesmo crias, sustentas e impulsionas a Igreja através de teu Santo Espírito. Tu nos redimiste de nossos pecados através de Jesus Cristo e nos acolhes como teus filhos e filhas através do Batismo. Por isto nós te agradecemos...

Canto: Graças, Senhor (202 LCI)

Suplicamos, Deus, para que nunca nos esqueçamos de tua misericórdia e bondade.

Suplicamos que teu Santo Espírito esteja presente em cada Igreja e, também, na nossa IECLB, em seus Sínodos e Comunidades, impulsionando para uma vida ativa, missionária e comprometida com o teu chamado e o teu envio.

Suplicamos que o teu Santo Espírito toque o coração de cada pessoa nestes tempos que precisamos ficar mais em casa, para que tenhamos corações abertos para a solidariedade e a ajuda concreta e criativa.

Suplicamos pelas pessoas que passam por doenças, dificuldades e privações, para que, pela nossa presença diaconal, a tua mão bondosa ampare cada uma.

Suplicamos pelas pessoas que se encontram em lágrimas e com o coração apertado por conta do luto, da preocupação, da tristeza, da depressão...

Sim, Deus de coração aberto te suplicamos, ouve o nosso clamor...

Canto: Inclina, Senhor, teu ouvido (198 LCI)

Colocamos também em tuas mãos e aos teus cuidados mais uma Campanha pela Missão Vai e Vem. A partir de hoje nos unimos em prol da Missão em nossa Igreja. Que possamos novamente fazer parte deste grande mutirão, para que o Evangelho toque a vida e o coração de mais pessoas.

Fortaleça a nossa fé e a nossa coragem em testemunhar e ofertar com e por amor. Receba esta nossa oração e, também, aquela que temos em nosso coração quando nos unimos na oração que teu Filho Jesus Cristo ensinou:

Pai Nosso

LITURGIA DE DESPEDIDA

** Com o coração aquecido pela Palavra de Deus e com a a palavra de carinho e motivação recebida pela presidência de nossa Igreja... recebamos a bênção de Deus:

Bênção:

Que o Espírito Divino, vento suave da vida que revela a Cristo, nos encha com sua presença.
Que o Espírito Divino, fogo que arde sem consumir, nos anime e alegre para o serviço ao próximo (à próxima).
Que rememore em nós os ensinamentos de Jesus Cristo.
Que nos ilumine diante da escuridão deste mundo.
Que, ao nos encontrarmos perdidos (perdidas), aponte-nos novamente nosso Senhor, o Caminho, a Verdade e a Vida.
Que assim nos abençoe o dinâmico Deus Triúno, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Envio: Fiquem em paz e testemunhem a respeito do amor de Deus em palavras e em ação. Amém.

Sino


Autor(a): P. João Willig e Pa. Sonja H. Jauregui
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai / Paróquia: Erval Seco (RS)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 56969
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
REDE DE RECURSOS
+
Deixem que o espírito de Deus dirija a vida de vocês.
Gálatas 5.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br