Dia da Reforma



ID: 2892

Is 45.19-25 - Dia da Reforma - 31.10.2016

Caderno de Cultos 2016

31/10/2016

31/10/2016- Dia da Reforma
Pregação: Is 45.19-25; Leituras: Mt 10. 26b-33; Fp2.12-13
Pa. Vera Lucia Engelhardt – Cuiabá - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” (Salmo 46.1) Bom dia a todos e todas! Nos refugiamos hoje em Deus, ele nos chama com palavras incisivas, só ele nos salva, só ele nos socorre. Abrigados em seu amor e em seu cuidado temos o necessário para enfrentar tribulações e sofrimentos. Sejam bem vindos e bem vindas ao Culto da Reforma! Com alegria acolhemos quem nos visita hoje.

CANTO DE ENTRADA
456 – HPD – Deus é meu amparo

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Nos reunimos em nome e na presença de Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
124 - HPD – Deus está presente

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
A palavra de Deus nos motiva: “Arrependam-se e voltem para Deus, a fim de que ele perdoe os pecados de vocês. E também para que tempos de nova força espiritual venham do Senhor”. (Atos 33.19-20). Em arrependimento e oração confessemos a Deus nosso pecado: Querido Deus, unidos pela fé em ti, fazemos parte de tua família e somos irmãos e irmãs. Em tua presença reconhecemos humildemente que falhamos em viver como teus filhos e filhas, como irmãos e irmãs. Perdoa-nos, Senhor, quando não queremos ouvir tua voz. Perdoa-nos por não nos importarmos com as injustiças que acontecem diante de nossos olhos. Perdoa-nos por não nos envolvermos e buscarmos dignidade de vida para todas as pessoas, especialmente as mais carentes e necessitadas. Perdoa-nos, Senhor, quando deixamos nos seduzir por falsas promessas e falsas crenças, que nos afastam de ti e nos enganam. Deus amado, estamos arrependidos de nossos erros e suplicamos teu perdão. Envia sobre nós teu Santo Espirito para nos fortalecer na fé e nos guiar pelos teus caminhos. Amém.


ANÚNCIO DO PERDÃO
“Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo” (2º Coríntios 5.17). Somos novas pessoas pelo perdão que Deus nos concede. Vivamos nova vida, buscando o bem e não o mal, escutando a Deus e a Ele nos voltando e agraciados pelo amor Deus tem por cada um de seus filhos e de suas filhas. Amém

KYRIE
Roguemos pela compaixão e misericórdia de Deus em favor das pessoas que estão sofrendo cantando: Senhor, oramos agora 427 HPD

GLÓRIA IN EXCELSIS
O salmista chama ao louvor a Deus dizendo: “Anjos, louvem a Deus, o Senhor; louvem a sua glória e o seu poder. Anunciem a glória de Deus; curvem-se diante do Senhor, o Santo Deus, quando ele aparecer.” (Sl 29. 1-2). Louvemos a gloria de Deus cantando: Glorificado seja teu nome! (HPD 253)


ORAÇÃO DO DIA
Amado Pai do Céu, fala conosco através de tua palavra. Tira de nós tudo que nos impede de ouvir e compreender tua voz amorosa. Dá-nos a concentração necessária, aquieta-nos e abre nossos ouvidos a tua Palavra, Senhor. Orienta-nos e ensina-nos a vivermos como tua comunidade, como teu povo. Por Cristo Jesus, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém.


LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 45.19-25

2ª Leitura Bíblica: Filipenses 2. 12-13

3ª Leitura Bíblica: Mateus 10. 26b-33

Aclamação do Evangelho: O Senhor disse a Paulo: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza”. (2 Coríntios 12.9) Aleluia!

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
113 - HPD – Ó querido e bom Jesus

PREGAÇÃO: Is 45. 19 – 25 - Exclusividade de Deus
“Que a graça, a misericórdia e amor de Deus estejam entre nós em verdade e em amor”.
Estimada comunidade!
Em que nós nos fixamos os olhos nos dias de hoje?
Em quê ou em quem confiamos?
Para onde vamos?
Somos um povo a caminho. Por vezes parece que não sabemos para onde vamos ou onde queremos chegar. Somos mantidos e acompanhamos uma marcha em um caminho e quase poderíamos dizer, induzidos pelo mundo, pela realidade e sociedade que nos cerca. Uma avalanche de crendices assola o mundo, além de um grande mercado religioso, muitas opções a seguir e buscar, nos agarrar. Somos pressionados por todos os lados. É só checar os meios de comunicação e avaliarmos os espaços a estes concedidos, como verdade absoluta. E nesta avalanche de ofertas de possibilidades para orientar a vida muitas vezes surge a confusão e por vezes esquecemos aquele que é por nós, que está conosco em todos os momentos da vida, que é o único e verdadeiro Deus.
O profeta Isaias não tinha uma tarefa fácil. Recebera a incumbência de levar a palavra de Deus a um povo que estava no cativeiro Babilônico e tinha se afastado, tinha desviado do caminho, deixado de ouvir a palavra de Deus. O povo, inclusive, já havia rejeitado a Palavra do Senhor, que fala a verdade e proclama o que é direito, não havia escutado outros profetas antes de Isaias. Havia se esquecido do primeiro mandamento “Eu sou o Senhor seu Deus...não adore outros deuses, somente a mim” (Êxodo 20). Com isso o princípio da exclusividade de Deus havia sido desprezado e deixado de lado. Haviam se desviado do caminho de Deus. E fixaram os olhos em outras coisas e por isso estavam perdidos sem saber onde ir e o que fazer. Então o profeta anuncia que Deus está chamando o seu povo para uma conversa séria, porque seu povo havia se esquecido da soberania de Deus.
Este povo, diante das dificuldades e adversidades que vivia em terra estranha, é desafiado “voltem para mim, e eu os salvarei, pois eu sou Deus, e não há nenhum outro”. (v.22). O profeta fala ao povo, destaca a exclusividade de Deus, que Ele é o único Senhor, que é o único que pode ajuda-los e tirá-los da situação de exilio. Outros deuses não tem força nem capacidade de salvar, não passam de uma farsa. Não há outro Deus justo e salvador além do Senhor (v. 21).
Deus faz o convite ao seu povo, para que se voltem a Ele e assim sejam salvos. Voltar-se para Deus, significa permitir que ele nos veja assim como somos, entregar-se a Ele, confiar nEle como único Senhor. Reafirmar a fé naquele Deus que acompanha o seu povo em toda a história. Aquele que criou o céu e a terra para nossa moradia, preocupou-se com os moradores para que tivessem todo o necessário para a vida, preocupou-se para que pudessem cultivar a bela terra para tirar seu sustento... este mantém-nos sob seu domínio, por amor a nós. É experimentar a graça de Deus.
É um caminho onde acontece encontro de olhares: Deus se volta ao seu povo, o abençoa, o salva e o povo pode viver na presença de Deus. O povo se volta para Deus, buscando viver na presença de Deus, em seu amor gracioso.
É não fixar o olhar em falsos deuses, o que é uma tentação hoje, porque o Senhor é o único Salvador. Ele é fiel, ele não muda, a sua palavra não volta atrás.
É deixar Deus agir em nossa vida. Nossa vida, nos dias de hoje, não é diferente daqueles exilados aos quais Deus se dirigiu através do profeta. Muitas vezes achamos que podemos trilhar os nossos caminhos, nem sempre queremos seguir sua voz, ou a ouvimos apenas quando nos é cômodo. Quando a palavra da verdade e do direito nos desinstala de nosso lugar, ai preferimos fechar os ouvidos. Aí cabe-nos perguntar: a quem estamos seguindo, ao que estamos nos apegando, ao que nossos olhos, coração e passos estão presos, a quem estamos servindo?
Quando estamos doentes e vamos ao médico, precisamos contar verdadeiramente todos os sintomas, para que assim ele possa nos medicar corretamente. Estamos nós buscando e confiando verdadeiramente em Deus? Ou somos como os israelitas? Sempre que aparecem outras coisas a frente as seguimos?
É Deus quem libertará o seu povo do exilio e os trará de volta para casa. Nenhum outro falso Deus fara isso. Deus libertou o seu povo da escravidão no Egito e também no exilio babilônico, é o Deus criador e salvador que libertará seu povo, os trará novamente à terra prometida.
Para nós é uma tomada de consciência de que nada ou ninguém nos salva e liberta além do Senhor, que o faz através de Cristo. É tomar consciência de que o caminho escolhido não é o correto e voltar para Deus, desobstruir os ouvidos e ouvir quem nos chama de volta.
É Deus quem nos salva, só ele é o Senhor. Ele não volta atrás em sua Palavra. Em Cristo ele nos oferece salvação. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A Ele nos confiamos, a Ele anunciamos. Como discípulos e discípulas devemos confessar o nome de Cristo diante das pessoas. Esta é nossa missão.
Que Deus, nosso único Senhor e Salvador, nos conceda entendimento, perseverança e paz! Amém.

HINO
97 - HPD – Deus é castelo forte e bom

CONFISSÃO DE FÉ
Em união com cristãos e cristãs de todo o mundo, em alta e clara voz, vamos confessar e anunciar em quem nós cremos e confiamos, o verdadeiro e único Deus. O fazemos com as palavra do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
130 - HPD – Senhor, tu nos chamaste


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Senhor que falas conosco e caminha conosco, agradecemos por tua bondade e teu amor, teu cuidado com a vida, tua Palavra que pudemos nesta manhã ouvir e com ela nos animar mutuamente e nos deixar desafiar por ti para crermos unicamente em ti, nosso querido e bondoso Deus. Agradecemos pela vida em família e em comunidade. Querido Deus, pedimos-te por todas as pessoas que estão vivendo dias de angustia, de sofrimento com doenças, que estão enlutadas, que estão por demais preocupadas com o futuro. Concede teu cuidado amoroso e protetor a todos e todas que te procuram em oração. Orienta e dá sabedoria e senso de justiça e honestidade para os governantes de nosso município, nosso estado, nosso país e todas as partes do mundo. Fortalece-nos e nos dê a firmeza e a perseverança na fé em ti. Cuida e orienta toda a tua igreja no mundo, também a nossa IECLB. Por Cristo Jesus, Amém.

1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Como gesto de humildade diante de Deus, levantemos nossas mãos abertas ao alto e acolhamos assim a bênção de Deus, que nos acompanha na vida diária até nosso encontro novamente aqui na comunidade, em culto.
Deus te abençoe, te proteja e te guarde.
Deus esteja contigo hoje e para todo o sempre. Amém.

ENVIO
Vamos, vamos na paz que Deus nos concede, vamos crentes no único e verdadeiro Deus que é refúgio em todo o tempo. Amém.

CANTO FINAL
393 - HPD – Para os montes olharei


Autor(a): Vera Lucia Engelhardt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Dia da Reforma
Natureza do Domingo: Dia da Reforma

Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 45 / Versículo Inicial: 19 / Versículo Final: 25
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 38289

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br