A Igreja em Tempos de Coronavírus



ID: 3207

Você é convidad@ de honra! - Mateus 22.1-14 - P. Gerson Acker - 15 de julho de 2021

Oração em tempo de coronavírus

15/07/2021

Saudação: Olá meu irmão! Olá minha irmã! Que a graça e a paz de Jesus Cristo esteja conosco. Amém!

Reflexão: Quando uma família prepara um casamento, ela se preocupa com quem convidar. Entre os Pomeranos, antigamente, tinha uma figura chave nesse processo o “Hortizbira”, traduzindo, o convidador. O convidador ia de casa em casa, adentrava na sala da família e dizia um texto memorizado, falando sobre o dia do casamento, o nome dos noivos. E depois de ficar, literalmente, girando dentro da sala da família falando, proclamando o convite (porque essa coisa de convite escrito, não existia), ele perguntava a família se aceitava participar do casamento. E se a Família dizia: “sim, nós vamos participar”, ele oferecia para a família um “traguinho” de cachaça. Obviamente, o chefe da família e às vezes também a mãe da família, tomavam o golinho dizendo: “sim, a gente vai para a festa”.

Fazer uma lista, escolher pessoas para fazer parte de uma festa (quem já se viu nessa situação, sabe o como isso é complicado). O próprio Jesus conta uma parábola no evangelho de Mateus, capítulo 22, versículo de 1 a 14. Ele conta dizendo que o Rei vai preparar a festa do casamento do seu filho e é um festão com direito a carne bovina, muita comida! Enfim, um festão! E ele pede que os empregados saiam para convidar pessoas e as pessoas convidadas, começam a dar desculpas do tipo: “ah! Eu tenho muito trabalho”, “ah, porque eu comprei um novo celeiro”. E o Rei fica muito chateado, por que ninguém vem para festa de casamento. E ele, então, manda os empregados voltarem às ruas e convidar todo mundo. “Quem quiser vir para essa festa, vem! Você é meu convidado, minha convidada de honra!”

O que Jesus quer dizer com essa parábola? Todas as pessoas são convidadas para a grande festa do Reino de Deus. A opção de dizer sim ou não é de cada pessoa.

Eu fico pensando, meu querido irmão, minha querida irmã, quantas desculpas nós inventamos para não viver numa vida coerente com a vontade de Deus. Quantas vezes Deus nos convida e a gente diz um categórico não e inventa desculpas mil para não participar do projeto do Reino de Deus aqui e agora.

Meu querido irmão, minha querida irmã, você é convidado, é convidada de honra, não recuse o convite que Deus faz para você todos os dias. Pense com carinho nisso!

Oração: Vamos Orar? Querido Deus, abra a nossa mente, os nossos ouvidos, os nossos corações, para recebermos o convite que nos fazes todos os dias. Que de nossos lábios, mentes e corações possam retumbar um categórico sim. Oh Deus, usa-nos como instrumentos de um mundo melhor. Por Cristo, nós oramos. Amém!

Benção: Que Deus mantenha a tua cabeça fria, o coração quente, as mãos abertas e os pés sem pressa e sem preguiça. Que assim te abençoe o Deus que é Pai, Mãe, Filho e Santo Espírito. Amém!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br