Dia da Reforma



ID: 2892

Viver a liberdade por meio da Fé

503 anos da Reforma Luterana

29/10/2020

 

Viver a liberdade por meio da Fé

Saúdo a todos com as palavras bíblicas de Gálatas 5.1:“Para liberdade foi que Cristo nos libertou”. Neste ano de 2020 celebramos, com muito orgulho, os 503 anos da Reforma Luterana. A palavra bíblica de Gálatas 5.1 nos mostra que foi para liberdade que Cristo nos libertou, ou seja, viver a fé no Cristo ressurreto nos move para além dos muros do individualismo. Somos desafiados a levar a Palavra de Deus ao coração e na vida das pessoas.

Em um mundo com tantas crenças e informações distorcidas, precisamos estar em constante reforma, como dizia muito bem nosso reformador Martinho Lutero. Como corpo de ministros e ministras da IECLB observamos, de forma criativa, o empenho de muitas pessoas para que o bom trabalho chegasse aos nossos lares. Neste ano vivenciamos muitas e significativas mudanças e foi preciso nos reinventar de forma criativa, vivenciando o sacerdócio geral.

A liberdade que Cristo nos traz vem por meio da sua ressurreição. Somos livres, por meio da fé, em Jesus Cristo, mas ao mesmo tempo somos servos por meio do amor. Essa liberdade não nos permite ficar parados diante das situações de preconceito e desigualdade social. Somos chamados e capacitados por meio do Batismo a ser sal e luz onde nós estivermos. Nossa missão é promover a paz e a vida digna em meio às pessoas. Como igreja oriunda da Reforma nós temos uma grandiosa missão, de ser igreja em constante reforma, procurando adaptar-se às transformações do mundo. Vivenciamos de diversas maneiras um jeito híbrido de celebrar e promover a comunhão e a paz de Cristo.

Agora nós somos desafiados a planejar e a olhar para o futuro de nossa igreja com coragem e fé. Sabemos que muitos desafios ainda estão por vir, em termos financeiros e também em uma momentânea crise de fé, necessitamos estar atentos para todas essas mudanças e estar firmados na nossa sólida base confessional. Esta está fundamentada nos quatro pilares da Reforma Luterana que são: somente Cristo, somente a Fé, somente a Escritura, e somente a Graça. Através desses pilares, estaremos firmes em uma ponte segura, que nos remete ao Evangelho. Queremos ter nesta ponte um alicerce firme, no qual verdadeiramente podemos confiar. Este guia, por sua vez, é Cristo Jesus, o qual nos conduz diariamente e nos aponta o caminho a seguir.

Os quatro pilares da Reforma também nos remetem à liberdade para qual Cristo nos libertou, pois vivemos rodeados da graça e do amor de Deus constantemente. Como discípulos e discípulas de Cristo Jesus nesta grandiosa seara, vivenciamos a dádiva do Batismo a cada novo dia, semeando paz e esperança, através dos meios de comunicação ou de maneira presencial.

Façamos cada qual a sua parte, sem esperar por grandes recompensas, mas confiantes de que o verdadeiro galardão vem de Jesus Cristo. Vamos olhar com mais amor para as pessoas à nossa volta, com maior comprometimento para causa do Evangelho. Reflitamos sobre a dádiva de sermos membros da nossa IECLB, de estarmos engajados no trabalho em nossas Comunidades, Paróquias e Sínodo.

Busquemos constantemente pela verdadeira liberdade, que vem por meio da fé, conscientes de que precisamos estar em constante transformação e consequentemente formação. Que a paz de Cristo nos conceda bom ânimo para viver o novo, firmes através do Evangelho em Cristo Jesus, lembrando sempre que somos igreja em constante reforma! Um feliz e abençoado tempo da Reforma!

Pastora Sinodal Mônica Barden Dahlke
 


Autor(a): Pastora Sinodal Mônica Barden Dahlke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Dia da Reforma
Testamento: Novo / Livro: Gálatas / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 59651

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br