A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Um novo começo - Isaías 64.4 - P. Elton Pothin - 09 de julho de 2021

Oração em tempo de coronavírus

09/07/2021

“Nunca ninguém viu ou ouviu falar de outro Deus além de Ti, de um Deus que faz coisas assim em favor dos que confiam Nele.” (Isaías 64.4)

Estas palavras de Isaías são ditas referindo-se ao fim do exílio do povo de Israel na Babilônia. Foi um dos períodos mais difíceis na história de Israel. Em 597, Nabucodonosor invade Jerusalém e a põe abaixo. Em 587, destrói o Templo de Jerusalém, construído por Salomão. Muitos são levados contra sua vontade, cativos para a Babilônia, onde precisam viver em meio a estranhos. E não somente isso: com deuses diferentes, costumes diferentes. Como adorar a Deus no Templo, lhe oferecer sacrifícios com o Templo destruído?

O que fazer? Desistir da fé, desistir da esperança de retornar à pátria? Os israelitas não fizeram isso. Fortaleceram sua fé no Deus criador e mantenedor da vida. Esta fé passou a ter um novo aspecto visível que a caracterizava: a observância do sábado. Isso, claro, além da circuncisão e observância dos mandamentos divinos, dos quais o sábado fazia parte. Mas guardar o sábado passou a ter uma relevância maior no exílio, um elo de ligação e identificação entre aqueles que acreditavam em Deus.

E esta fé não foi em vão. Mesmo tendo que suportar viver um longo período (70 anos) numa terra estranha, Deus não abandonou Seu povo. A volta para casa finalmente chegou. Por isso, o profeta Isaías fala que nunca outro Deus fez coisas assim em favor dos que confiam Nele – Deus derrotou o poderoso império Babilônico e trouxe de volta os cativos!

Guardadas as devidas proporções, estamos vivendo um tempo de aflição, restrição e sofrimento com a pandemia do coronavírus. Cerca de um ano e meio enfrentando um vírus invisível e que atinge cada pessoa de fora diferente, sendo que ninguém sabe se vai ter sintomas graves, leves, vir a óbito ou não.

Mas a pesquisa na busca de uma vacina eficaz foi incansável. A vacinação iniciou. Quando assistimos jogos da Eurocopa, vemos estágios semilotados ou lotados, alguns onde as pessoas usam máscara, outros onde não se usa máscara – isto porque já há uma maioria ou todas as pessoas já estão vacinadas nesses países europeus em que se realizam as partidas. Em pouco tempo, também a população brasileira será vacinada e poderemos recomeçar.

Usando as palavras de Isaías, “nunca ninguém viu ou ouviu falar de outro Deus que faz coisas assim em favor dos que confiam Nele.” O vírus foi estudado, medicamentos foram usados e tiveram eficácia, medidas preventivas foram tomadas, o contágio que seria muito pior foi evitado por essas medidas preventivas e as vacinas foram fabricadas de forma mais rápida que vacinas anteriores.

As palavras de Isaías e a experiência da pandemia nos convidam a repensarmos nossas atitudes enquanto humanidade em relação a Deus, em relação aos nossos familiares, em relação a nossa vida social. O convite é nos aproximarmos de Deus para que o nosso recomeçar seja para uma vida melhor.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br