Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

A fraternidade dos apóstolos

Comentário para o quinto dia - 12/5

12/05/2016

 

As reflexões deste dia foram preparadas pelo Centro da Juventude católica da Arquidiocese de Riga, e resultam da sua experiência de preparação do

 

Caminho da Cruz ecumênica – um evento ecumênico anual de grande importância na Letônia. Esta experiência convida a refletir aquilo que significa a Paixão e a Ressurreição no contexto letão, e os altos feitos que os cristãos batizados são chamados a proclamar.

 

Textos bíblicos:

Is 56,6-8 Pois minha Casa será chamada: “Casa de oração para todos os povos”.
Sl 24 Quem subirá a montanha do Senhor?
At 2,37-42 Eles eram assíduos aos ensinamentos dos apóstolos e à comunhão fraterna, à fração do pão e as orações.
Jo 13,34-35 Eu vos dou um mandamento novo: amai-vos uns aos outros.

Comentários:

A fraternidade vivida entre os responsáveis cristãos é a expressão visível da vida ecumênica letã. Estes responsáveis se reúnem regularmente em Gaizins, a mais alta colina letã, assim como em outros lugares, para 40 horas de oração e de vida fraterna simples, durante as quais eles partilham as refeições. Durante toda a duração destes encontros, os fiéis os sustentam pela oração e intercessão permanentes. Estes encontros regeneram os responsáveis na sua colaboração em Cristo. É esta experiência do fundador da Casa letã de oração para todos os povos que inspirou esta reflexão.

O mandamento de Jesus de nos amarmos uns aos outros não é uma teoria. Nossa comunhão de amor uns pelos outros se concretiza quando nos reunimos intencionalmente como discípulos de Cristo para partilhar a vida fraterna e a oração no poder do Espírito. Mais os cristãos, e particularmente os seus responsáveis, caminham juntos humildemente e pacientemente ao encontro de Cristo, mais os preconceitos desaparecem, mais descobrimos o Cristo uns nos outros, e mais nos tornamos autênticas testemunhas do Reino de Deus.

O ecumenismo pode às vezes aparecer como sendo muito complicado. No entanto, a vida fraterna alegre, a partilha de uma refeição, a oração e o louvor comum fazem parte da simplicidade apostólica. É através deles que obedecemos ao mandamento de nos amar uns aos outros, e de proclamar o nosso Amém à oração do Cristo pela a unidade.
 


Autor(a): Equipe Ecumênica SOUC - Caçador
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Ecumene / Organismo: Semana de Oração pela Unidade Cristã - SOUC
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 56 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 37857

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br