A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

COVID-19: Orientações à Igreja

31/03/2020

IECLB - orientações.1.
IECLB - orientações.2.
IECLB - orientações.3.
IECLB - orientações.4.
IECLB - orientações.5.
IECLB - orientações.6.
IECLB - orientações.7.
IECLB - orientações.8.
IECLB - orientações.9.
1 | 1
Ampliar

Seguem orientações para os membros da Paróquia São Mateus, a partir do que a IECLB e a CEJ-UP determinaram recentemente (veja também https://www.luteranos.com.br/eventos/joinville-sao-mateus/programacoes-da-paroquia-sao-mateus-2):

 

1- EXTRATO DOS PRINCIPAIS PONTOS DA CORRESPONDÊNCIA ENVIADA PELA DIREÇÃO DA IECLB ÀS SUAS PARÓQUIAS [confira também a galeria de imagens]

“Ora, a esperança não nos deixa decepcionados, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado.”  (Romanos 5.5)

A suspensão de atividades presenciais não significa cancelamento de todas as atividades comunitárias. O trabalho e o cuidado ministerial não cessa, mas ganha outros formatos. Lembramos que todas as pessoas batizadas são chamadas a cuidar umas das outras. O povo de Deus deve continuar a vivência da fé e o vínculo com irmãs e irmãos através de outros meios, tais como:

- Oração. Vamos unir nossos corações, pensamentos e vozes em oração diária. Propomos que membros da IECLB se unam diariamente em oração às 7h e às 19h. A oração pode ser feita em qualquer lugar e através dela sentiremos a união no corpo de Cristo.

- Reuniões em família e cultos domésticos. As pessoas podem realizar leitura bíblica e orações em suas casas. Os Sínodos e a Secretaria Geral da IECLB oferecerão recursos para estes momentos (www.luteranos.com.br).

- Culto sem presença de público. Semanalmente, o Portal Luteranos disponibilizará pelo menos um culto gravado em vídeo. O Portal Luteranos já dispõe de estudos e cultos realizados em outras ocasiões. De acordo com a possibilidade, Ministras e Ministros podem gravar cultos e mensagens e transmiti-los através das redes sociais.

- Visitação. De maneira geral, não deve haver trabalho de visitação, salvo em casos de extrema necessidade. Entretanto, podemos “visitar” pessoas através de um telefonema ou de mensagens por outros meios.

- Sepultamentos. Nos ofícios de sepultamento, todas as pessoas devem evitar contato físico. Recomendamos realizar cerimônias mais breves e, onde possível, em lugares abertos. Em todos os casos, tomar as medidas de distância e higienização (sem distribuição de hinários e outros recursos
impressos). No caso de falecimento em decorrência do Coronavírus, obedecer às orientações da autoridade de saúde.

O cuidado com a vida e a ação diaconal fazem parte da essência da Igreja. Ao longo da história, a Igreja de Jesus Cristo demonstrou sua fidelidade ao Evangelho com atuação solidária em momentos de sofrimento. Mais uma vez, Deus nos chama para enfrentar uma situação difícil com fé, disposição
para servir, ânimo e esperança.

“Não me desampares, SENHOR; Deus meu, não te ausentes de mim. Apressa-te em socorrer-me, Senhor, salvação minha” (Salmo 38.21-22).

 

2- EXTRATO DOS PRINCIPAIS PONTOS DA CORRESPONDÊNCIA ENVIADA PELA DIREÇÃO DA CEJ - UP ÀS SUAS PARÓQUIAS

Diante do exposto, vimos estabelecer e recomendar a suspensão das atividades presenciais até 07/04/2020” na:

a) Administração da Comunidade Evangélica de Joinville;

b) Secretarias das Paróquias e Comunidades;

c) Serviços de Zeladoria/Manutenção e outros;

d) Administração Projeto Missão Morro do Meio;

e) Projeto Missão Criança Jardim Paraíso

Lembrando não se tratar de uma folga, mas sim de uma medida visando o cumprimento de uma “quarentena” de 07(sete) dias.

Outrossim, lembramos que alguns serviços de “secretaria” poderão ser realizados em casa na modalidade de “home office”, modalidade esta, que será adotada pela Administração Central da CEJ.


Autor(a): IECLB e Comunidade Evangélica de Joinville
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - São Mateus
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Natureza do Texto: Manifestação
ID: 55474

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
REDE DE RECURSOS
+
O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br