A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Sobre a literalidade

08/06/2020

Sobre a literalidade

Em época de pandemia, não faltam Instituições Religiosas pregando a chegada do Apocalipse, com a lógica demoníaca medieval que afirma que a doença é uma consequência do pecado. Portanto, finalmente Deus inicia a sequência do fim dos tempos, com a morte de milhares de pessoas sufocadas, de forma horrível, pela infecção do Corona Vírus 19. 

Nada mais obtuso e oportunista.

Apocalipse é a palavra grega para a revelação através do contato imediato com Deus, não para fim de mundo.

Mas, mais do que o entendimento tendencioso de alguns líderes religiosos, é necessário ficarmos atentos ao risco da literalidade na interpretação da Escritura Sagrada, ou seja, o movimento obscurantista que ignora que Deus estabeleceu a Escritura Sagrada de forma que ela possa ser compreendida pela humanidade em diversas épocas, e isso dando ao homem a capacidade da Interpretação Histórica do texto, utilizando a hermenêutica, a simbologia e todos os recursos adquiridos nós últimos dois séculos.

A escritura vem dar respostas às questões presentes dos anseios humanos, não ameaçar com palavras que fossem restituídas de significação.

Nós Evangelhos Sinopticos, quando o Diabo tenta Jesus com a própria literalidade( se você é filho de Deus, peça que ele transforme pedra em pão, que te faça voar) o Nazareno responde de forma límpida: não se testa Deus, esperando que o poético e o simbólico de sua palavra se materializem perdendo seu caráter Sagrado.

O Sagrado se diz no poético.O Sagrado eleva e consola, não apregoa nem ameaça.

Não mais.


Dr. Maurício Garrote - Médico e Psiquiatra, membro na Paróquia do ABCD

Kierkegaard Hoje


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br