A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Duas dimensões da cruz - Lucas 10.27 - P. José Kowalska - 17 de setembro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

16/09/2020

 

Olá! Quando eu era jovem e estava aprendendo as bases da fé no Ensino Confirmatório, o pastor veio com algo semelhante ao que tenho em mãos e perguntou: o que é isto? A reação dos jovens foi muito interessante. Mas, eu pergunto para você: o que é isto?

À pergunta do pastor, muitos riram, pois dava para saber sem dúvida alguma que era uma cruz. Entre risos e quase em coro, os jovens responderam “cruz”. Daí o pastor perguntou: o que significa a cruz? Uma das jovens disse: é a marca do cristianismo. O pastor continuo a questionar: por que a cruz tem duas toras? Alguém respondeu dizendo que era para poder esticar os braços das pessoas crucificadas. Ao que o pastor acenou, em verdade esse instrumento de tortura tinha sido inventado para dar o maior sofrimento possível à pessoa castigada. E continuou explicando com breves palavras tudo aquilo que Jesus teve que suportar ao estar ali sendo injustamente castigado. Depois disso, ele avisou que o sentido da cruz não terminava por aí e começou a falar das duas dimensões da cruz.

Duas dimensões? Sim, assim como é duplo o mandamento do amor (“Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, com todas as suas forças e todo o seu entendimento.” E: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.” Lucas 10.27) a cruz é formada por duas seções, a horizontal e a vertical. Nesse sentido a cruz tem duas dimensões. Explico:

A parte vertical da cruz nos lembra da distância e a diferença que existe entre o céu e a terra. Da perfeição de um, ao pecado na outra. Do lugar onde tudo é feito de acordo com a vontade divina, ao lugar onde muitas vezes Deus é esquecido. A verticalidade de cruz também nos lembra desse caminho que Jesus fez para salvar a humanidade. Deus mesmo veio à terra procurando o melhor para as pessoas. Mas, o vertical não somente nos lembra do caminho realizado por Deus, também nos lembra que nós temos uma relação pessoal com Deus, fortemente marcada a partir do nosso batismo. Com a parte vertical somos lembramos que oramos e louvamos a Deus, que aprendemos da sua Palavra e participamos em culto a Deus. A nossa espiritualidade está centrada nesta verticalidade, sabemos que existe um ser divino ao qual devemos tudo o que somos e temos, ao qual pedimos e agradecemos.

Por outro lado, a parte horizontal da cruz nos lembra da existência da criação de Deus. Somos lembrados que não estamos sozinhos, sozinhas neste mundo. Que os seres humanos fomos colocados aqui para cuidar daquilo que é de Deus. A parte horizontal da cruz parece tão pequena, aquele pastor que contei, dizia que ela deveria ser maior, e em forma de círculo. Porque assim, nos damos conta que existem pessoas ao nosso lado. A horizontalidade da cruz nos adverte de que todos somos iguais, carecemos da graça divina. E também somos advertidos de que se meu próximo não está bem, eu também não posso estar bem. A seção horizontal nos exorta ao agir cristão, à diaconia, ao serviço.

E o pastor terminou dizendo, em verdade a cruz só é cruz, presente de Deus se tem as duas partes. Não adianta orar muito, saber-se amado por Deus se esquecemos das outras pessoas. Assim como também não tem muito sentido olhar para as pessoas ao nosso redor sem poder levar a mensagem de salvação. As duas se unem no corpo de Cristo.

Oremos: Bondoso Deus, permite que em nossa vida nos lembremos das duas dimensões da cruz. Que possamos orar com fé e agir em amor. Vem até nós com teu Espírito e dá-nos a certeza da tua presença entre nós. Dá-nos a coragem do teu Espírito para que nossas ações mostrem o teu amor. Pedimos isto, por Cristo ele que pagou com a sua vida na cruz. Amém.

Bênção
Que ao olhar a cruz de Cristo, você possa ser uma pessoa abençoada. Tendo a certeza do amor de Deus por você e ao mesmo tempo agir em amor cristão com as outras pessoas. Assim te abençoe Deus, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
REDE DE RECURSOS
+
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br