Dia da Reforma



ID: 2892

Mateus 10.26b-33 - Culto da Reforma - 31 de outubro de 2019

Caderno de Celebrações 2019 - Sínodo da Amazônia

31/10/2019

 

31/10/2019- Dia da Reforma
Pregação: Mateus 10.26b-33; Leituras: Is 45.19-25; Fp 2.12-13
Pastora Sinodal Vera Lucia Engelhardt – Sínodo da Amazônia

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
O Senhor disse a Paulo: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12.9). Bom dia a todos e todas! Benvindos e benvindas ao culto. Que poder é esse que se aperfeiçoa na fraqueza? É o poder do amor; é o poder da misericórdia. Deus diz a Paulo que o poder se aperfeiçoa na fraqueza e em todo tempo o que conta é que Deus é gracioso, amoroso, misericordioso e justo. Essa promessa de Deus é promessa dirigida a cada um, cada uma de nós neste culto do Dia da Reforma.
Acolhemos alegremente os visitantes entre nós. Que bom é termos vocês conosco neste culto. Peço que durante o primeiro hino as pessoas da comunidade possam dar as boas-vindas a quem nos visita indo cumprimenta-los.

CANTO DE ENTRADA
6 - LCI – Aqui você tem lugar

SAUDAÇÃO
Nos reunimos em nome de Deus, que nos fez; em nome de Jesus, que nos envia a anunciar o evangelho; em nome do Espírito Santo que nos liberta do medo e nos encoraja a falar da graça de Deus e a viver pela graça de Deus. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
26 - LCI – Reunidos aqui

CONFISSÃO DE PECADOS
Vamos agora confessar os pecados ao Senhor, nosso Deus. É nosso tempo oportuno de refletir e examinar a nossa vida à luz da Palavra de Deus e confessar os pecados que pesam na consciência. Cada um de nós faça esse exame de consciência e em arrependimento faça sua oração individual. (Tempo de oração individual). Ó Deus, perdoa o nosso pecado – ficamos de boca fechada e tememos falar os que acontece neste mundo que é contrário à tua vontade. Nem mesmo abrimos a boca para dizer uma boa palavra que vem de ti a quem está sofrendo, menos ainda nos empenhamos por ajudar as pessoas e socorre-las nas suas aflições. Senhor, tu nos envias e nos encoraja para que proclamemos tuas boas notícias. Perdoa-nos por nos esquecermos disso. Perdoa-nos pelas palavras malditas, que machucam e ferem nosso próximo; perdoa-nos o egoísmo e ganância, perdoa-nos quando deixamos a ganancia escurecer nossos olhos. Envia te Espírito Santo para auxiliar a mudarmos nossa mente e nossas ações más. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
“Deus tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados” (2 Pedro 3. 19). Deus perdoa a quem se arrepende. Assim vos anuncio o perdão de vossos pecados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Deus quer vida digna, vida de alegria, vida com paz e justiça para sua criação inteira. Mas nós sabemos que hoje não é assim nossa convivência humana. Há sofrimento em toda parte. Vamos clamar pela misericórdia de Deus, cantando: Pelas dores deste mundo, á Senhor.
56 – LCI – Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
“Nós vimos e anunciamos aos outros que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo” (1º João 4.14). Vamos dar glória a Deus que nos enviou seu filho amado para nossa salvação! Cantemos: Glória a Deus nas maiores alturas!

ORAÇÃO DO DIA
Querido Deus, graças te damos por estarmos reunidos em culto neste dia em que, como igreja luterana, relembramos a centralidade do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo em nosso viver diário. Concede a nós a clareza e o entendimento de tua Palavra que agora será proclamada. Que tua Palavra oriente nosso pensar e agir. Em nome de Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica - Isaías 45. 19-25

2ª Leitura Bíblica – Filipenses 2. 12-13

3ª Leitura Bíblica – Mateus 10. 26b-33

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - Hinário – Título do Hino

PREGAÇÃO - Mateus 10.26b-33

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês”. (2 Co 13.13)
Estimada comunidade reunida!
Não tenham medo! Falando de pardais e cabelos, Jesus fala de nosso valor para Deus!
Jesus está dizendo estas palavras, que fazem parte de seu segundo grande discurso registrado pelo evangelista Mateus, aos seus doze discípulos. Jesus lhes fala de sua missão – naquela ocasião Jesus os enviou para as cidades da região da Galileia.
Hoje ela é Palavra de Deus a nós – nós somos enviados ao mundo de hoje. E nossa tarefa é proclamar e pregar nos telhados das casas – para todos ouvirem – que o Reino dos Céus está próximo (Mt 10.7). E não precisamos ter medo de nenhuma situação que possa nos acontecer porque Deus sabe de nós, ele sabe até quantos cabelos temos e temos valor para Deus a ponto de ele ter enviado seu Filho Jesus Cristo para nos salvar.
Novamente, e por duas vezes, Jesus pede enfaticamente aos seus enviados/as: Não tenham medo.
Temos medo de quê?
Muitas situações nos amedrontam: quando estamos doentes; quando perdemos o emprego; quando a colheita não produziu e as contas vem; quando não sabemos como fazer para resolver as situações difíceis e inesperadas; talvez até mesmo nos cause medo quando temos trabalho escolar para apresentar; quando temos de falar em público.
O que te causa medo e que te faz até esquecer de respirar por um segundo? Talvez o futuro; talvez as situações mal resolvidas no passado; talvez o dia de hoje te causa medo pois não sabes o que te aguarda.
O que o medo causa em nós? Quando ficamos com medo ele costuma nos paralisar, deixa nossa mente obstruída e não conseguimos pensar com clareza. O medo causa tremor nas pernas, causa calafrios, as vezes suor, as vezes nossa respiração fica suspensa por alguns segundos, rimos, choramos, gritamos, atacamos, calamos, ficamos sem ação ou agimos por impulso – sem pensar.
Pensando de outra maneira o medo nos faz ser prudentes: antes de saltar sobre a vala profunda iremos lá ver e avaliar se nossas forças alcançam o salto até o outro lado ou se é mais prudente construir uma ponte sobre a vala para cruzá-la. Nesta sua fala com os discípulos Jesus recomenda que sejam prudentes como as serpentes (v.16). Avalia bem como resolver as situações que se apresentam a você.
Em nossa tarefa missionária não é para termos medo!
Quem nos amedronta, então, quando anunciamos o “santíssimo evangelho da glória e da graça de Deus” (tese 62 de Martim Lutero)? Quais são os poderes que matam o corpo hoje? A sedução do poder e do dinheiro matam hoje. Causa-me revolta, quando realizo visitas a pessoas doentes hospitalizadas em hospitais precários, com pessoas doentes espalhadas por corredores, em cadeiras, pois não há leitos. Observo as pessoas profissionais na área da saúde procurando fazer o que dá com a escassez de recursos e a falta de espaços adequados, também estes estão cansados e esgotados. Me causa revolta este fato diante das inúmeras denúncias de desvios de verbas públicas. A ganancia por riquezas mata, mata pessoas, mata nossos semelhantes. Não precisamos ter medo destes: podem até matar quem os denuncia; mas não eliminam sua desonestidade, sua mesquinhez e estupidez. A sedução do poder e do dinheiro fazem as pessoas se esquecerem da justiça e da paz, do amor, do cuidado e da misericórdia. Coragem é preciso para anunciar o evangelho – que o reino do céu está próximo – e que no reinado de Deus, onde Deus governa, não há espaço para cobiça, para desonestidade, para violentar a pessoa criada e amada por Deus – tão amada a ponto de Deus saber quantos cabelos ela tem. Tanto valor assim Deus tem pelos seus amados, suas amadas.
Jesus diz que aqueles a quem ele envia valem mais, muito mais do que pardais. Pardais eram pássaros muito comuns e abundantes na terra de Jesus, por isso não eram caros de se comprar, valiam bem pouco valor monetário. Nenhum deles cai sem que Deus consinta nisso. Até mesmo simples passarinhos são de Deus. E o Senhor que se preocupa até mesmo com os pardais preocupa-se ainda mais com seus enviados. É por isso que não precisamos temer: somos filhos e filhas de Deus, valemos mais que passarinhos, temos valor para Deus. Se nenhum pardal cai sem o conhecimento de Deus – muito maior é o cuidado de Deus pelos seus!
Não existe nada a temer além do próprio Deus – é isso que Jesus afirma ao dizer: “temam aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (v.28). Nosso temor é a Deus. Recordemos a explicação do reformador Martin Lutero ao primeiro mandamento – “Devemos temer e amar a Deus e confiar nele acima de tudo”. Ao temermos ao Senhor todas as outras situações que nos amedrontam ficam reduzidas – pois confessamos e confiamos que somos de Deus e dizemos isso e Jesus nos defende, ele confessa diante de Deus que somos seus mensageiros e suas mensageiras.
Sem temor, sem medo, somos enviados por Jesus para dizer na clara luz e proclamar sobre os telhados o evangelho do reino – Deus nos aceita, nos ama misericordiosamente em Cristo. Nossa tarefa é repetir e proclamar o evangelho de Jesus.
Como você faz isso? Como sua comunidade se desincumbe desta missão que Jesus lhe dá? Fale, sem medo, que Deus nos quer salvar; fale sem medo que Deus deseja vida com dignidade e paz a todas as suas criaturas. Fale sempre do amor de Deus; fale da graça de Deus; fale com palavras e ações!
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. (Fp 4.7)

HINO
481 - LCI – Deus é Castelo Forte

CONFISSÃO DE FÉ
Com a certeza de que temos valor para Deus – que valemos mais do que pardais e de que Deus sabe de nós – pois até mesmo os cabelos estão contados, os convido a confessarmos nossa fé, sem medo, ao contrário, com toda a confiança, com as palavras do credo apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
588 - LCI – Quem quer cantar do amor


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Senhor, nosso Deus te agradecemos por tua proteção e cuidado por cada um, cada uma de nós desde nascermos até o dia de hoje. Te agradecemos pela tua Palavra hoje proclamada. Te agradecemos pela família, pelo trabalho do qual nos vem pão na mesa, pela comunidade onde participamos. Graças Senhor por tuas maravilhosas bênçãos. Pedimos-te Senhor: nos encoraja, nos ajuda a nada temer além de ti. Que falemos de teu amor, de tua graça imerecida por nós, que nossas ações demonstrem e anunciem ao mundo que cremos em Ti. Cuida, Senhor, das pessoas que enfermas, das pessoas que estão sofrendo, que estão diante de decisões difíceis. Confiamos tudo em tuas mãos e oramos juntos e juntas como aprendemos de nosso Senhor Jesus Cristo:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém.

ENVIO
Deus nos fortalece e consola – somos dele, ele nos envia agora a que sem temor proclamemos em alta voz o seu amor e a sua misericórdia. Por isso vamos para esta nova semana na confiança que estamos nas mãos de Deus e vamos testemunhar isso a quem não sabe como é bom estar nas mãos de Deus. Amém.

CANTO FINAL
567 - LCI – Canção do Cuidado
 


Autor(a): Pa. Vera Lucia Engelhardt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Dia da Reforma
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 52148

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
REDE DE RECURSOS
+
Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br