A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Fé na Pandemia - Romanos 4.16-18 - Pastor sinodal Marcos Ebeling - 19 de setembro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

18/09/2020

 

“Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja garantida para toda a descendência, não somente à descendência que está no regime da lei, mas também à descendência que tem a fé que Abraão teve — porque Abraão é pai de todos nós, como está escrito: “Eu o constituí por pai de muitas nações” — diante daquele em quem Abraão creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe havia sido dito: “Assim será a sua descendência.” (Romanos 4.16-18)

Você já parou para pensar em como a fé sustenta a vida durante a pandemia e isolamento social?

A fé é uma dádiva que Deus nos dá. Ela é formada e fortalecida pelo ouvir da Palavra de Deus. (Romanos 10.17) Dar-se conta da fé que professamos e como Deus se torna presença entre nós é essencial. Exemplos do passado e da história, seja ela bíblica ou não, nos ajudam neste processo. Afinal, ao olharmos para trás percebemos mais claramente como a mão de Deus nos amparou.

O apóstolo Paulo em Romanos 4.16-18 apresenta a fé de Abraão em Deus como referência e modelo a ser seguido. O chama de pai na fé. Esta fé de Abraão tem quatro importantes características:

a) Abraão creu em Deus: crer em Deus, a quem não vemos, não é tarefa tão simples assim (Hebreus 11.1). Para quase tudo temos uma explicação lógica. Crer que Deus existe, que é criador e mantenedor da vida é característica desta fé. A fé crê em Deus;

b) Abraão apoiou-se somente em Deus. Pessoas idosas sabem que uma bengala é importante para a caminhada. Ela é apoio. É segurança. Neste sentido Abraão entende Deus. Ele é apoio e segurança na vida. Abraão não apoiou-se em reis, filosofias de vida ou gurus do mercado financeiro. Apoiou-se em Deus. A ele invocou em todos os momentos. A fé apoia-se em Deus;

c) Abraão confiou quando todas as evidências e lógicas humanas diziam o contrário. A fé confia para além das possibilidades humanas. As forças humanas têm limites. Deus não. Deus nos leva para além da dificuldade que enfrentamos. Confia que em Deus há sempre uma nova possibilidade;

d) Abraão agradeceu. A fé rende glórias a Deus. Reconhece que de Deus nos vêm a graça e o amor que sustentam. E por isso agradece. Coração de fé é coração agradecido por isso.

Oração: Bondoso Deus. Dá-nos a fé que crê, que se apoia em Ti, confia para além das circunstâncias difíceis que estão dadas e que agradece o cuidado recebido. Que essa fé, na pandemia, nos sustente graciosamente. Por Jesus Cristo, amém.

Bênção: A bênção de Deus nos guarde hoje e sempre. Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br